Capítulo 47
“Muito bem, turma, é só isso por hoje. Vou passar um projeto para vocês discutirem a origem e o desenvolvimento da língua inglesa, incluindo sua influência política e militar em vários grupos étnicos ao redor do mundo, bem como o surgimento de uma cultura de segunda categoria. Sintam-se à vontade para se expressarem, e o prazo de entrega é na semana que vem.”
O professor, com sua aparência acadêmica, costumava bater na carteira antes de sair. Os alunos já haviam notado que três batidas significavam que ele estava satisfeito com a palestra e o ambiente da sala de aula, enquanto duas batidas significavam que ele não estava muito satisfeito.
Hoje ele bateu três vezes, então parece que correu bem.
Os alunos se levantaram rapidamente para se curvar diante do professor e o observaram sair antes de relaxar e conversar entre si. Ao contrário de seus colegas, que conversavam em grupos, Liang Ye guardou seus livros em silêncio e se dirigiu para a porta.
Ninguém o chamou e nem sequer o notou.
Foi só quando Liang Ye viu alguém bloqueando sua passagem na porta que ele percebeu que não estava sozinho.
O estranho levantou a mão e lhe deu uma saudação no estilo ocidental, o que era bastante incomum.
Mas Liang Ye tinha certeza de que não o conhecia.
“Xiongdi, espere um momento. Meu nome é Ling Shu. Você definitivamente não me conhece, mas eu conheço você. Tenho uma coisa para lhe perguntar. Podemos conversar um pouco?”
Ling Shu sorriu para ele, exalando uma aura encantadora e carismática.
Infelizmente, Liang Ye não estava interessado.
Ele apenas olhou para Ling Shu e planejou andar ao redor dele.
Mas Ling Shu estendeu a mão e o agarrou.
“Xiongdi, eu não sou uma pessoa má. Olhe a minha cara, nenhuma pessoa má nasce tão bonita quanto eu. Sou policial e só quero lhe perguntar uma coisa!”
Mas Liang Ye o ignorou completamente, retirando sua mão e se recusando a fazer contato visual.
Ling Shu teve que usar mais força para tentar o arrastar para longe.
“Solte-me! O que você está tentando fazer em plena luz do dia?!”
De repente, Liang Ye gritou alto, atraindo a atenção de muitos estudantes.
Ao se ver sendo examinado por tantos olhos, Ling Shu assumiu uma expressão inocente.
“Primo, minha mãe está gravemente doente e quer ver você antes de morrer. Mesmo que você não se importe com o fato de ela ser sua tia, por favor, considere que ela já ajudou você financeiramente a ir à escola. Você pode vir?”
Liang Ye respondeu com raiva: “Você está falando bobagem!”
Ele nem conhecia Ling Shu, muito menos já o tinha visto antes. Ele simplesmente ia e voltava da escola para casa, cuidando da própria vida, sem nunca cometer nenhum crime.
Então ele instintivamente viu Ling Shu como uma fraude.
“Primo, eu sei que você não quer nos reconhecer como sua família, mas não estou aqui para pedir dinheiro. Minha mãe sente muita falta de você. Ela fica falando de você enquanto está deitada na cama. Pense nisso como uma boa ação e, por favor, vá a ver!”
Liang Ye olhou para o jovem à sua frente.
O cara implorou e suplicou como se fosse verdade, mas o problema era que seu aperto era surpreendentemente forte, e Liang Ye não conseguia se soltar.
O que é ainda mais assustador é que alguns dos espectadores realmente acreditaram nele.
“Liang Ye, como um filho devoto, você deve valorizar a piedade filial. Qual o sentido de estudar se você não entende esse princípio? Você é um dos melhores alunos da universidade, não entende isso?”
“Pensem só, sua tia está tão doente, por que não a ir ver? Você quer esperar até que algo aconteça com ela e depois se arrepender?” A multidão se uniu, apoiando Ling Shu e culpando Liang Ye.
“Se você vier comigo, não vou dificultar as coisas para você.” Liang Ye ouviu o jovem sussurrar para ele em uma voz quase inaudível enquanto o puxava para mais perto.
