Capítulo 10
Um jornal custava em média três centavos, o que não era muito caro para pessoas comuns.
Quem não sabia ler podia ir à casa de chá e ouvir as pessoas lendo o jornal. Um bule de chá permitia passar a maior parte da tarde, matando dois coelhos com uma cajadada só.
O «Notícias de Huangpu» era um jornal pequeno com poucos leitores. Precisava ser vendido barato para dar lucro, então era vendido por dois centavos. Com o primeiro a noticiar uma notícia tão explosiva, era de se esperar que estivesse esgotado naquele dia.
À medida que as notícias se espalhavam, não demorou muito para que a notícia da morte de Du Yunning se espalhasse por todos os cantos de Xangai.
E é difícil suprimir a identidade de Ling Shu como suspeito. Todos são juízes, e jornais, revistas e toda a opinião pública apontarão o dedo para ele, o que adicionará uma pressão maior sobre aqueles que estão resolvendo o caso.
Sob pressão, com as chamadas evidências, Ling Shu teria mais dificuldade em escapar da culpa.
Ao longo das dinastias, matar alguém significa pagar com a própria vida e isso sempre foi uma lei imutável.
“Chefe Yue, sua capacidade é limitada, você não consegue nem esconder uma notícia. Duvido muito que as conquistas que você alegou ao longo dos anos sejam verdadeiras!”
Ling Shu disse friamente, tirou cinco centavos do bolso e colocou no jornal, depois dobrou o jornal e o colocou nos braços do mendigo na rua.
“Não há muro que não possa ser rompido.” Yue Dingtang disse calmamente: “Desde o momento em que o caso lhe foi relatado, você deveria ter esperado este resultado. Embora os servos da Família Yuan estivessem impedidos de entrar e sair, eles ainda precisavam comer e beber e tinham que entrar em contato com o mundo exterior, e havia tantas patrulhas cuidando de recados, que não era incomum que alguém vazasse algumas notícias para o jornal e ganhasse um dinheirinho.”
Ling Shu suspirou. Inocentemente sentado em casa, mas sendo atingido por um trovão vindo do céu, era a melhor maneira de descrever sua situação atual.
Se o assassino não fosse encontrado em um dia, o caso seria como uma corda invisível em seu pescoço, que poderia apertar a qualquer momento e o levar à morte.
A pessoa que ajudou Du Yunning a escrever a lista de propriedades pode ter tido um relacionamento com ela, ou até mesmo a atraído para fugir, e finalmente a matou e a silenciou. Como um fantasma inexistente, ele sempre estava por perto, mas eles não conseguiam encontrar nenhum vestígio.
Se Ling Shu não tivesse visto pessoalmente a lista de propriedades, ele até duvidaria se tal pessoa realmente tinha existido.
Ling Shu achava que sua ideia de seguir os passos de Du Yunning para procurar pistas estava correta, mas era como ser guiado pelo nariz, e o oponente escondido no escuro sabia o que faria em seguida, e ele podia facilmente controlar seu paradeiro e fazer um ataque preventivo.
E que tal outra abordagem?
Se até mesmo os servos mais próximos da Família Yuan nunca tivessem visto essa pessoa…
Então, como Du Yunning poderia encontrar a outra parte sem ser vista pela Família Yuan?
Como se Deus tivesse enviado um mensageiro até eles, o espírito de Ling Shu se iluminou em um instante!
“Café Xinyue?!”
“Onde você encontrou Du Yunning antes?”
Yue Dingtang e ele falaram quase ao mesmo tempo.
As palavras eram diferentes, mas o pensamento final era o mesmo.
Eles pensaram nisso juntos.
Yue Dingtang: “Todos no Café Xinyue?”
Ling Shu: “Sim, ela me convidou para sair três vezes e todas as vezes fomos lá.”
Yue Dingtang: “Você a viu se comunicando de perto com alguém no café?”
Ling Shu ponderou por um momento, balançando a cabeça: “Não me lembro de ter visto isso. Ela parecia conhecer o dono do café e, na segunda vez que nos encontramos lá, ela até me apresentou ao chefe, que estava ocupado lavando xícaras.”
Yue Dingtang: “O quanto você sabe sobre esse chefe? Ele tem esposa?”
Ling Shu: “Você suspeita que Du Yunning possa ter uma relação ambígua com ele? Impossível.”
