Capítulo 38
Qual é a melhor coisa para fazer no inverno?
Prepare uma panela, despeje três xícaras de vinho leve e prepare uma mesa com os ingredientes para a panela quente.
Carne bovina fatiada finamente, com uma boa mistura de gordura e carne magra, é a melhor. Quanto mais fina, melhor, para que cozinhe rapidamente na panela fervente e fique macia ao morder.
Quanto ao caldo, é melhor usar um caldo de galinha de alta qualidade, cozido em fogo baixo por várias horas. Adicione um pouco de rabanete branco e cogumelos e deixe cozinhar por meia hora. Isso infundirá os vegetais com o sabor rico do caldo de galinha, tornando-os um elemento essencial deste banquete.
Há também línguas de pato, tripas de boi e repolho chinês, entre outras carnes e vegetais, que compõem um animado ensopado de inverno.
Este é o banquete caseiro do qual Yue Dingtang se lembra. Ao contrário de outras famílias, a Família Yue não gosta que seu chef prepare pratos sofisticados e complexos para seus banquetes familiares, especialmente no inverno. Mesmo sendo uma família rica, eles precisam ser vigiados por um grupo de criados. Se o anfitrião comer devagar, a comida terá que ser retirada e aquecida várias vezes. Com o tempo, é fácil para as pessoas sentirem uma ponta de frio vindo dos hashis assim que se sentam.
O patriarca da Família Yue veio do norte para se estabelecer. Ele adorava comer uma panela quente quando era vivo. Desde o momento em que os pratos foram servidos até o momento em que foram retirados da mesa, a mesa estava repleta de uma atmosfera acolhedora. A panela de sopa estava fervendo, os corações das pessoas não estavam frios, e até os assuntos mais frios se aqueceram.
Reunir-se em volta de uma panela quente é mais como uma tradição na Família Yue.
Yue Dingtang não gosta de comer cordeiro.
Yue Chunxiao adora comer cordeiro.
Os outros dois homens da Família Yue, um adora carne assada e o outro aprecia cérebro de porco. Cada um dos quatro tinha suas próprias preferências, então a panela quente tinha que ser dividida em quatro compartimentos. Todos podiam se reunir e saborear suas próprias escolhas, o que era um ótimo exemplo de tolerância e inclusão.
Mesmo quando os membros da Família Yue seguiram caminhos separados mais tarde, com Yue Chunxiao seguindo seu marido para o exterior, a panela quente de quatro compartimentos continuou sendo uma presença indispensável durante feriados e festivais.
Às vezes, quando o mais velho estava ausente e o segundo estava desaparecido, apenas Yue Dingtang ficava em frente à panela, aproveitando os quatro compartimentos e o calor da solidão.
Esta noite foi um raro momento de animação para a Família Yue. Com Yue Chunxiao presente, eram apenas duas pessoas sentadas frente a frente, mas com Ling Shu se juntando, tudo mudou completamente.
Ling Shu sempre foi bom em animar o ambiente e, com ele por perto, o sorriso de Yue Chunxiao nunca desapareceu de seu rosto.
Não era o tipo de sorriso educado e distante, mas uma expressão genuína de alegria vinda do coração. “Por que Jie gosta tanto de Ling Shu?” Yue Dingtang não conseguia entender.
Os dois se conheciam há muitos anos, e Ling Shu já havia ido jantar na casa deles antes. É claro que, naquela época, sua irmã demonstrava simpatia por Ling Shu, mas tinha uma atitude semelhante em relação aos colegas e a Du Yunning.
A paixão dos jovens muitas vezes vem e vai rápido. Depois de muitos anos, o tratamento que sua irmã continua dando a Ling Shu da mesma forma é um tanto surpreendente.
Claro, Yue Dingtang sabia que Ling Shu era bonito e tinha uma boca doce. Ele dizia uma coisa e fazia outra, mas quando se tratava de Yue Chunxiao, ele dava um show para agradar a irmã.
