Capítulo 105
Depois de recuperarem o fôlego, um problema mais importante surgiu diante deles.
“Preciso ir procurar Lao Yuan.” Disse Ling Shu.
“Eu vou.” Ofereceu Yue Dingtang, entregando-lhe uma garrafa de água.
Ling Shu não estava em condições de andar muito sem desmaiar.
“Você sabe onde Lao Yuan pode estar?” Ele perguntou.
Ling Shu pensou por um momento. “Ele disse que estava descendo a montanha para encontrar um médico para mim. Mais tarde, Zhen Congyun e os outros disseram que encontraram Lao Yuan e ele caiu em uma armadilha. Ele pode ter sofrido algum acidente no caminho. Ele está em menor número e vulnerável. Se o encontrarmos em breve, ainda pode haver esperança.”
“Não precisa. Quando você se lembrar de vir me procurar, as flores amarelas já terão esfriado!” Disse uma voz ao longe, não muito distante.
Com passos lentos e pesados, demorou um pouco até que a figura de Lao Yuan aparecesse.
A lanterna colocada no chão alongava a sombra atrás dele.
“Droga, não consegui encontrar o médico e quase me quebrei tentando!” Ele deu um suspiro de alívio e se jogou ao lado de Ling Shu, esticando as pernas e sem se mexer.
“Como você está?” Ling Shu ficou agradavelmente surpreso ao vê-lo retornar.
“Sorte, não levei um tiro. Eu mesmo pulei de um penhasco e fui parado no meio do caminho por uma árvore. Meus braços e pernas estão praticamente quebrados. Fiquei com medo de que encontrassem você aqui, então voltei rapidamente para a montanha para procurar você.” Lao Yuan cuspiu um pouco de espuma de sangue e perguntou fracamente: “E aquela mulher perversa? Ela está morta?”
Ling Shu respondeu: “O corpo está logo ali na esquina. Levante-se e ande alguns passos e você o verá.”
As palavras de Lao Yuan foram exatamente as mesmas dele antes: “Não tenho mais forças para me levantar. Deixe-me descansar um pouco, de preferência dormir.”
Mas Ling Shu sentiu um pouco de frio.
Este lugar já era úmido e frio, e pessoas comuns não poderiam ficar ali por muito tempo, muito menos ele, que só tinha metade da vida restante.
Por mais que se vestisse, ele não conseguia evitar que camadas de frio se infiltrassem pelas rachaduras na pedra e na lama. Seus ferimentos ainda doíam insuportavelmente, e o sangue meio seco e as roupas grudavam, dando às pessoas a ilusão de mofo e decomposição que viriam com o tempo.
“Frio?”
Yue Dingtang percebeu que ele estava tremendo.
“Não é nada.”
Ling Shu respondeu suavemente, chutando Lao Yuan com sua perna intacta.
“Antes de subirmos, mostre-me o que tem nessas duas caixas.”
Lao Yuan disse: “Qual a utilidade de ver isso? Você pode ficar com isso para você?”
Ling Shu exclamou: “Eu também preciso ver o que tem dentro! Arrisquei minha vida para ajudar você a transportar esta remessa de mercadorias. Se não me deixar dar uma olhada, não poderei descansar em paz nem mesmo na morte! Pare de perder tempo e abra a porta. Quero ver que tipo de tesouros raros há naquela caixa, até mesmo a escritura esculpida em marfim e o pagode budista podem ser usados como isca. O que tem dentro daquela caixa?!”
Lao Yuan respondeu: “Falando do pagode budista, este também é um tesouro incrível. O velho ficou tão triste quando o doou.”
Ling Shu retrucou impacientemente: “Não me importo com isso. Depois que foi roubado por Zhen Congyun, desapareceu sem deixar vestígios. Talvez alguém o encontre por acaso daqui a algumas décadas! Pare de enrolar e abra a porta. Caso contrário, você me deve meia tigela de macarrão, e só os juros já valem pelo menos dez dólares!”
