Capítulo 04
O carro parou na entrada da Mansão Yue quando o ponteiro do relógio de bolso apontou exatamente para meia-noite.
O motorista se aproximou e abriu a porta.
De repente, sua bochecha direita ficou um pouco fria. Yue Dingtang estendeu a mão e limpou. Era água de neve.
Sob a luz dos faróis do carro, os pequenos flocos de neve eram claramente visíveis, e ocasionalmente soprava um pouco de vento, jogando os flocos de neve em seu pescoço. Inconscientemente, o motorista se encolheu e murmurou: “Como ainda pode estar nevando?”
Mas quando ele entrou no portão, sentiu-se quente.
O ar quente veio em sua direção, misturado a um leve aroma. A mudança repentina de frio para quente fez seu nariz coçar e o motorista não conseguiu evitar um espirro.
“Xiao di!” (NT: irmãozinho. Forma humilde)
Uma figura graciosa desceu do segundo andar. Era impressionante que ela estivesse usando saltos altos e finos e um cheongsam, mas ela conseguia chegar tão rápido como um furacão.
Sem precisar olhar para o rosto da outra pessoa, Yue Dingtang pôde dizer imediatamente: “San jie (NT: terceira irmã), por que você voltou?”
Yue Chunxiao deu um leve sorriso: “O quê? Você não quer me ver? Seu cunhado voltou para o país com o enviado imperial. Eu não queria ir para Nanquim, então decidi voltar para casa para dar uma olhada.”
Yue Dingtang disse: “A Sra. Jiang está em Nanquim, há danças e banquetes todos os dias, não é disso que você mais gosta?”
Yue Chunxiao franziu os lábios: “Gosto de ser o centro das atenções, não de ser humilde e sofrer. Eu não sabia o quão baixa era minha posição até chegar a Nanquim. Não tenho interesse em servir e lidar com todos aqueles parentes reais. Prefiro vir para casa e me sentir confortável. Além disso, essas pessoas acham que ir para o exterior é um bom emprego e, com certeza, farão todo tipo de pergunta, pensando em quanto dinheiro seu cunhado ganhou!”
Yue Dingtang assentiu: “Ainda com o mesmo temperamento.”
Yue Chunxiao agiu como se estivesse prestes a acertá-lo, mas Yue Dingtang foi rápido e desviou, então a mão de Yue Chunxiao parou no meio do caminho, ela a transformou em um punho e beliscou sua orelha.
Yue Dingtang sibilou: “Seja gentil!”
Yue Chunxiao: “Você está convencido?”
Yue Dingtang: “Eu me curvo diante de você.”
Yue Chunxiao se sentiu satisfeita e desabafou: “Preparei alguns bolinhos e fiz macarrão. O que você quer comer, sopa de bolinho? Macarrão com óleo de cebolinha?”
Yue Dingtang: “Macarrão com óleo de cebolinha.”
Yue Chunxiao disse bruscamente: “Ainda é a mesma coisa desde que você era criança, nada mudou.”
Dito isto, ele foi alegremente se preparar.
Preparar macarrão com óleo de cebolinha foi rápido. Ela aqueceu o óleo em uma wok até a cebolinha mudar de cor, depois ferveu o macarrão e o pegou, antes de despejar o óleo de cebolinha quente e fervente sobre ele.
Uma tigela de macarrão com óleo de cebolinha se tornou o sonho da maioria das pessoas nesta cidade, independentemente de seu status.
Yue Chunxiao não fez apenas macarrão com óleo de cebolinha.
A mesa também estava cheia de cogumelos refogados e bolinhos de sopa.
“Essas duas coisas não podem ser feitas em tão pouco tempo.” Disse Yue Dingtang, franzindo os lábios. “O lanche da madrugada de que falamos, você não tem medo de que eu fique empanturrado?”
Yue Chunxiao não pediu ajuda a ninguém e pessoalmente levou o macarrão com óleo de cebolinha para ele, colocando-o na sua frente.