Desde que a enxada seja bem manejada, não há canto que não possa ser cavado.
Yue Chunxiao, esse ‘canto’, já havia se inclinado em direção à casa de outra pessoa.
Yue Dingtang não queria admitir, mas quando Ling Shu queria encantar as pessoas, ele era verdadeiramente irresistível, fazendo com que todos o amassem e tudo florescesse em sua presença.
“Xiongdi voltou!” Yue Chunxiao acenou para ele com um sorriso. “Por que você está parado aí? Venha aqui, já preparamos os pratos e utensílios para você!”
Yue Dingtang tirou o chapéu, o cachecol e o casaco, entregou-os ao criado, limpou as mãos e caminhou até lá.
“Por que você está aqui de novo?” A pergunta foi direcionada a Ling Shu.
Embora a sentença tenha sido severa, não havia muita severidade no tom.
Ling Shu parecia inocente e ainda não havia respondido quando Yue Chunxiao falou.
“Ling Shu e sua família voltaram para sua cidade natal para visitar parentes. Ling Shu está sozinha em casa, então o convidei para jantar. É logo depois do décimo quinto dia do ano-novo lunar, e a casa está vazia. É tão deprimente comer sobras sozinho em uma mesa vazia!”
Yue Dingtang disse: “Mas ele ainda tem sua velha criada, Tia Hong, em casa. Você fala como se ele fosse indefeso.”
Ling Shu respondeu astutamente: “Chunxiao jie se importa comigo e me convidou para jantar. Depois do jantar, eu vou embora.”
Yue Chunxiao disse: “Não tenha pressa. Está congelando lá fora e seu cunhado ainda está em Nanquim. Dingtang não vai me fazer companhia esta noite, então fique e converse comigo. Temos muitos quartos vazios lá em cima. Vou pedir ao criado para preparar um para você, e você poderá ficar lá quando vier aqui no futuro.”
Ling Shu respondeu: “Isso não vai dar certo. Seria muito incômodo para você e, além disso, minha Jie não está aqui. Preciso voltar e verificar as coisas. A Tia Hong está ficando velha e estou preocupado em a deixar sozinha em casa.”
Yue Chunxiao disse carinhosamente: “Você é tão atencioso, mas não seja tímido. Você está trabalhando com Dingtang agora, então vamos tomar café da manhã juntos e depois sair. Mais tarde, mandarei alguém à sua casa para trazer comida para a Tia Hong e a avisar que você estará de volta amanhã.”
Esses dois eram como um dueto.
Yue Dingtang não tinha expressão no rosto enquanto pensava e deu uma mordida no rabanete.
Rabanetes de outubro são tão bons quanto ginseng. Embora já não seja outubro, o rabanete deixado de molho em canja de galinha por muito tempo ainda tem uma doçura única.
Com uma mordida, a sopa de galinha e o suco de rabanete explodiram em sua boca, afastando instantaneamente todo o frio e aquecendo seu estômago.
A panela de quatro compartimentos que originalmente era compartilhado apenas entre ele e Yue Chunxiao agora tinha uma pessoa extra, mas parecia o dobro de diversão.
Ling Shu era capaz de criar sozinho uma atmosfera que fazia três pessoas se sentirem como cinco ou seis. Até mesmo um simples vegetal de Shanghai Qing podia se tornar o tema de uma história interessante em suas mãos.
“Havia um homem que adorava comer Shanghai Qing, mas estava vagando pelos arredores de Xangai e não conseguiu encontrar nenhum. Então, teve que se contentar com um repolho grande e comprou macarrão. Como a carne de porco cozida com macarrão era popular no nordeste da China, ele quis experimentar também. Mas não conseguiu encontrar carne de porco fresca, então usou o repolho e o macarrão, adicionou um pouco de rabanete e milho seco e pegou um pouco de bacon velho emprestado do vizinho. Depois de cozinhar tudo junto, ele surpreendentemente encontrou o sabor do Shanghai Qing.”
