Capítulo 91
Ji Wei usou quase dois quilos de carne de porco para fazer uma tigela grande de fios de carne de porco. Para o almoço, além de miúdos de porco cozidos lentamente por uma hora, ele simplesmente comeu mingau branco com fios de carne de porco.
Ter carne de porco assada no almoço já seria um banquete, mas quando os trabalhadores ouviram falar em ‘fio de porco’, correram com suas tigelas nas mãos, ansiosos para entrar na fila. Eles não faziam ideia do que era ‘fio de porco’, mas saber que era feito de carne já era o suficiente.
Eles se enfileiraram no pátio, uma mão segurando uma tigela, a outra batendo nela impacientemente enquanto esperavam.
“O que é essa coisa amarela?” O homem na frente da fila observou Ji Wei adicionar um punhado de material amarelo desfiado às tigelas de mingau, com uma expressão confusa no rosto.
“Isto é fio de carne de porco.” Disse Ji Wei, dispensando-o com um gesto de mão e rapidamente passando a atender o próximo funcionário.
“Nunca vi isso antes, mas tem um cheiro muito bom.”
O trabalhador que recebeu sua comida encontrou um lugar à sombra para se sentar.
Cada tigela continha um pedaço de pé de porco, algumas tiras de orelha de porco e uma porção de carne de porco desfiada. A porção não era grande, mas para esses trabalhadores, que raramente tinham a oportunidade de comer carne, era um luxo raro poder comer carne todos os dias.
Eles lançaram um olhar de gratidão para as costas ocupadas de Ji Wei antes de começarem a comer com avidez.
O pé de porco braseado havia sido cozido em fogo brando por mais de uma hora, e seu sabor rico e temperado era equilibrado por um toque de doçura do açúcar mascavo. A carne do pé de porco estava firme e macia, e até os ossos haviam sido braseados até atingirem uma cor marrom escura. As orelhas de porco, com seus tendões brancos e mastigáveis, ofereciam uma textura que eles nunca haviam experimentado antes.
Raramente alguém tinha condições de comprar cortes tão nobres como orelhas de porco na rua. Além disso, o sabor único desse prato cozido lentamente o diferenciava dos ossos cozidos comuns; o molho levemente adocicado era especialmente apetitoso.
“Eu adoraria mais um pedaço de pé de porco.” Disse o homem magro, com o rosto cheio de satisfação. Ele fechou os olhos, saboreando a última mordida do pé de porco, relutante em engolir.
O homem ao lado dele cutucou seu ombro com o cotovelo, dizendo animadamente: “Lao Quan! Experimente isto!”
Chamado Lao Quan, o homem foi pego de surpresa pelo empurrão e engoliu a carne que estava segurando, engasgando um pouco. Ele tossiu, o rosto ficando vermelho, e depois de um tempo, finalmente recuperou o fôlego. Ele lançou um olhar furioso para o parceiro: “O que você está fazendo?” Você quase me estrangulou!
“Desculpe, não foi minha intenção.” Desculpou-se seu parceiro, com um sorriso sem graça.
“Se você fez isso de propósito, eu perdoaria você?” Lao Quan olhou de relance para o fio de carne de porco que seu parceiro estava elogiando, curioso. Ele pegou alguns fios finos de carne de porco desfiada com os hashis, franzindo a testa com desconfiança. “Isso é carne de porco? Carne de porco geralmente vem em pedaços, mas isso é tão fino – será que tem gosto de carne? Que desperdício!”
“Se você comer, não vai mais dizer isso!” Provocou seu parceiro. Lao Quan experimentou alguns fios com certo ceticismo.
O fio de carne de porco recém-preparado estava crocante e macio. Mesmo apenas alguns fios continham o sabor intenso da carne de porco que havia sido refogada e cozida lentamente, deixando claro que era carne de porco pura, sem nenhum aditivo.
Incapaz de resistir, Lao Quan pegou uma grande porção de carne de porco desfiada misturada com mingau, mastigando enquanto comia.
O sabor salgado e saboroso da carne de porco desfiada foi suavizado pelo mingau de arroz, e ao engolir, a doçura do arroz e o salgado da carne de porco desfiada se misturaram, fazendo sua boca salivar.
Os olhos de Lao Quan brilharam e ele exclamou: “Este fio de carne de porco é algo extraordinário! Nunca vi nem ouvi falar de nada parecido. Fico imaginando como Ji Wei teve essa ideia! É incrível…”
“Certo? Há apenas alguns meses, ele era só um delinquente de rua, mas agora tem uma loja na Rua Norte. O negócio dele está indo tão bem que as pessoas nem conseguem comprar nada, mesmo que queiram.”
“Quem me dera pudéssemos comer essa carne de porco desfiada todos os dias.”
“Comerciante, essa coisa que você chama de fio de carne de porco é deliciosa! Quando podemos comer de novo?” Obviamente, não foi apenas Lao Quan que pensou isso; muitas pessoas presentes tiveram o mesmo pensamento, mas apenas um homem honesto e simples gritou isso.