“Achei que seu segundo irmão voltaria para jantar, mas quem diria que ele teria um imprevisto e precisaria ir para Pequim?” Yue Chunxiao se sentou à sua frente e suspirou. “Minha casa ainda é o melhor lugar. Tudo o que vejo aqui parece agradável aos olhos. Até aquele armário com a porta quebrada no quarto parece melhor do que os de fora.”
Yue Dingtang abaixou a cabeça para comer alguns bocados de macarrão antes de sorrir. “Que tipo de crime você cometeu para dizer essas coisas? Você não estava sempre dizendo que os países estrangeiros eram muito melhores do que os lugares aqui, que eram mais avançados e bonitos, com prédios altos e etiqueta civilizada?”
Yue Chunxiao revirou os olhos e disse. “Quando viajei para o exterior antes, foi para estudar. Como isso é a mesma coisa que ser designado para o exterior? Tudo o que você faz aqui é falar bobagens. Você só fala bobagem. Eu realmente deveria deixar você ir e ver com os próprios olhos. Quem conhece diz que é uma embaixada, enquanto quem não conhece acha que é uma casa mal-assombrada que está em ruínas há muito tempo!”
Yue Dingtang ficou surpreso. “Você está representando um país, afinal. O governo de Nanquim não alocou fundos?”
Yue Chunxiao suspirou amargamente: “Dignidade? Nanquim deveria ter pago os salários do seu cunhado e dos demais, mas eles ainda não foram pagos desde o primeiro semestre. Aqueles com alguma origem familiar ainda conseguem se sustentar, mas aqueles de famílias pobres não conseguem nem comprar roupas de inverno! Além disso, a embaixada precisa de reparos e, toda vez que chove, o teto vaza. O escritório do seu cunhado está ainda pior; as janelas estão quebradas e não podem ser fechadas, e a chuva entra torrencialmente, encharcando as paredes e o chão ao redor. Se ficar molhado por muito tempo, começa a mofar. Mesmo que queiram se mudar para outro lugar, ainda não receberam seus salários, então de onde podem tirar o dinheiro?”
No começo, as mãos que seguravam o macarrão não paravam, mas aos poucos os movimentos foram diminuindo.
O silêncio reinou entre os dois.
“O que Nanquim disse? O Embaixador Chen enviou um telegrama?”
“Eles enviavam, a cada poucos dias, pedindo salário e verbas, mas Nanquim continua dizendo que é difícil e que eles precisam descobrir como conseguir isso sozinhos. Na minha opinião, esse merda estaria melhor se não fosse diplomata!”
“O respeito se conquista por si mesmo, não se dá pelos outros. Se o seu próprio país nem sequer leva o respeito a sério, por que seu cunhado e a família dele deveriam ir para o exterior para sofrer?”
“Você não sabe, antes de voltarmos para a China, houve uma festa dançante na embaixada britânica. Seu cunhado me levou lá também. Naquela época, o encarregado de negócios francês, mesmo na frente de outros encarregados de negócios e secretários, perguntou ao seu cunhado se era verdade que tinha parado de chover lá fora, mas ainda chovia dentro da embaixada chinesa – foi uma cena e tanto!”
Ela estava cheia de reclamações e não tinha a mesma ambição que tinha antes de ir para o exterior.
Yue Dingtang perguntou: “Como meu cunhado respondeu?”
Yue Chunxiao: “Seu cunhado disse que o mundo ainda não está em paz. Nós, chineses, gostamos de estar preparados para o perigo e sempre nos lembramos de não esquecer o sofrimento, para que possamos fazer coisas mais práticas pelo povo.”
Yue Dingtang sorriu: “Esta resposta não é ruim.”
Yue Chunxiao disse com raiva: “Você ainda está rindo! Se seu cunhado fosse um diplomata dos Estados Unidos ou do Reino Unido, eles ousariam fazer uma piada dessas?!”
Yue Dingtang: “Foi só uma brincadeira informal. Em tempos de angústia interna e perigos externos, não podemos culpar os outros por nos menosprezarem.”