Lao Yuan ficou perplexo, xingando baixinho enquanto se levantava.
“Você era um jovem mestre rico, não é? Dizem que até um navio podre tem sete centímetros de pregos. Como é que você está agindo como alguém que nunca viu o mundo antes, caindo num poço de dinheiro? Naquela época, eu mal conseguia pegar meia tigela de macarrão de você, e você ainda fala sobre isso agora!”
Na impressão de Yue Dingtang, o Lao Yuan que ele ouvia dos outros era uma pessoa taciturna que dificilmente falava na frente da Família Guan. Quando o armazém foi aberto naquele dia, os irmãos Guan brigaram muito, mas ele não saiu para tomar conta da situação. Agora ele estava discutindo com Ling Shu, e ele parecia uma pessoa completamente diferente.
Talvez este fosse o seu verdadeiro eu. O Lao Yuan diante das pessoas era apenas uma sombra de seu irmão falecido, enquanto o Lao Yuan atrás de portas fechadas era o verdadeiro camarada que lutou ao lado de Ling Shu no campo de batalha.
Lao Yuan caminhou até a porta e se abaixou para inserir a pedra redonda na ranhura.
Após um som abafado de pedras rolando, Lao Yuan empurrou a porta com a mão.
Ele fez uma careta, incapaz de usar o braço e teve que passar a usar o ombro, ainda sentindo o esforço.
“Ei, Mestre Yue, venha me dar uma mão!”
Ling Shu era um caso perdido – o jovem mestre só sabia ficar sentado no chão, esperando que lhe entregassem comida e roupas. Se ele conseguisse cuidar de si mesmo, já seria o suficiente.
Lao Yuan chamou diretamente Yue Dingtang.
“Vou contar até três e vamos usar a nossa força juntos. A direção é à esquerda, e vamos empurrar pela direita!”
Yue Dingtang assentiu, ele também tinha um braço machucado e só conseguia usar o outro ombro para empurrar a porta.
“Como diz o ditado, duas pessoas trabalhando juntas superam qualquer obstáculo. Vamos nessa!” Ling Shu comentou preguiçosamente ao lado, apenas fazendo barulho sem esforço algum, irritando as pessoas.
“Cale a boca!” Gritou Lao Yuan.
Lao Yuan lhe lançou um olhar feroz.
Esse cara nunca mudava, sempre devendo alguma coisa aos outros.
Mas ele era bonito, e a maioria das pessoas que ele conhecia eram superficiais e facilmente influenciadas por sua aparência.
Ele sempre foi tratado melhor que os outros, ganhando até uma colherada extra de comida no refeitório.
“Vamos, um, dois, três, empurre!”
Finalmente, a porta se abriu lentamente.
A diferença aumentou.
Dentro da sala de pedra, algumas caixas estavam empilhadas num canto. Fora isso, não havia mais nada.
“As duas caixas à esquerda contêm rações secas, além de água e vinho. A água está parada há algum tempo, então precisa ser fervida. As rações secas estão lacradas em potes e ainda devem estar comestíveis.”
As caixas nem estavam trancadas. Lao Yuan tirou alguns saquinhos de pano do caixão e os colocou cuidadosamente ao lado das caixas.
Ling Shu não sabia quando ele tinha chegado e estava segurando uma lanterna para iluminar o interior.
Lao Yuan alertou: “Cuidado, há caligrafias e pinturas lá dentro, não toque nelas!”
“Eu sei, eu sei. Já vi mais caligrafias e pinturas do que a quantidade de sal que você comeu, e não danifiquei nada.” Ling Shu estava com preguiça de o ouvir e largou a caixa, tirando um pergaminho de dentro.
“Vamos, Lao Yue, ajude-me a abrir. Vamos ver que tesouro o velho deixou para trás.”
Yue Dingtang também estava curioso sobre as duas caixas que o Velho Mestre Guan havia protegido cuidadosamente, o que também envolvia a Família Yue.