Todos olhavam ansiosamente para Ji Wei, mas ele apenas lançou um olhar para a tigela quase vazia de carne de porco desfiada, juntou-a em uma pilha e suspirou.
“Fazer fio de carne de porco é um pouco trabalhoso. Comer isso todos os dias pode ser difícil. A menos que-”
Uma ideia surgiu na mente de Ji Wei. Não seria impossível comer carne de porco desfiada todos os dias se ele conseguisse incorporar isso à rotina de trabalho diária.
Além de ser usado como acompanhamento para arroz, o fio de carne de porco também tem muitas aplicações em sobremesas ao estilo ocidental.
A carne de porco não era barata, e os trabalhadores raramente tinham a oportunidade de comê-la. Mas se pudessem usar a carne de porco desfiada para fazer doces, isso lhes permitiria saborear a carne sem comprometer o custo. Ji Wei acreditava que os trabalhadores estariam dispostos a pagar por isso, apenas para satisfazer seus desejos.
Após terminar uma grande tigela de mingau com carne de porco desfiada, Ji Wei Não descansou um instante. Imediatamente se pôs a trabalhar.
Ele misturou açúcar e ovos, depois adicionou gradualmente o óleo cozido e, por fim, misturou com vinagre e creme de leite para fazer um molho espesso para salada.
O molho para salada era amplamente utilizado no preparo de sanduíches, oferecendo uma textura translúcida com um sabor agridoce muito apetitoso.
Ji Wei usou uma forma redonda para cortar as bordas de um bolo, espalhou molho para salada no centro e uniu duas camadas redondas de bolo com o molho. Em seguida, mergulhou a camada externa na carne de porco desfiada, enrolando-a até que estivesse completamente coberta.
Os mini bolinhos de carne de porco desfiada, agora envoltos em carne de porco desfiada, estavam macios e deliciosos por dentro, com o sabor salgado e saboroso da carne de porco. O molho para salada adicionou um toque agridoce, umedecendo a carne de porco desfiada e suavizando sua textura mais áspera.
Como a ideia de fazer esses mini bolos de carne de porco desfiada surgiu de repente, Ji Wei não tinha muita carne de porco desfiada sobrando e usou restos de bolo como base. No final, ele fez apenas sete mini bolos de carne de porco desfiada.
Ji Wei provou um dos bolos de carne desfiada e o sabor familiar o animou. Ele empacotou os seis restantes em uma caixa para viagem e, depois de vender todos os produtos da loja, voltou para casa, para a Família Ji, no Beco Oeste.
Antes de voltar para casa, porém, ele fez um desvio até a Família Zhang, com a intenção de deixar o Velho Mestre Zhang experimentar seus recém-preparados pastéis de carne desfiada.
Embora tivesse assinado um contrato com a Família Zhang, formalizando a cooperação comercial, Ji Wei parou de entregar doces à Família Zhang com tanta frequência. Agora que eram sócios, tudo o que Ji Wei produzia em sua loja era enviado imediatamente à Família Zhang. Se o Velho Mestre Zhang ou Zhang Xiucai desejassem algo, bastava que um funcionário entregasse; não havia mais necessidade de Ji Wei fazer a viagem pessoalmente.
Mas esses pastéis de carne desfiada não eram algo que a loja fazia regularmente, e se Ji Wei os quisesse incluir como um item permanente no cardápio, ele precisava primeiro da opinião do Velho Mestre Zhang.
O momento escolhido por Ji Wei foi perfeito. A Família Zhang tinha acabado de jantar e, ao saber da presença de Ji Wei, o Velho Mestre Zhang acenou com a mão e pediu a Zhang Quan que o levasse para dentro.
Assim que Zhang Xiucai viu a caixa de comida para viagem na mão de Ji Wei, seu rosto se iluminou. Seus olhos se fixaram na caixa enquanto ele dizia: “Que delícia o Jovem Mestre Ji trouxe hoje? Deixe-me adivinhar, esta caixa é plana e comprida, então não pode ser um bolo. Já que você veio especialmente para entregar, não são biscoitos nem croissants, será que é um novo doce?”
Ji Wei sorriu e assentiu. “Exatamente, Zhang Xiucai tem um olhar perspicaz.”
Ele se moveu para o espaço entre o Velho Mestre Zhang e Zhang Xiucai, colocou a caixa sobre a mesa, removeu a tampa e revelou os folhados de carne desfiada, dourados e perfumados. A aparência delicada e encantadora cativou instantaneamente todos à mesa.
“O que é isto?” Até mesmo o Velho Mestre Zhang demonstrou curiosidade.
“Por favor, experimente primeiro, e eu explico depois.” Disse Ji Wei.
A primeira esposa do Velho Mestre Zhang, que havia falecido muitos anos antes, deixou apenas uma concubina que estivera com ele por muito tempo. Como não havia mais uma senhora da casa, essa concubina ascendeu a um status mais elevado.