Yue Chunxiao: “Então, definitivamente não vou para Nanquim. Seu cunhado e os outros estão enfrentando vento e chuva lá fora, comendo pouco e vestindo menos. Mas as pessoas em Nanquim se entregam ao luxo e aos prazeres o dia todo. Receio que, se eu for para lá, não consiga me conter e comece a culpar as pessoas e a repreender, o que afetaria a carreira do seu cunhado. É melhor ficar em casa confortavelmente, dar uma volta e visitar velhos amigos.”
Ela reclamou muito e Yue Dingtang ouviu pacientemente. Afinal, se o casal tivesse que viajar para o exterior novamente, eles não sabiam quando poderiam se reunir novamente como família.
“A propósito.” Yue Chunxiao usou os hashis para furar um bolinho de sopa e o suco escorreu com um cheiro delicioso. “Quando saí para tomar chá hoje, encontrei Ling Yao. Você se lembra, a irmã do seu antigo colega de classe, Ling Shu.”
A mão de Yue Dingtang, que segurava uma tigela de sopa, congelou.
“O que há de errado com ela?”
Yue Chunxiao: “Nada. Só descobri quando voltei para a China desta vez que ela se casou com um funcionário de baixo escalão do Governo Municipal. Ela não mudou muito como pessoa, mas seu destino é… Tsk tsk, a Família Ling era tão gloriosa e grandiosa naquela época, mas agora está em dificuldades. Ela ainda queria manter seu status de dama rica na minha frente, mas eu a expus impiedosamente.”
Yue Dingtang: “Lembro que vocês duas eram bem amigas antes, não eram?”
Yue Chunxiao riu baixinho: “Você não entende as mulheres. Ela quer me reprimir, e eu a quero reprimir. Entendeu?”
Yue Dingtang concluiu: “É apenas uma amizade superficial e hipócrita.”
Depois de dizer isso, ele rapidamente virou a cabeça e desviou a tempo da mão da irmã.
Yue Chunxiao continuou melancolicamente: “Ainda me lembro de quando estávamos na escola, Ling Yao trocava de roupa todos os dias, nunca uma peça era usada duas vezes, e as bolsas e perfumes que ainda não estavam disponíveis na China, ela já havia mandado alguém trazer do Ocidente. Mas agora, olhe para o cheongsam xadrez que ela ainda usa, está tão gasto que dá para ver a penugem. Você pode imaginar a vida que Ling Yao está levando agora! Dito isso, como está seu antigo colega de classe, Ling Shu? Você tem mantido contato com ele?”
Yue Dingtang: “Muito raramente.”
Yue Chunxiao: “Como diz o ditado, as amizades da época da escola são as mais preciosas. Se tiver tempo, por que não o convida para bater um papo em nossa casa e relembrar os velhos tempos? Eu gosto daquele menino desde pequeno. Ele é bonito e inteligente. Se a família dele não tivesse caído na pobreza, ele poderia estar melhor do que você agora!”
Yue Dingtang: “O que há de errado com você? Por um lado, você odeia a irmã dele e, por outro, quer que eu o convide para sua casa.”
Yue Chunxiao riu: “Como isso é contraditório? Odiar a irmã não significa odiar a ele.”
Yue Dingtang largou a tigela de sopa.
“Então receio decepcionar você.”
Yue Chunxiao ficou intrigada.
Yue Dingtang: “Ling Shu foi arrastado para um caso de assassinato, ele é o maior suspeito.”
Yue Chunxiao ficou chocado: “Então Ling Yao…”
Yue Dingtang: “Ela não deveria saber disso ainda, a notícia foi suprimida por nós, os jornais também estão temporariamente proibidos de publicar a notícia, caso contrário, com a identidade da falecida, é provável que cause um rebuliço.”
Yue Chunxiao: “Impossível, Ling Shu era uma criança tão bem-comportada quando estava na escola. Ainda me lembro…”
Yue Dingtang: “A falecida era Du Yunning, você também a conhece, uma antiga colega de classe de Ling Shu.”