No entanto, ele não demonstrou isso tão descaradamente quanto Ling Shu.
O pergaminho foi aberto lentamente. A iluminação interna era extremamente fraca, mas o contorno geral ainda podia ser visto.
Muito verde, montanhas distantes e prédios próximos, com vista para o lago, flores de pessegueiro e vegetação verdejante, e uma plataforma alta como um paraíso.
Cercados por um ambiente mal iluminado, parecia que uma terra dos sonhos se materializava diante de seus olhos. A fumaça densa e a beleza congelada no tempo os deixaram inebriados.
“O que é isso?”
“As Quarenta Cenas do Yuanmingyuan.”
“Mas espere, eu lembro que esta pintura foi roubada do Yuanmingyuan quando ele foi incendiado. Agora está na França.”
“Esta não é a obra original, mas uma cópia. No entanto, sua origem ainda é notável. Após o incêndio do Antigo Palácio de Verão, o Imperador Xianfeng não conseguia dormir e queria se redimir e deixar algo para as gerações futuras. Ele seguiu o exemplo de seus ancestrais e contratou artistas famosos da época para pintar um quadro das Oito Cenas do Palácio de Verão. No entanto, o Palácio de Verão não era tão grandioso quanto o Antigo Palácio de Verão, construído e administrado durante uma era próspera. Depois de muita reflexão, o Imperador Xianfeng sentiu que pintar o Palácio de Verão carecia de significado. Então, reuniu vários pintores da corte e calígrafos talentosos e copiou esta pintura com base nos quarenta esboços preservados no palácio.”
Lao Yuan falou longamente, sentindo-se exausto. Abriu uma jarra de vinho e tomou vários goles para recuperar o fôlego.
“Tudo isso foi o Velho Mestre Guan que me disse.” Disse Lao Yuan. “Ele disse que, embora esta imitação seja muito inferior em habilidade e reputação às Quarenta Cenas reais, pelo menos pode ser passada para as gerações futuras, permitindo-lhes vislumbrar a era florescente das paisagens de jardim. Ver esta imitação também pode nos lembrar de que a original ainda está nas mãos dos estrangeiros. Não devemos esquecer o passado e aprender com ele para o futuro. É mais precioso do que qualquer ouro, prata ou tesouro. Provavelmente foi isso que ele quis dizer. Eu não estudei muito, então não consigo me lembrar das palavras exatas dele, mas você provavelmente entendeu a ideia geral.”
Yue Dingtang enrolou cuidadosamente a pintura e a amarrou novamente, depois foi olhar as outras coisas na caixa.
Havia uma cópia rara de um livro da Dinastia Ming que foi destruída durante a compilação da Biblioteca Completa dos Quatro Tesouros.
Havia um camelo pintado que estava desbotado desde a Dinastia Tang.
Havia um par de caquis esculpidos em jade vermelho.
Havia dois pagodes budistas envoltos em tecido de algodão amarelo. Eram de uma beleza requintada, com mais pedras preciosas incrustadas do que o pagode budista que Yue Dingtang havia obtido. As diversas técnicas utilizadas no interior, como incrustação, torção de seda e microescultura, eram todas de um artesanato soberbo, incomparável ao do pagode anterior.
Ao ver o pagode budista antes, Ling Shu achou que seus olhos estavam prestes a se ofuscar com seu brilho. Agora, olhando para os dois pagodes menores, sentiu que o anterior era vulgar e indigno. Os dois pagodes diante dele eram verdadeiros tesouros que combinavam arte e riqueza.
Ele não conseguiu evitar respirar fundo o ar fresco.
Ele ouviu um leve movimento e virou a cabeça para olhar.
Lao Yuan recuou alguns passos sem que ele percebesse, e agora estava olhando para eles com uma expressão vigilante, como se estivesse se protegendo para que eles não se tornassem gananciosos de repente e se voltassem uns contra os outros.
