Capítulo 12
“Du Yunning, é a Sra. Yuan?”
Yue Dingtang levantou a cabeça com uma dose adequada de surpresa e curiosidade no rosto.
O Sr. Li suspirou: “É ela mesmo. A Sra. Yuan vem tomar chá da tarde quando tem tempo, e agora, logo depois do Ano Novo… Agora mesmo minha equipe já leu a notícia para mim, quem diria que isso aconteceria de repente!”
Yue Dingtang: “Quanto contato você tem com a Sra. Yuan?”
Chefe Li: “Ela era uma mulher muito reservada. Conversamos algumas vezes, mas não temos um relacionamento profundo.”
Yue Dingtang: “Estamos realizando uma pesquisa social, que inclui conteúdo relacionado à segurança pública de Xangai. Por acaso, nós nos deparamos com o caso da Sra. Yuan. Você se importaria se conversássemos sobre isso?”
Chefe Li: “Sem problemas. Meu filho e minha nora estão em Nanyang. Não tenho parentes ou conhecidos aqui. Eu estava prestes a jantar com os rapazes. Podem perguntar o que quiserem.”
Yue Dingtang olhou para Ling Shu e lhe entregou o caderno.
“Xiao Yang, venha me ajudar a tomar notas.”
Ele estava tratando Ling Shu como seu assistente.
Ling Shu: …
Ele limpou a boca e relutantemente pegou uma caneta.
“Claro! Mas, Lao Yue, você precisa se apressar. Sua esposa está esperando você em casa. Se você não for para casa na véspera de Ano Novo, seus joelhos estarão inchados de tanto ficar ajoelhado quando acordar amanhã.”
Yue Dingtang: …
Ele se forçou a suprimir os cantos torcidos da boca e olhou para o Chefe Li com uma expressão séria.
“Quando foi a última vez que você falou com a Sra. Yuan?”
“Anteontem.”
Essa foi a última vez que Du Yunning e Ling Shu se encontraram.
Os dois trocaram olhares.
“Sobre o que você e a Sra. Yuan conversaram? O humor dela estava diferente do normal?”
O Chefe Li pensou por um momento: “Parece que não.”
Yue Dingtang: “Ela não estava infeliz, triste ou deprimida, nem reclamando com você?”
O Chefe Li balançou a cabeça: “Vi que a Sra. Yuan estava de ótimo humor naquele dia. Ela me disse que, quando vem aqui, o que mais gosta é de bolo de morango. Ela só quer comer quando está de bom humor. Naquele dia, ela pediu um e levou outro para casa.”
Ling Shu perguntou de repente: “Sobre o que ela falou com você?”
As luzes estavam fracas agora, e o Chefe Li estava ocupado conversando com Yue Dingtang. Ele só notou Ling Shu quando ouviu sua voz. Quando o viu, ele não pôde deixar de exclamar.
“Você, você parece tão familiar. Parece que já vi você em algum lugar?”
Vendo o outro lado quebrando a cabeça, Ling Shu gentilmente o lembrou.
“Anteontem, aqui mesmo, tomei café com a Sra. Yuan.”
“Sim, sim, sim!” O Chefe Li bateu palmas: “Agora me lembro, é você!”
Ling Shu assentiu: “Fui eu, mas não me lembro da Sra. Yuan falando com você.”
Chefe Li: “Quando você ainda não estava aqui, vi a Sra. Yuan sentada sozinha, então fui até lá para a cumprimentar. Ela parecia estar de bom humor. Ela também disse que compareceria a um banquete oferecido pela esposa do Consulado Britânico amanhã e queria comprar alguns grãos de café de presente. Ela me pediu para os selecionar e enviar para sua casa.”
Ling Shu: “Houve mais alguma coisa?”
Chefe Li: “Não, é isso.”
Ling Shu: “Quando a Sra. Yuan vem aqui, além de mim, ela teve alguma outra interação com outras pessoas?”
O Chefe Li hesitou: “Parecia que havia outra pessoa.”
Ling Shu: “Como ele era?”
Chefe Li: “Ele era bem-educado e cavalheiro.”
Ling Shu: “Ele estava usando óculos?”
O Chefe Li pensou por um momento: “Ele deveria estar.”
Ling Shu: “Ele estava usando um terno vermelho estilo ocidental?”
O Chefe Li riu sem jeito: “Não me lembro disso. Às vezes não estou na loja e são os garçons que cuidam do negócio. Nem sempre encontro a Sra. Yuan. Quer que eu os chame para que você possa perguntar?”