O motorista de Yue Dingtang estava esperando na esquina e, quando eles chegaram, ele saiu rapidamente para abrir a porta.
Quando os dois estavam dentro e o carro ligou, Ling Shu abriu a boca.
“Você saberá quando vir o chefe. Ele é bem velho e pouco articulado, então é impossível Du Yunning ter um relacionamento profundo com ele.”
Yue Dingtang ponderou por um momento: “Então vamos ao Café Xinyue dar uma olhada.”
Levou apenas quinze minutos para chegar ao Cafe Xinyue de lá, sem trânsito.
Yue Dingtang e ele desceram na esquina e, depois de alguns passos, puderam ver a placa do café pendurada do lado de fora.
O Café Xinyue parecia bem antigo.
As paredes externas recém-pintadas, várias janelas que não eram nem novas nem velhas, as plantas lutando para manter sua cor verde no inverno frio e os garçons vestidos com roupas de estilo ocidental – todos esses detalhes revelam o cuidado do proprietário com este café.
No entanto, como um café localizado na China, ele inevitavelmente carrega elementos chineses. Por exemplo, a música que toca no café não é música estrangeira, mas a conhecida canção chinesa «Flor de Jasmim».
Ling Shu e Yue Dingtang não entraram apressadamente no café. Caminharam pelas lojas próximas e conversaram casualmente com os lojistas, compraram algumas coisas e perguntaram sobre o Café Xinyue.
Este café já existia há alguns anos e já teve dois donos. O antigo dono, de sobrenome Han, teria falido e voltado para o interior. O atual dono, de sobrenome Li, era amigo de Han. Dizia-se que ele precisava de dinheiro urgentemente e comprou o café, reformou-o e o reabriu.
O negócio do café ia bem, e o dono era uma boa pessoa. Ele tinha vários ajudantes em sua loja, todos os quais ele ajudava, e mesmo quando seus vizinhos tinham dificuldades, ele os ajudava sempre que podia.
“O dono tem um bom coração, mas infelizmente é difícil para pessoas boas conseguirem sucesso neste mundo, só as pessoas más conseguem!”
Ling Shu caminhou do outro lado da rua, entrando na casa de chá, e ouviu essa frase de Lao Tang, o lojista.
“O que você quer dizer com isso?” Ling Shu perguntou.
“Quem é ele?” Lao Tang olhou para Ling Shu.
Yue Dingtang: “Ele se chama Yang, é meu colega, viemos juntos para fazer uma pesquisa social.”
Lao Tang sorriu: “Então é o Professor Yang, por favor, entre! Xiaodong, pegue o chá!”
Hoje em dia, os intelectuais são particularmente respeitados, especialmente alguém como o Professor Yue Dingtang, que é um literato. Na Dinastia Qing, ele teria sido um oficial de alto escalão e poderia ter sido nomeado para um cargo de alto escalão a qualquer momento. Para as pessoas comuns, existe uma sensação de distanciamento e a sensação de ter que o admirar.
Yue Dingtang conversou com a outra parte em nome da pesquisa social e comprou dois liang de chá, naturalmente recebendo uma recepção especialmente calorosa.
Não foi fácil para o Chefe Li assumir este café. Inicialmente, ele pensou que estava ajudando um amigo, sendo gentil e prestativo, mas não esperava que alguém batesse à sua porta em um mês, dizendo que o café de Lao Han havia sido vendido duas vezes, e que o café foi vendido primeiro para ele. Lao Han havia pegado seu dinheiro e desaparecido. Ambas as partes foram à justiça, e o Chefe Li não teve escolha a não ser pagar uma quantia em dinheiro à outra parte para retomar o lugar.
O dono da loja de chá, Lao Tang, morava do outro lado da rua do café e parecia conhecer muito bem tanto o dono do café quanto seu antecessor.
“Então, o Chefe Li é uma pessoa particularmente justa?” Perguntou Yue Dingtang.
O Sr. Tang assentiu: “Sim, é isso mesmo. Durante as fortes chuvas em Xangai neste verão, muitos lugares ficaram inundados. Minhas preciosas folhas de chá são as mais vulneráveis até mesmo a uma gota de água, mas graças ao Sr. Li, que me emprestou vários potes grandes, consegui as guardar lá dentro e as fechar bem, e elas não ficaram úmidas. Quanto aos seus próprios grãos de café, cerca de metade estavam danificados. Se você perguntar a qualquer pessoa nesta rua, nove em cada dez lares que o mencionam dariam um joinha!”