Ele sentia cada vez mais que aquilo era uma conspiração, mas não tinha como resistir.
Normalmente, ele andava de um lado para o outro, sem nem mesmo fazer amigos. Seus colegas de classe não sabiam muito sobre ele, achando que era uma pessoa solitária que não se derretia nem com o sol mais quente.
Gradualmente, eles se distanciaram, sem falar de Ling Shu, que era bonito e tinha uma expressão triste, com cada detalhe em seu rosto escrito nas palavras ‘boa pessoa’.
Todos estavam definitivamente do lado de Ling Shu e todos se uniram para condenar Liang Ye em uníssono.
Liang Ye percebeu que estava isolado e, de repente, sentiu um aperto no coração. Finalmente, desistiu da resistência e foi conduzido por Ling Shu para fora da multidão, em direção a uma árvore perto do muro.
Ling Shu achou um pouco engraçado: “Liang Ye, parece que você não tem muitos amigos. Assim que falei, todos acreditaram em mim. Ninguém duvidou que eu apoiava você. Se eu tivesse dito que você me devia dinheiro agora mesmo, todos teriam obrigado você a me pagar?”
“Quem é você e por que está fazendo isso comigo?” Liang Ye se encostou no muro, sentindo uma mistura de tristeza, raiva e impotência.
Ling Shu respondeu: “Meu nome é Ling Shu. Já me apresentei antes. Sou policial e estou aqui para lhe perguntar sobre um caso de assassinato no qual você é suspeito de estar envolvido.”
Liang Ye foi muito cauteloso. “Não tenho dinheiro e não tenho tia!”
Ling Shu disse: “Se eu não tivesse dito isso, você teria saído comigo? Receio que você teria se virado e fugido.”
Liang Ye respondeu com raiva: “O que você quer perguntar? Eu estive na escola todos os dias, como pude matar alguém? Eu nem matei uma galinha!”
Ling Shu perguntou: “Então como seu irmão mais velho, Liang Zhou, morreu?”
O rosto de Liang Ye mudou.
Ling Shu continuou: “O quê? Você nem se lembra do seu próprio irmão? Deixe-me lembrar você, Liang Zhou, assim como você, tinha o sobrenome Liang. Seus pais o chamaram de Zhou porque trabalhavam dia e noite para ele, e chamaram você de Ye porque você nasceu à noite. A Família Liang era uma família de estudiosos com algumas economias, capaz de bancar a escola de vocês dois. Então, por que a família acabou sendo destruída e alguém morreu?”
Liang Ye perguntou: “Quem lhe contou tudo isso? Foi aquela mulher de sobrenome He?”
Enquanto Ling Shu falava, observou a expressão de Liang Ye com interesse. “Então você chama sua cunhada daquela mulher de sobrenome He? Pelo que eu sei, seu irmão Liang Zhou gostava muito de He You’an. Ele até se esforçou para a pedir em casamento. Mas, em vez disso, seu irmão caiu na armadilha do fumo e do jogo, arruinando seu futuro e sua vida. Ele deixou He You’an com uma dívida enorme quando jovem. Não é verdade?”
Liang Ye cerrou os dentes de raiva. “Se não fosse por ela se exibir e sair com outros homens, como meu irmão poderia ter discutido com ela? Se não tivessem discutido, como ele poderia ter ido embora num acesso de raiva e fumado para aliviar o estresse? Como ele poderia ter perdido toda a riqueza da nossa família e ter a esperança de ganhar minha mensalidade jogando?”
Ling Shu ergueu uma sobrancelha. “Então você vem ameaçando He You’an de morte, uma vez após a outra, tentando a deixar inquieta?”
Liang Ye disse: “Não sei do que você está falando!”