Até mesmo o antigo mordomo, Zhang Quan, a tratava com respeito, e ela agora podia se sentar à mesa de jantar com o pai e o filho da Família Zhang.
Quando Ji Wei colocou a marmita à sua frente, Madame Chen hesitou por um instante. Seu olhar se voltou para o Velho Mestre Zhang e, ao vê-lo sorrir, soube que ele estava de bom humor. Ela o agradeceu silenciosamente, pegou um pedaço da massa com carne desfiada, cobriu a boca com a mão e deu uma pequena mordida.
“Isto…” O Velho Mestre Zhang arregalou ligeiramente os olhos, com o rosto pensativo.
“Consigo sentir o gosto da carne!” Exclamou Zhang Mingyuan, entusiasmado. Ele partiu a massa ao meio e viu o molho de salada, leitoso e translúcido, lá dentro. Mergulhou um pouco com os hashis e, ao prová-lo, exclamou: “Procurei carne, mas não encontrei, e agora sinto o gosto! Será que esse fio amarelo é feito de carne?”
“Exatamente.” Respondeu Ji Wei com um sorriso tranquilo, segurando um dos pastéis na mão. “Este se chama pastel de carne desfiada. Os fios amarelos ao redor são feitos de carne desfiada, produzida a partir de cortes magros de carne de porco, como lombo e peito. Usa-se uma pequena quantidade de carne de porco, mas ainda assim permite que as pessoas apreciem o sabor da carne. Para quem raramente come carne, é uma ótima maneira de satisfazer a vontade. O que você acha?”
O Velho Mestre Zhang não disse nada. Mastigou a massa enquanto examinava seus ingredientes, franzindo a testa enquanto refletia sobre o assunto. Depois de um tempo, teve que admitir que o argumento de Ji Wei fazia sentido. O custo de produção da carne desfiada era mais alto, mas ele não tinha certeza sobre o custo da matéria- prima ou o preço final. Se fosse muito caro, as pessoas comuns talvez não estivessem dispostas a pagar.
Ji Wei sorriu imediatamente. “Uma porção de carne de porco é suficiente para fazer de dois a três pastéis de carne desfiada. Se calcularmos o preço da carne de porco a 20 moedas por quilo, isso dá 4 moedas por porção. Se fizermos três pastéis, cada um custará menos de 2 moedas. Se vendermos por 4 moedas, o lucro será o dobro do custo.”
Ele falou com astúcia e clareza, e os olhos do Velho Mestre Zhang brilharam assim que o ouviu. “Nada mal, isso pode funcionar.”
Ji Wei ficou aliviado e continuou: “Os bolos da lua são tradicionalmente consumidos durante o Festival do Meio Outono, mas o festival já passou há mais de um mês. Não seria apropriado continuar vendendo agora. Minha sugestão é retirar os bolos da lua do cardápio e os substituir por esses pastéis de carne desfiada. O que você acha?”
“Você acha que eles podem substituir os bolos da lua?” O Velho Mestre Zhang hesitou.
Afinal, os bolos da lua estavam vendendo muito bem e havia muitos clientes. O mercado já estava estabelecido, enquanto o folhado de carne desfiada ainda não havia sido testado.
“Vai levar algum tempo, mas acredito que com a minha influência atual, não vai demorar muito.” Disse Ji Wei com confiança, colocando as mãos sobre a mesa.
Faz sentido. Hoje em dia, quem em Changliu não conhecia Ji Wei e Wei Jue? Mesmo fora de Changliu, o negócio de Zhang, que vendia biscoitos, croissants e bolos da lua de massa de neve, tinha se tornado incrivelmente popular, e todos corriam para comprar.
Se eles conseguissem lançar um novo produto antes que as vendas de bolos da lua começassem a diminuir, poderiam dominar o mercado, o que seria bom tanto para Ji Wei quanto para a Família Zhang.
Além disso, os bolos da lua estão facilmente disponíveis em outras épocas do ano, então ninguém os compra durante o Festival do Meio Outono.
Ji Wei compreendeu essa lógica e, após uma breve pausa, o Velho Mestre Zhang também captou a ideia.
Aproveitando-se da presença de Ji Wei, o Velho Mestre Zhang então trouxe à tona a questão da Família Chen na cidade de Daxi.
“Você conhece a Família Chen, da cidade de Daxi? Eles fazem doces há três gerações e agora têm quatro confeitarias lá. Além da cidade de Changliu, eles têm pelo menos uma loja em quase todas as outras cidades. A Família Zhang, que vende principalmente arroz, simplesmente não consegue competir com eles no ramo de doces.”
O olhar do Velho Mestre Zhang subitamente se tornou penetrante. “Eles até baixaram os preços para competir conosco e conquistaram muitos clientes. Se permitirmos que continuem crescendo assim, isso poderá ser prejudicial ao futuro da Pastelaria Zhang.”
Capítulo 91
Fonts
Text size
Background
Transmigrated into Ancient Times to Sell Desserts
Traduzido por TashaTrad
Língua Original:...