O apetite de Yue Chunxiao foi aguçado pela história de Ling Shu, e ela não resistiu a pegar outro pedaço de Shanghai Qing e o ferver. “Este ensopado de repolho com macarrão não tem nada a ver com as verduras de Xangai, tem?”
Ling Shu sorriu e disse: “Pode parecer sem relação, mas ele conseguiu sentir o sabor das verduras de Xangai. Não é por causa da saudade? Então, não importa o que comamos, podemos sentir o sabor dos pratos da nossa cidade.”
Yue Chunxiao se inspirou e disse: “Exatamente! Quando eu estava no exterior, não queria nada além de experimentar os pratos da minha cidade natal. Pensava nisso todos os dias e todos os meses. Embora existam bairros chineses e eu possa cozinhar para mim mesma, os pratos que preparo sempre deixam a desejar. Veja o ganso vegetariano, por exemplo; o cunhado gosta, então comprei pele de tofu e macarrão para fazer eu mesma, mas ele sempre diz que não é tão bom quanto o de casa. Uma vez, ele até me deixou com raiva.”
Ling Shu pegou um pedaço fino de carne, mergulhou-o no molho e o colocou na boca.
Ele saboreou o sabor e concluiu: “É verdade que nada se compara ao sabor de casa. Então, nascer chinês é uma bênção.” Disse ele.
Yue Chunxiao retrucou: “Que bênção? Só Xangai é relativamente pacífica, mas em outros lugares há guerras dia sim, dia não. Não é fácil buscar a paz quando há desastres naturais e calamidades provocadas pelo homem por toda parte.”
Parecia uma reunião familiar de fim de ano, embora houvesse apenas um membro da família presente e o outro fosse um convidado inesperado. Mas o humor de Yue Dingtang melhorou inconscientemente, e ele se juntou à conversa com cautela.
“Sem destruição, não há construção. Somente estando preparados para o perigo em tempos de paz poderemos lutar pelo progresso e buscar a paz.”
Yue Chunxiao não ficou convencida e o criticou: “Sempre que vocês falam, são sempre ideias vagas e abstratas que estão fora de sintonia com a realidade!”
Yue Dingtang permaneceu calmo e disse: “Isso se chama ter uma visão panorâmica e de longo prazo.”
Ignorando a expressão desdenhosa de Yue Chunxiao, ele se virou para Ling Shu e perguntou: “Por que Ling Yao e os outros de repente foram para o campo visitar parentes?”
Ling Shu olhou para Yue Chunxiao, que o encorajou gentilmente: “Não tenha medo, apenas fale. Você não fez nada de errado.”
Yue Dingtang teve um mau pressentimento e queria que Ling Shu parasse de falar.
“Salvei He You’an de um fã radical que a tentou matar. Quando ela me agradeceu, Shen Shiqi viu. Ele queria brigar comigo, mas eu o espanquei. Fiquei com medo de que ele fosse atrás de Ling Yao e do marido, então os fiz ir embora para evitar problemas e visitar seus parentes no interior.”
Yue Chunxiao acrescentou: “Ele estava claramente agindo com bravura e retidão. Quando viu a injustiça, não pôde ficar parado. Aquele Shen Shiqi não sabe ser grato e até retribui a gentileza com inimizade. Na minha opinião, da próxima vez que encontrar aquela He You’an, simplesmente a ignore. É melhor evitar problemas com alguém de sobrenome Shen!”
Ling Shu respondeu, impotente: “Ela estava em perigo bem na minha frente. Não podia simplesmente a deixar morrer. Da próxima vez que eu vir Shen Shiqi, vou dar uma volta e esperar dez ou vinte dias. Aí ele vai se esquecer de mim, um ninguém.”