“Não importa.” Respondeu Ling Shu. “Eu sei o suficiente. Se você não me contar a verdade hoje, terá que ir à polícia. Você sabe que He You’an é uma grande estrela agora, e muitos de seus apoiadores são jovens mestres e jovens ricas. Essas pessoas podem facilmente lhe causar problemas sem fim com apenas algumas palavras. E então tem Shen Shiqi. Você já ouviu falar dele? Se ele quiser esmagar você, é como esmagar uma formiga. Você acha que consegue sair vivo se entrar?”
O rosto de Liang Ye ficou pálido quando ele olhou para Ling Shu.
“Você está tentando me forçar a fazer uma confissão?” Ele perguntou.
“Quero que você me diga a verdade, pura e simplesmente.” Respondeu Ling Shu, inflexível.
Liang Ye ficou furioso: “A verdade é que eu jamais poderia a ter ameaçado ou machucado de qualquer forma! Quem me dera nunca mais ter que ver aquela mulher! Foi ela quem destruiu minha família, e agora tudo o que eu quero é me concentrar nos estudos e não ter mais nada a ver com ninguém de sobrenome He!”
Seu desdém por He You’an era evidente em sua expressão, e ele não se preocupava em esconder isso dos outros. Por isso, nunca mencionava o relacionamento deles a ninguém.
Ling Shu olhou para Liang Ye novamente. Ele era um típico estudante inútil, sem fôlego de correr da sala de aula até ali. Era difícil o imaginar subindo até o segundo andar da casa de He You’an para colocar um gato morto no parapeito da janela. Quanto ao segundo incidente, contratar alguém para atacar, não parecia algo que Liang Ye teria coragem de fazer.
“Já que a Família Liang já caiu,” ele falou lentamente, “dizem que você vive uma vida reclusa e não se relaciona com nenhum colega de classe. Eles não conseguem simpatizar com você nem o apoiar. Também vi seu histórico acadêmico, que é mediano. Não haverá professor ou mentor que o descubra e o aprecie entre os milhares de alunos. Então, de onde você tira dinheiro para pagar suas mensalidades?”
Liang Ye respondeu: “É do meu primo distante, que me enviou.”
Ling Shu perguntou: “Qual é o nome dele? De onde ele é? Qual é a profissão dele?”
Liang Ye respondeu em voz baixa: “Não sei! Ele só me escreveu depois que meu irmão faleceu, perguntando sobre minha situação. Disse que meus pais o ajudaram antes, então queria me sustentar até eu formar uma família. Ele diz que mora em Beiping, mas não sei o que ele faz. Não posso escrever para ele, mas ele me envia dinheiro regularmente, o suficiente para eu alugar um lugar e estudar.”
Ling Shu disse: “É uma coincidência que, quando seu irmão estava vivo, ele nunca tenha escrito para você. Mas quando ele faleceu e a Família Liang ficou desamparada, essa pessoa apareceu de repente e não só lhe deu dinheiro sem esperar nada em troca, como também nunca revelou seu nome ou endereço. É como um bodhisattva ou imortal reencarnado na Terra. E você simplesmente aceitou sem nenhuma culpa?”
Liang Ye respondeu com raiva: “Se você não acredita em mim, posso lhe mostrar essas cartas. Guardei todas elas!”
Ling Shu pensou consigo mesmo que devia haver algo suspeito sobre uma pessoa lamentável, e essa afirmação era bastante razoável.
Se Liang Zhou tivesse caído a tal ponto, a culpa era inteiramente dele. Por pior que fosse He You’an, ela não conseguiria o forçar a fumar e jogar em casas de apostas.
Culpar os outros pelos próprios erros é sempre o tipo de pessoa mais inútil.
Mesmo sem qualquer vício em fumo ou jogos de azar, suas conquistas na vida foram limitadas.
“Vou lhe dizer a verdade, você não tem um tio distante. Que parente distante apoiaria abnegadamente uma família que nunca conheceu, sem sequer revelar seu nome e origem? Todo esse dinheiro foi enviado a você por He You’an sob falsos pretextos!”
Liang Ye respondeu: “Isso é um absurdo!”
Ling Shu sorriu maliciosamente: “Você já suspeitava, mas não queria admitir que estava em dívida com He You’an. Preferiu se enganar acreditando em um tio distante, para não lhe dever favores e ficar à vontade. É uma situação vantajosa para todos.”