Ling Shu riu e chorou: “Somos dois irmãos que foram resgatados das trincheiras da morte. A única coisa que falta é que não nascemos da mesma mãe. Por que você está agindo assim? Você está me fazendo parecer um vilão! Mesmo que eu quisesse roubar você, somos só nós dois aqui. Você não pode me derrotar, então saia daqui!”
Ao ouvir as palavras de Ling Shu, Lao Yuan deu um suspiro de alívio e sorriu sem jeito: “Tantos pais, filhos e irmãos brigaram por dinheiro. Você viu o que aconteceu com os irmãos Guan. Preciso ser cauteloso. Não nos vemos há tantos anos, e eu temia que você pudesse ter sido corrompido pelas luzes brilhantes e pelo vinho de Xangai.”
“Mas você já foi emboscado por mim quando desceu antes. Deixe-me dizer, mesmo que você tenha sido beijado pelos porcos da Família Guan, eu não teria mudado!”
Depois de o amaldiçoar, o comportamento de Ling Shu mudou.
Ele pegou o pequeno pagode budista e o examinou atentamente, estalando a língua. “Falando nisso, esses tesouros são bem raros. Vamos ver se há alguma pérola ou pedra preciosa que tenha caído durante o transporte. Elas se separaram voluntariamente, então, se as pegarmos, podemos considerar que encontramos um bom lar para elas.”
Lao Yuan observava com medo enquanto Ling Shu pegava cada item e os colocava de volta no lugar. Ele temia que Ling Shu os sacudisse e acidentalmente derrubasse algumas joias.
Entretanto, Yue Dingtang ficou confuso e perguntou: “Onde o velho conseguiu todos esses tesouros?”
Havia muitas coisas aqui que claramente vieram do palácio.
Embora a Família Guan tenha sido próspera no passado, eles passaram por tempos difíceis nos últimos anos.
Era como encontrar uma agulha num palheiro coletar esses tesouros raros das pessoas comuns, e era improvável que o velho, que era apenas um plebeu, pudesse os reunir em quantidades tão grandes.
Lao Yuan suspirou: “Eu sei disso. Há mais de uma década, houve um grande incêndio na Cidade Proibida. Dizia-se que o incêndio havia sido causado pelo antigo Imperador Qing, que abdicou, mas ainda vivia no palácio. Ele suspeitava que os eunucos e guardas estivessem roubando tesouros do palácio, então queria fazer um inventário. No entanto, apenas dois dias depois de falar, o Palácio Jianfu pegou fogo.”
Yue Dingtang respondeu: “Eu também ouvi falar desse incêndio. Ele durou uma noite inteira, e até os bombeiros estrangeiros vieram ajudar a apagá-lo. Mas dizem que muitos tesouros se perderam no incêndio.”
Lao Yuan disse: “Essas são todas declarações externas. Não existe coincidência no mundo. São claramente aqueles eunucos lá embaixo que são ousados, e quando veem seu mestre acertando contas, simplesmente queimam tudo e dão por encerrado o expediente. Até o imperador só pode ficar perplexo. Na minha opinião, este imperador foi tão injustiçado que nem consegue falar. Ele perdeu seu país e está confinado na Cidade Proibida. Nem mesmo as terras lá dentro estão sob seu controle. Se eu fosse ele, teria simplesmente me deitado, fechado os olhos, chutado as pernas e dado por encerrado o expediente!”
Ling Shu interrompeu: “Chega de bobagens, vamos direto ao ponto!”
Lao Yuan disse: “O que mais importa? Os palácios e edifícios com mais tesouros foram todos queimados até virarem cinzas, e esses livros contábeis são impossíveis de encontrar. Mais tarde, muitos tesouros que se dizia terem vazado do palácio apareceram em antiquários e casas de penhores. De caligrafia e pinturas a utensílios, tudo estava disponível. Essas duas caixas de coisas foram colecionadas pelo Velho Mestre Guan ao longo de dez anos. Algumas foram compradas de idosos e jovens que fugiram da capital, outras em antiquários locais e outras vendidas por parentes distantes que queriam trocar suas relíquias de família por dinheiro. Você conhece a história da Família Guan, há muitos parentes e conexões assim.”