Yue Chunxiao sentiu pena dele e disse: “Por que tem que ser assim? Pessoas boas não podem fazer nada hoje em dia? Não se preocupe, nossa Família Yue ainda tem alguma influência em Xangai. Vou pedir ao seu Segundo Irmão que vá falar com os anciãos de Shen Shiqi. Que tipo de família é a Família Shen?”
Ela não conseguiu deixar de olhar para Yue Dingtang.
Yue Ding Tang: …
Como isso voltou a ser meu problema? Yue Dingtang pensou consigo mesmo e falou lentamente: “A Família Shen não tem nada de especial, exceto pelo tio de Shen Shiqi, que tem ligações com Madame Jiang. Ele pode falar muito, mas são só palavras vazias.”
Yue Chunxiao respondeu: “Bem, então temos ainda menos motivos para o temer. Na minha opinião, não há necessidade do seu Segundo Irmão intervir. Xiongdi, por que você não cuida disso?”
Yue Dingtang permaneceu em silêncio.
Ling Shu disse: “Chunxiao, obrigado, mas não quero incomodar vocês. A Família Yue já me ajudou o suficiente. Mesmo que sejamos antigos colegas de classe, não posso pagar essa dívida de gratidão. Como não os podemos provocar, vou manter distância. Cada um é responsável por suas próprias ações, então não precisa se preocupar comigo.”
Yue Chunxiao respondeu: “Você é sensato, mas ainda estou preocupada. Se seu rosto for espancado, como isso será bom?”
Yue Dingtang permaneceu em silêncio.
Naquele momento, Ling Shu estava tão inocente quanto possível. Era como se o mundo pudesse desmoronar e o sol e a lua pudessem perder sua luz, mas isso não o afetaria.
Ele era como um floco de neve puro e perfeito, ou uma pena arrancada da asa de um anjo – limpo, claro e sem uma partícula de poeira.
Mas Yue Dingtang não havia esquecido o momento em que Ling Shu atirou e matou Sancai no armazém subterrâneo da Família Yuan.
Naquela fração de segundo, sua reação foi precisa, implacável e sem hesitação. Um novato ou um bandido que nunca tivesse visto sangue ou morte jamais teria tido aquele tipo de reação.
Só se pode dizer que Ling Shu e Yue Chunxiao estavam dispostos ao engano – um disposto a enganar, o outro disposto a ser enganado, um disposto a lutar, o outro disposto a levar uma surra.
Na opinião de Yue Dingtang, Yue Chunxiao e Ling Shu eram como irmãos, e ele próprio tinha acabado de voltar da estrada.
“Já que Ling Shu disse isso, que ele mesmo resolva o problema de Shen Shiqi.” Disse Yue Dingtang, recusando-se firmemente a cair nessa armadilha. “Jie, Ling Shu já é adulto e está na polícia há alguns anos. Ele não é um bebê que precisa ser mimado. Você precisa confiar nas habilidades dele, e nós não precisamos interferir.”
Yue Chunxiao olhou duramente para ele.
Yue Dingtang permaneceu impassível.
Por outro lado, Ling Shu era muito compreensivo.
“Chunxiao, não se preocupe. Ouvi dizer que seu marido virá em breve para levar você para um reencontro, e você viajará para o exterior novamente. Pedi à minha jie que preparasse algumas especialidades locais, como legumes em conserva e camarão seco, para você levar, para aliviar a saudade de casa.” Disse Ling Shu.
Yue Chunxiao ignorou a parte ‘minha jie’ de suas palavras e se concentrou em Ling Shu, tocada por sua consideração.
“Você é um garoto tão bom, e eu não idolatrei você em vão!” Ela exclamou.
Ela olhou para Yue Dingtang, sua expressão dizendo claramente: “Você deveria aprender com ele.”
Yue Dingtang não queria mais falar. Largou os hashis e limpou a boca com um guardanapo.
“Jie, vou levar Ling Shu para casa.” Disse Yue Chunxiao.