Liang Ye pareceu envergonhado e tentou argumentar, mas não era bom com palavras.
Ele abriu a boca e só conseguiu dizer coisas como: “Você está falando bobagem, eu nunca pensei assim.”
Ling Shu tinha certeza de que Liang Ye não era alguém que planejaria ameaças de morte repetidas vezes. Mesmo tendo o conhecimento, faltava-lhe a coragem. Seu coração não era cruel o suficiente, e ele estava apegado demais ao presente para admitir a He You’an que não conseguiria viver sem ela.
Este jovem, que parecia ter recebido uma educação moderna e se tornado um estudante universitário, era na verdade apenas uma pobre criatura que sobrevivia sugando o sangue de seus parentes.
Enquanto He You’an era interpretada por Shen Shiqi, Liang Ye lia livros confortavelmente, vagava no oceano do conhecimento, agarrando-se aos seus sonhos e ansiando pelo futuro.
Embora a morte de Liang Zhou não tenha sido gloriosa, para Liang Ye, sua vida ainda tinha um futuro brilhante.
A princípio, quando Ling Shu descobriu que He You’an já havia sido casada, não pôde deixar de ter todo tipo de suspeita e imaginação, como qualquer pessoa comum. Chegou a se perguntar se havia algum mal oculto por trás da bela aparência de He You’an.
Entretanto, quando o incidente com Liang Ye veio à tona, indiretamente confirmou a inocência de He You’an.
Quanto mais Liang Ye a desprezava, mais as pessoas sentiam pena e tristeza por He You’an. Ling Shu podia garantir que, mesmo que fosse revelado que He You’an já havia sido casada, no máximo ela enfrentaria algumas críticas por um curto período de tempo.
Mas, assim que as pessoas entendessem a história por trás disso, a opinião pública imediatamente se voltaria e simpatizaria com ela. Sob o atual apelo pela libertação das mulheres na nova era, especialmente em grandes cidades como Xangai, desde que houvesse um pouco de orientação, os jornais imediatamente promoveriam o espírito de amor e a busca pela liberdade de He You’an.
Se isso fosse feito corretamente, sua carreira não só não seria afetada como também poderia alcançar novos patamares.
Ling Shu suspirou.
Liang Ye olhou para ele com medo, como se temesse que ele dissesse algo cruel em seguida.
Mas o que Ling Shu estava pensando era que, como não houve resultado do lado de Liang Ye, eles só poderiam começar do lado de Jiang He.
Será que o competente braço direito de Lu Tongcang, o implacável e astuto Jiang He, pode ser o ponto de virada?
“Cuide-se. Cada um é responsável por suas ações. Mesmo que não espere nada em troca, pelo menos seja grato. Não desperdice sua educação.”
Ling Shu deu um tapinha no ombro de Liang Ye, colocou as mãos nos bolsos e saiu debaixo da árvore.
Ele se perguntou se Yue Dingtang ainda estava ensinando naquela época. Não sabia como seria o jovem que costumava competir com ele agora que era professor.
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
Yue Dingtang quase espirrou. Apertou o nariz e continuou ensinando.
Os alunos abaixo do pódio ouviam atentamente. A posição de professor universitário era altamente respeitada, especialmente para alguém como Yue Dingtang, que havia retornado com honras.
Além disso, suas palestras não eram rígidas. Ele sempre citava exemplos clássicos e contava histórias junto com suas explicações.
Os alunos estavam ansiosos para aprender e desejavam poder se lembrar de cada palavra que ele dizia. Além disso, Yue Dingtang tinha um comportamento encantador, diferente dos antigos acadêmicos que estavam à beira da senilidade. Ele usava um terno de três peças e se mantinha firmr e ereto, com alguns alunos ouvindo atentamente sua palestra enquanto outros devaneios.
De repente, alguém entrou pela porta dos fundos sem fazer barulho.