Yue Dingtang disse: “Com tantos tesouros, por que não os deixar para seus filhos? Mesmo que você espere que um descendente tenha sucesso no futuro, ainda será uma fortuna considerável.”
Lao Yuan riu baixinho: “Com o país em ruínas, onde está a riqueza? Mesmo que você tenha montanhas de ouro e prata, ainda precisa a proteger! Em vez de a deixar cair nas mãos daqueles incompetentes da Família Guan, que a venderão ou até mesmo a entregarão aos japoneses, é melhor levar de volta para Pequim. O velho ouviu dizer que a Cidade Proibida já começou a transportar tudo para o sul para evitar uma possível guerra, então me fez pegar essas duas caixas e encontrar a força principal juntos. Ele disse que se essas coisas puderem se encontrar com a força principal e forem retiradas quando o país estiver em paz, então isso realmente trará bênçãos para as gerações futuras e deixará um legado!”
É impossível que Yue Dingtang não tenha ressentimento em relação ao Velho Mestre Guan.
Esse velho o chamou de Xangai só para usar a Família Yue para tornar esse plano mais perfeito.
Yue Dingtang se tornou o alvo número um após obter o pagode do Buda. Enquanto todos o invejavam e olhavam com inveja, Lao Yuan transportou secretamente duas caixas de tesouros reais.
O velho não enganou apenas seu sobrinho distante, mas também seus próprios filhos. Ele permitiu que seus filhos gerassem conflitos entre si, fazendo com que eles não gostassem uns dos outros e até convidassem russos e japoneses para suas casas.
Mas Yue Dingtang não podia fazer nada em relação ao velho.
Porque ele já estava morto, e os mortos não precisam assumir nenhuma responsabilidade.
Mesmo que Yue Dingtang o amaldiçoasse em voz alta em frente ao seu túmulo, o velho não voltaria à vida.
Além disso, no final, o velho não estava agindo apenas em benefício próprio.
Seus filhos talvez não o entendessem e, mesmo que soubessem a verdade, poderiam culpar o velho por favorecer os de fora.
A pessoa que mais o entendeu foi, na verdade, o ousado Lao Yuan, que estava disposto a transportar tesouros correndo riscos pessoais.
“Vamos levar as caixas para lá primeiro. Não quero mais ficar aqui embaixo. Tenho medo que aquela mulher me espanque até a morte. Prefiro morrer congelado lá em cima!” Resmungou Lao Yuan.
Ele fechou as caixas com força, não permitindo que Ling Shu as admirasse mais.
As duas caixas eram bem pesadas, e os três eram soldados exaustos. Levaram meio dia para finalmente levantar as caixas.
O portão do templo estava bem fechado, mas eles conseguiram acender uma fogueira e ferver água. Adicionaram farinha de cevada e carne bovina em conserva para preparar uma refeição quente.
Ling Shu estava deitado sobre uma pilha de palha, com o rosto vermelho por causa das chamas. Depois de passar pelo inferno e voltar, ele só queria dormir bem.
Quando Yue Dingtang viu que a comida na panela estava quase pronta, ele quis acordar Ling Shu para comer.
Mas ele viu que ele dormia profundamente e não conseguiu o acordar, não importava o quão suavemente ele o chamasse.
“Esqueça, não o acorde. Deixe-o dormir um pouco e comeremos quando ele acordar. Se não fosse eu o arrastando para o fosso, ele não teria se machucado assim. Devo isso a ele como irmão. Aliás, tenho uma coisa para lhe perguntar.”
Lao Yuan pegou um grande pedaço de carne cozida em uma tigela com uma colher e entregou a Yue Dingtang.