Ling Shu: “Claro. Por favor, chame os garçons que costumam ficar aqui durante o dia. Não vai demorar muito. Só precisamos fazer algumas perguntas.”
O Chefe Li concordou e ficou um pouco confuso.
“Senhores,” disse o Chefe Li, “por favor, perdoem-me por ser tão direto, mas vocês dois não são professores? Por que parecem estar perguntando sobre um caso?”
Yue Dingtang disse gentilmente: “Investigações sociais envolvem todos os aspectos, e não faltam relatos de casos. É inevitável perguntar com mais cuidado. Tivemos alguns contatos com a Sra. Yuan, e é lamentável receber as más notícias. Viemos apenas perguntar, caso possamos ajudar.”
“Entendo. Por favor, espere um momento.” O Chefe Li não duvidou dele e se virou para pedir ajuda.
Logo chegou um garçom alto e magro. Vestia uniforme e tinha um rosto honesto, pronto para responder às perguntas.
“Quando a Sra. Yuan chegou, havia um homem que a acompanhava com frequência. Eles ficavam ali sentados por meio dia e depois iam embora juntos. Eu estava de plantão três vezes quando isso aconteceu.” Disse ele.
Ling Shu e Du Yunning também se encontraram três vezes. Ling Shu perguntou: “Será que fui eu?”
O garçom o olhou de cima a baixo e balançou a cabeça. “Não foi você. Aquele cavalheiro costumava usar um terno vermelho estilo ocidental e óculos.”
“Sobre o que eles conversaram?” Perguntou Yue Dingtang.
O garçom balançou a cabeça e disse: “Uma vez, quando lhes levei chá, ouvi-os falando sobre poesia. Não sou muito culto, então não entendi o que diziam.”
“Qual era o nome dele e você se lembra de mais alguma coisa sobre ele?”
“Ele disse que seu sobrenome era Hong. Não mencionou mais nada, mas ele se parecia com vocês dois, então devia ser um homem culto.”
Yue Dingtang e Du Yunning trocaram um olhar. Isso era semelhante ao que o dono da loja de chá havia dito. Se descartarmos a possibilidade de que as duas pessoas estivessem mentindo, podemos basicamente confirmar que são a mesma pessoa.
Um novo personagem surgiu.
Isso coincidia com suas especulações anteriores.
Então, esse homem provavelmente é quem ajudou Du Yuning a redigir a lista de propriedades.
Mais ainda, os dois podem ter um relacionamento mais próximo.
“Ele é um cliente regular aqui?”
O garçom respondeu: “Trabalho aqui há três anos, desde o antigo dono até o atual, o Chefe Li. O Chefe Li sempre foi gentil o suficiente para me manter. Mas raramente vi o Sr. Hong antes.”
Yue Dingtang perguntou: “Então, onde ele mora e trabalha? Você sabe?”
O garçom balançou a cabeça naturalmente.
Ele era apenas um cliente qualquer. A menos que fosse uma celebridade como Du Yunning, como os outros o poderiam reconhecer?
Yue Dingtang franziu a testa, um pouco decepcionado.
Essa certamente era uma pista que valia a pena explorar, mas se o Sr. Hong estivesse realmente envolvido na morte de Du Yunning, assim que a notícia fosse divulgada, ele definitivamente nunca mais apareceria na região. Além disso, ele poderia até comprar uma passagem para deixar a cidade e desaparecer no vasto mar de pessoas, deixando-os completamente desamparados.
“Ah, é mesmo!”
De repente, o garçom se lembrou de algo. “Da última vez que nevou, o Sr. Hong teve que ir embora. Chamei um táxi para ele e o ouvi dar um endereço ao motorista: Rua Hengtong, 36.”
Yue Dingtang e Ling Shu se entreolharam.
Esse era o endereço do restaurante Noodles Xiaoji.
Apenas dois dias atrás, na mesma época em que Du Yuning teve problemas, o dono da loja de macarrão, Lao Xiao, também se envolveu em um incêndio no estabelecimento ao lado e morreu queimado na loja.
Foi coincidência ou foi proposital?
Qual era a ligação entre o Sr. Hong, Du Yunning e Lao Xiao?
O chefe Li estava parado com as mãos atrás das costas, sem os interromper. Somente quando viu que eles já tinham feito quase todas as perguntas, ele falou: “Senhores, está ficando tarde. Se vocês esperarem muito, não vão conseguir encontrar riquixás.”
O céu lá fora, que antes era azul safira, agora está completamente escuro. Você pode imaginar como está quente aqui e como está frio lá fora.