Ling Shu disse: “Não vejo muitos clientes no café, então ele não perde dinheiro ajudando os outros?”
O Sr. Tang sorriu: “Dizem que ele é um chinês que retornou ao exterior e que sua família tem negócios no Sudeste Asiático. Ele disse que queria voltar para se aposentar, e seu filho ainda tem negócios no Sudeste Asiático e lhe envia mensalmente as despesas de subsistência, o que é muito filial. Do meu ponto de vista, mesmo que o café perca dinheiro, não há problema. Seu filho escreveu muitas cartas pedindo que ele voltasse. O Sr. Li disse que agora tem mãos e pés e ainda pode trabalhar, então não quer ir para o exterior por enquanto.”
Ling Shu: “Essas são palavras dele?”
Sr. Tang: “Sim, eu vi as fotos que o filho dele me enviou. O neto do Sr. Li é branco, gordo e inteligente, e ele pode chamar vovô.”
Yue Dingtang: “Ouvindo você, achamos que a direção desta investigação está correta e podemos fazer um artigo relacionado sobre o empresário do Sudeste Asiático que está voltando para casa.”
O Sr. Tang esperava ansiosamente por isso: “Não sei se nossa pequena loja pode ser honrada o suficiente para estar em seu artigo?”
Yue Dingtang sorriu: “Claro, Casa de Chá Tangji, eu já anotei.”
Ele também mostrou o livro em suas mãos para a outra parte. O Sr. Tang ficou ainda mais feliz.
Ling Shu interrompeu a tempo: “Certo, Lao Yue, você viu o jornal de hoje? A propósito, está relacionado à nossa investigação social.”
Yue Dingtang: “Ainda não, qual é o problema?”
Ling Shu: “A celebridade de Xangai, Du Yunning, morreu. A causa da morte é desconhecida. Suspeita-se de assassinato. A segurança está incluída em nossa investigação social? Vamos até a sala de patrulha e perguntaremos mais tarde.”
O dono da casa de chá ao lado engasgou, o que chamou a atenção de Ling Shu e Yue Dingtang.
“Você está falando da Du Yunning? Da Sra. Yuan? Ela morreu?!”
Ling Shu: “É a Sra. Yuan, da Mansão Yuan. Então? Você a conhece?”
Dono da casa de chá: “Não a conheço, mas, sendo uma pessoa tão famosa, nossa pequena loja não terá a honra de fazer amizade com ela. Já a vi tomando café no café do outro lado da rua… É uma pena. A Sra. Yuan era uma mulher bonita e de bom temperamento. Como ela pôde morrer?!”
Ling Shu e Yue Dingtang se entreolharam.
“Ela veio sozinha para tomar café ou não marcou encontro com ninguém?”
O chefe hesitou por um momento: “Sim, mas não consigo me lembrar claramente.”
Ling Shu: “É um homem ou uma mulher?”
“É um homem.” O chefe deu um tapa na coxa: “Eu me lembro! São duas pessoas! Ela só marcava encontro com uma de cada vez, mas parecia que eram duas pessoas entrando e saindo. Uma delas, não diga, se parece um pouco com você em tamanho! A outra é mais baixa que você, cerca de meia cabeça, mas costuma usar um terno vermelho-escuro estilo ocidental!”
Ling Shu: “Tem certeza?”
Chefe: “Claro, o cavalheiro comprou creme de floco de neve na loja de artigos importados ao lado uma vez. Eu o encontrei e ele era muito bonito e culto, assim como vocês dois. Ele era uma pessoa culta.”
Depois de se despedir do dono da casa de chá, quando Ling Shu e Yue Dingtang entraram no café, o céu estava azul escuro e profundo, como se pudesse ficar completamente preto a qualquer momento.
O vento frio e implacável do inverno girava nas luzes de neon de Xangai, passava pelos becos e ruas, fazendo com que os mendigos que não estavam cobertos por roupas se encolhessem cada vez mais, e finalmente foram bloqueados do lado de fora da pesada porta do café.
Lá dentro havia uma atmosfera acolhedora e perfumada.
Comentários no capítulo "Capítulo 10"
COMENTÁRIOS
Capítulo 10
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...