O sabor da carne assada misturada com farinha de cevada cozida pode não ser um banquete, mas era uma iguaria rara naquele momento.
Lao Yuan não estava enrolando.
Ele olhou fixamente para Yue Dingtang e perguntou diretamente: “Se transportarmos essas coisas para fora, você vai nos impedir?”
Yue Dingtang deu uma resposta direta: “Não, não vou.”
Lao Yuan continuou: “Então, você tem alguma ligação com os japoneses?”
Yue Dingtang respondeu: “Talvez alguns membros da Família Yue tenham, mas eu não.”
Essa resposta foi bastante intrigante, e Lao Yuan ficou momentaneamente surpreso antes de zombar.
“Não suporto lidar com vocês, literatos, que ficam enrolando e se recusam a ser claros. Pergunto: se suspeitaram de Ling Shu naquele dia, por que deixaram Ivanov e seus homens prosseguirem com suas matanças e saques?”
Yue Dingtang explicou: “Naquela época, eu só sabia que ele estava escondendo algo de mim e imaginei que você pudesse saber. Mas eu não sabia dos seus planos específicos e só queria entrar no jogo e ver o que ele estava tramando. Naquela noite, depois que ele me drogou, fui acordado pelo Mestre Guan Da, e você sabe o resto.”
Após um momento de silêncio, Lao Yuan falou: “Mandei-o roubar o pagode para desviar a atenção de todos, mas não esperava que Ivanov aparecesse. Quase arruinou tudo e poderia ter custado a sua vida. Devo-lhe uma. Na ocasião, ele fez algum barulho para afastar a multidão e o proteger, o que permitiu que Ivanov e seus homens escapassem rapidamente.”
Yue Dingtang ergueu uma sobrancelha. “Ele me drogou e quase me matou. Você está dizendo que eu não o deveria culpar?”
Lao Yuan zombou e tirou uma caixa de cigarros do bolso.
Ele acendeu um e começou a soprar anéis de fumaça.
Depois de um momento, ele se lembrou da pessoa ao seu lado e educadamente ofereceu um a Yue Dingtang.
Ele pensou que o jovem de família rica não estaria interessado naquele tipo de cigarro, mas, para sua surpresa, Yue Dingtang pegou três, fumou um e embolsou os outros dois, fazendo o Lao Yuan estremecer de dor.
“Naquele dia, ele foi ao hospital para ver você. Quando saiu, sua enfermaria tinha acabado de explodir. Ele não hesitou em voltar e procurar você, mas eu o deixei inconsciente. Mais tarde, na montanha, ele disse que, depois de me ajudar com meus negócios, ainda queria voltar à cidade para procurar você.”
A mão de Yue Dingtang segurando o isqueiro parou.
Lao Yuan não percebeu e continuou falando com seriedade: “Jovem Mestre Yue, sei que pessoas como você nunca têm falta de amigos, especialmente aqueles que o bajulam e agradam. Mas Ling Shu, não o julgue por sua preguiça e fraqueza nos dias comuns. Essas são as raízes de seus ferimentos no campo de batalha. Algumas pessoas podem não parecer bem-comportadas superficialmente, falar um monte de bobagens, amar o dinheiro e a vida, mas, na realidade, são mais leais e devotadas do que qualquer outra pessoa. Esse é o tipo de pessoa que Ling Shu é.”
*ੈ✩‧₊˚༺☆༻*ੈ✩‧₊˚
O autor tem algo a dizer:
Embora esta história seja fictícia, a parte sobre a proteção dos tesouros da Cidade Proibida é verdadeira e uma lenda magnífica. Com dezenas de milhares de itens preciosos, eles foram transportados do norte para o sul por 33 anos até a libertação do país, e quase nenhum se perdeu ou foi danificado. Tudo graças ao trabalho árduo das pessoas que os transportaram. Se tiver interesse, você pode ler mais sobre esta história fascinante.
Comentários no capítulo "Capítulo 105"
COMENTÁRIOS
Capítulo 105
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...