Yue Dingtang olhou para o relógio e decidiu que realmente era hora de partir.
“Obrigado pela hospitalidade, chefe. Desculpe-me por incomodar tanto você hoje. Virei me desculpar depois do Ano Novo.”
A outra mesa de convidados estrangeiros terminou a refeição, pagou a conta e foi embora, e eles eram a única mesa restante no enorme café.
“Não é um incômodo nenhum, de qualquer forma, vou passar o Ano Novo aqui. O importante é não atrasar a volta de vocês para casa e o reencontro com suas famílias. Nossa loja ficará fechada por um tempo durante o Ano Novo. Se vocês dois gostam daqui, podem voltar depois do Ano Novo.”
Depois de se despedir do chefe, os dois homens saíram do café e seguiram em direção à esquina.
O motorista ainda estava esperando do lado de fora.
“Jie deve estar esperando você voltar para casa para o jantar de reencontro. Você pode ir para casa primeiro e depois conversamos sobre isso em alguns dias.” Disse Yue Dingtang.
Ele a chamou de ‘Jie’ em um tom tão caloroso e afetuoso que Ling Shu teve que engolir suas reclamações.
“Devemos atacar enquanto o ferro está quente. Quem sabe o que pode acontecer em dois dias? Não podemos perder nossas vidas só por causa do Ano Novo. Vamos direto para a Rua Hengtong.” Disse ele, antes de entrar no carro.
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
A área ao redor da Rua Hengtong era uma mistura de casas antigas e novas. À noite, as cores dos prédios não eram tão distintas. No entanto, as luzes de todas as casas iluminavam a rua. O cheiro de peixe cozido no vapor e bolinhos de arroz pairava no ar, dando à noite de Ano Novo uma atmosfera festiva.
O peixe e a carne de porco estavam levemente temperados, quase sem gosto. Para as pessoas comuns, ter um prato de carne de porco cozida no vapor e bolo de arroz na mesa durante o Ano Novo já era considerado um banquete. Comer lagosta e bife, como acabaram de fazer, era um luxo que mal podiam imaginar.
A maioria dos prédios aqui era residencial, com algumas lojas. Eram todas lojas tradicionais, administradas por gerações da mesma família, que dependiam do boca a boca dos clientes habituais.
O país estava em crise, com alguns lugares ainda em guerra. Embora Xangai estivesse relativamente pacífica, as pessoas ainda conseguiam ver a fumaça dos jornais. Com exceção dos jovens apaixonados e dos intelectuais preocupados com o país, a maioria das pessoas comuns continuava vivendo suas vidas cotidianas, seguindo a mesma rotina.
No entanto, em meio à emoção de todas as casas fechando as portas para comemorar o Ano Novo, há duas exceções.
Essas foram as duas casas que foram destruídas pelo incêndio.
Uma delas era a loja Noodles Xiaoji, que Ling Shu costumava visitar.
“O homem da casa onde o incêndio começou era originalmente um trabalhador do cais. Ele machucou a perna enquanto transportava mercadorias e só conseguia fazer alguns trabalhos leves em casa, como encher algodão. Sua esposa era boa em bordado e frequentemente trazia tecido de fora para bordar. Então, a casa deles estava cheia de algodão e tecido, que eram altamente inflamáveis.” Ddisse Yue Dingtang enquanto caminhavam até o número 36 da Rua Hengtong.
“De acordo com a investigação, é provável que o filho deles estivesse brincando com fogo e os adultos estivessem dormindo e não percebessem a tempo, o que fez com que o fogo se espalhasse rapidamente. Todos morreram queimados, e até o Noodles Xiaoji, que ficava ao lado, foi afetado.” Continuou ele.
“Isso não faz sentido.” Disse Ling Shu, parando de repente. “Pessoas pobres geralmente não acendem lampiões à noite para economizar dinheiro, então é improvável que tivessem fósforos, velas ou mesmo lamparinas a óleo. Mesmo que o filho encontrasse fósforos no meio da noite, por que o casal ou o dono da loja de macarrão não escaparam?”
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
O autor tem algo a dizer:
Não relacionado à história principal –
Yue Dingtang: De onde eu tirei uma esposa?
Ling Shu: Quando me tornei seu assistente?
Yue Dingtang: Eventualmente você terá que me chamar de chefe.
Ling Shu: Eventualmente você terá que me chamar de marido.
Yue Dingtang: …
Percebendo o que disse, Ling Shu se virou e gritou: “Diretor, o roteiro está errado!”
Comentários no capítulo "Capítulo 12"
COMENTÁRIOS
Capítulo 12
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...