Havia um assento vazio perto da porta, mas a vista de lá era ruim. Muitos alunos que vinham assistir à aula como ouvinte preferiam sentar no corredor do meio em vez de ficar lá, porque era difícil ver as palavras no quadro-negro.
Entretanto, Yue Dingtang tinha uma visão panorâmica e conseguia ver tudo claramente.
Ele olhou para Ling Shu, que se sentou sorrateiramente, e torceu a boca.
“Agora, gostaria de pedir a opinião da turma sobre uma questão. De que tipo de espírito a China mais precisa para se erguer hoje? O que vocês acham?” Perguntou ele.
“Claro, é foco!” Um aluno se levantou sem hesitar.
“Olhando para o mundo, o Japão passou pela Restauração Meiji e depois prosperou. Originalmente apenas um país pequeno e insignificante, o Japão conseguiu derrotar a Dinastia Qing e se tornar a quarta marinha mais forte do mundo, tornando-se, por fim, uma das grandes potências. A raiz do seu sucesso reside na capacidade de se humilhar e aprender com o Ocidente! “
“Por outro lado, em nosso país, alguns defendem seguir a Inglaterra e os Estados Unidos, enquanto outros promovem o aprendizado com a Alemanha e a França. Há até quem sugira buscar inspiração no Oriente. Tentamos aprender um pouco com o Ocidente e um pouco com o Oriente, olhando para a Inglaterra e os Estados Unidos hoje e para a Alemanha e a França amanhã. No final, não nos tornamos nem aqui nem lá, incapazes de ascender ou cair, o que nos leva à situação atual! Portanto, na minha opinião, se a China quer ascender hoje, precisamos ter um espírito de aprendizado focado. Se não aprendermos, ficaremos para trás. Se aprendermos, devemos aprender com o mais forte, a Inglaterra!”
“Na minha opinião, é uma questão de ter coragem!”
“Não, é sobre paz. Se continuarmos lutando dentro do nosso próprio país, quando teremos paz para falar sobre nos tornarmos fortes?”
Todos tinham suas próprias opiniões e se manifestavam. Yue Dingtang apontou seu bastão de ensino para Ling Shu de longe.
“Vamos ouvir o aluno sentado na porta.” Disse ele.
“Eu?” Ling Shu apontou para si mesmo.
Yue Dingtang assentiu, e todos os olhos se voltaram para Ling Shu.
Ling Shu pensou consigo mesmo que o Sr. Yue devia querer vê-lo fazer papel de bobo.
Ele se levantou lentamente e perguntou: “O senhor realmente quer que eu fale?”
Yue Dingtang respondeu: “Apenas diga o que pensa. Há milhares de opiniões diferentes sobre esse assunto, e você não precisa ser um profissional para as responder.”
Ling Shu sorriu e disse: “Bem, na minha opinião, o que mais precisamos é do espírito sério e meticuloso do Sr. Yue. Quando se trata de qualquer coisa, o mais importante é levar a sério. Contanto que façamos isso, não só alcançaremos os melhores alunos, como até os superaremos.”
A multidão percebeu as provocações e brincadeiras e caiu na gargalhada. Eles se perguntavam qual aluno teria a coragem de zombar abertamente do seu professor.
Yue Dingtang permaneceu inexpressivo.
Ling Shu piscou para ele.
O alvoroço da multidão virou ruído de fundo e palco para os dois. Eles estavam flertando, com ondas escondidas e águas profundas.
Yue Dingtang parecia rever o jovem de anos atrás, cheio de espírito e vitalidade. O tempo havia passado, mas era como se a felicidade pudesse ser revivida.
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
Enquanto isso, Yue Dingtang recebeu um telefonema em seu escritório na delegacia de polícia.
Ninguém atendeu o telefone, então a ligação foi transferida para a sala da secretária, do lado de fora.
Depois de algum esforço, eles finalmente o encontraram na escola quando ele terminou a aula.
“Sr. Yue, minha empregada está em apuros!”
A voz de He You’an estava muito nervosa ao telefone.
Comentários no capítulo "Capítulo 47"
COMENTÁRIOS
Capítulo 47
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...