Yue Chunxiao ficou sem palavras.
“Acabei de comer.”
Yue Dingtang se levantou, pronto para subir para seu quarto.
“Xiao di.”
Yue Chunxiao o deteve.
“Ling Yao, eu não gosto dela, mas não guardo nenhum rancor profundo, afinal, somos antigas colegas de classe. Agora que a Família Ling está assim, Ling Shu é o único homem na Família Ling. E se esse assunto der errado?”
Yue Dingtang: “O caso aconteceu em uma área de concessão pública. Vou ajudar Smith a fazer o acompanhamento. Ainda estamos na fase de coleta de evidências.”
Yue Chunxiao ficou em silêncio e suspirou novamente.
“Que tipo de coisa é essa? Já é quase ano novo, se Ling Yao descobrir, temo que o céu desabe.”
Yue Dingtang subiu as escadas e olhou para trás uma última vez para a mesa cheia de pratos caseiros fumegantes e para Yue Chunxiao, que estava franzindo a testa para a mesa.
De volta ao quarto, depois de se lavar, ele deveria ter ido para a cama descansar, já que precisava corrigir provas na escola no dia seguinte. Mas Yue Dingtang se revirou na cama, sem nenhum sinal de sono.
A frase “Ling Shu é o único homem da Família Ling” não parava de ecoar em sua mente.
Ele pegou o relógio de bolso no criado-mudo e ele mostrava que já era meia-noite.
Yue Dingtang esfregou o nariz, sentou-se e tirou o pijama de seda amassado, trocando-o lentamente por um terno. Em seguida, chamou um criado.
“Quarto Jovem Mestre, você tem alguma ordem?”
“Vá chamar o motorista, eu vou sair.”
“A esta hora?”
“Hum, vai.”
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
Assim que ele entrou na guarita, Shen Renjie correu.
Yue Dingtang já tinha uma ideia desse guarda chinês um pouco rechonchudo.
“Sr. Yue, já é tão tarde, por que o senhor ainda está aqui?”
O rosto de Shen Renjie não demonstrava o prazer de ter sido puxado para trás da última vez, e seus lábios mal conseguiam se esticar em um sorriso forçado.
Yue Dingtang estava cheio de suspeitas.
“Quanto ao caso de Du Yunning, descobri alguns detalhes e quero perguntar ao suspeito: você pode me ajudar a trazer Ling Shu?”
“Isso…” Shen Renjie pareceu envergonhado.
Yue Dingtang: “O quê, não é possível?”
Shen Renjie: “Não, não, veja bem, já está tão tarde, é quase meia-noite. Por que não fazemos isso amanhã? Pelo menos deixe o suspeito dormir bem, e ficará mais claro quando ele se lembrar amanhã, certo?”
Yue Dingtang ouviu muitas histórias sobre os métodos usados pela guarda contra suspeitos.
Embora nunca tivesse visto com os próprios olhos, Yue Dingtang sabia que a maioria delas era verdade.
Há inúmeras maneiras de fazer alguém se submeter: fazer as pessoas quererem morrer, fazer as pessoas quererem viver e fazer com que as pessoas sejam incapazes de buscar a vida e a morte.
“Não sei quando os policiais se tornaram tão lenientes com os suspeitos, a ponto de até fazerem distinção entre dia e noite para investigar os casos.”
Sob seu olhar penetrante, até a ponta do nariz de Shen Renjie estava suando no frio do inverno.
“Ah, então espere um pouco. Vou lá e mando trazer a pessoa aqui!”
“Não há necessidade.”
Ele passou por Shen Renjie e caminhou em direção à prisão nos fundos.
“Eu mesmo o vou buscar!”
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
O autor tem algo a dizer:
“Aí vem o macarrão com óleo de cebolinha!”
Comentários no capítulo "Capítulo 04"
COMENTÁRIOS
Capítulo 04
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...