“Por que ele tem que voltar? Não combinamos de passar a noite aqui?” Perguntou Yue Chunxiao.
Yue Dingtang franziu a testa. “Não seja imprudente. Os empregados da casa dele não sabem que ele vai ficar fora esta noite. Eles vão ficar preocupados. Além disso, os quartos de hóspedes não são usados há muito tempo. Vai levar um tempo para limpar. Se quisermos receber hóspedes, podemos fazer isso outro dia.”
Ele ficou sério e severo, com um toque da aura do Avô Yue. Yue Chunxiao não sabia o que dizer.
Ling Shu sorriu e disse: “Chunxiao jie, eu vou voltar primeiro. Virei ver você outro dia.”
Yue Chunxiao se sentiu um pouco relutante: “Então, por favor, peça ao motorista para dirigir devagar. Está frio e escorregadio lá fora. Ah, a propósito, tenho alguns doces fresquinhos que eu mesma fiz. Leve alguns para a Tia Hong saborear. Você também pode comer como lanche se sentir fome mais tarde.”
Sua atitude em relação a Ling Shu era quase amorosa. Yue Dingtang podia garantir que, mesmo quando ia estudar no exterior, nunca recebia tal tratamento. Quem não soubesse, pensaria que Ling Shu viajaria para longe e não voltaria por uma década ou mais.
Yue Dingtang suspirou. É verdade que uma mãe carinhosa mima a criança. Ling Yao e a anciã de Ling Shu também deviam ter mimado Ling Shu dessa forma, o que o deixou complacente e sem vontade de progredir, o que é realmente frustrante.
Assim que Ling Shu saiu da casa da Família Yue, o vento forte o atingiu de todas as direções, quase o corroendo completamente. Ele sentiu como se tivesse caído de um paraíso quente para um inferno congelante, e não conseguiu evitar um tremor.
Yue Dingtang caminhou à frente e se abaixou para entrar na carruagem, enquanto Ling Shu seguiu atrás em silêncio. Eles não disseram uma palavra até a metade da viagem, quando Yue Dingtang falou de repente.
“Você está tentando se aproximar e agradar minha irmã porque tem uma conexão com ela ou por causa da reputação da Família Yue?”
Sua voz era baixa e, com o motor do carro ligado e as janelas fechadas, era quase como uma ilusão se a pessoa não prestasse atenção.
Ling Shu, que tinha acabado de fazer uma refeição satisfatória e estava cochilando na carruagem quentinha, ficou surpreso com a pergunta.
Atordoado, ele murmurou inconscientemente: “Hã?” antes de lentamente voltar a si.
“Chunxiao jie tem uma personalidade ousada, assim como minha irmã.”
Yue Dingtang não disse mais nada.
Ling Shu também não deu mais explicações.
Até mesmo o motorista no banco da frente pareceu sentir a atmosfera estranha e não conseguiu evitar se remexer no assento, sentindo-se desconfortável.
Felizmente, não havia muitos carros na rua e a casa não ficava longe.
Logo eles chegaram à casa de Ling Shu.
“Você pode parar aqui, obrigado.” Disse Ling Shu, e o motorista naturalmente parou no acostamento.
“Obrigado, Capitão Yue. Vejo você amanhã.” Disse Ling Shu com indiferença, acenando com a mão sem olhar para trás, e sua figura desapareceu rapidamente na noite nevada.
Yue Dingtang observou por um tempo antes de dizer: “Vamos.”
Ling Shu carregou os doces que Chunxiao lhe dera, cantarolando uma melodia, e subiu os degraus enquanto pegava as chaves para abrir a porta.
De repente, houve um pequeno movimento atrás.
Antes que ele pudesse reagir, ele foi coberto diretamente por um saco de estopa vindo de cima, e tudo ficou escuro na frente dele!
Comentários no capítulo "Capítulo 38"
COMENTÁRIOS
Capítulo 38
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...