Capítulo 106
Lao Yuan percebeu que Yue Dingtang estava perdido em pensamentos.
Depois que ele terminou de falar, o último ficou olhando para o fogo, perdido em seu próprio mundo. Ele não sabia o que estava pensando até ver o cigarro na mão de Yue Dingtang quase queimando seus dedos. Lao Yuan não conseguiu evitar empurrar o braço, e só então ele se recuperou, sacudindo as cinzas e dando uma tragada profunda.
“Lembro que ele estava em ótima forma. Ele sempre ficava entre os três primeiros em corridas de longa distância e era quem marcava mais gols quando jogávamos bola juntos na escola. Um grupo de alunas até fazia um desvio depois da aula só para passar no parquinho e o ver jogar.”
A fumaça subiu em direção ao fogo, trazendo lembranças do passado.
“Você sabe o quanto ele adora se exibir? Enquanto todos os outros tiram a roupa para se refrescar ao jogar basquete, ele insiste em usar um terno Zhongshan completo, correndo pela quadra com dignidade só para ouvir as alunas elogiando seu estilo.” Yue Dingtang terminou de falar e não conseguiu conter o riso.
“Seu estado atual se deve principalmente aos ferimentos sofridos no campo de batalha, seja por estilhaços ou balas. Você deve ter notado o problema na mão direita dele, que foi perfurada por uma baioneta inimiga durante um combate corpo a corpo na neve. Ele era um atirador de elite em nosso batalhão, famoso tanto dentro quanto fora, mas depois daquele ferimento, não conseguia mais segurar uma arma.”
Para ser honesto, o Lao Yuan sempre achou que Yue Dingtang era imprevisível.
Embora os três estivessem sentados ali, tendo sobrevivido juntos a uma situação de vida ou morte, Lao Yuan ainda não conseguia confiar totalmente em Yue Dingtang.
Talvez fosse porque ele precisou esconder sua identidade e ficar ao lado do Velho Mestre, então ele desenvolveu o hábito de sempre observar os outros com um olhar desconfiado.
Mas não importava se ele não acreditava em Yue Dingtang.
O importante era que Lao Yuan achava necessário que Yue Dingtang acreditasse em Ling Shu. Ele não queria que nenhum mal-entendido no futuro pudesse levar Yue Dingtang a colocar Ling Shu em perigo.
“Todos nós achávamos que a mão dele seria inútil, mas depois que ele recebeu alta do hospital, ele começou a praticar com a mão esquerda. Desde segurar hashis até escrever e, por fim, até pegar vagens uma a uma com os hashis. Achei isso impressionante o suficiente, mas um dia ele me disse que conseguia atirar com a mão esquerda. Pensei comigo mesmo: qual é o problema? Qualquer pessoa com um dedo indicador funcional consegue puxar um gatilho.”
Os olhos de Yue Dingtang brilharam de alegria. “Ele pode parecer despreocupado, mas na verdade é muito competitivo. Ele é assim desde pequeno. Antes de cada prova, ele dizia que não estudava muito, mas, na verdade, lia livros todos os dias até pegar no sono. Aposto que ele já treinou a mão esquerda para atirar muito bem.”
Lao Yuan balançou a cabeça e riu: “A culpa é da minha ingenuidade na época. Eu não acreditava em superstições e insisti em apostar com ele. Fomos ao campo de tiro com a nossa diversão e começamos a atirar em alvos. Adivinhe o que aconteceu? Eu perdi mesmo! Esse cara tinha praticado tiro com a mão esquerda secretamente por dois meses e me venceu por pouco, alguém que usava a mão direita há anos!”
Era exatamente esse o tipo de coisa que Ling Shu faria.
Yue Dingtang sorriu silenciosamente, sentindo uma emoção sutil que não conseguia explicar.
Era como se você estivesse lá e tivesse orgulho disso.
Mas esse sentimento foi passageiro, pois Yue Dingtang olhou para a mão direita de Ling Shu.
Este último dormia profundamente, deitado de lado, de frente para eles, com a mão direita pendurada flácida e algumas manchas de sangue seco na manga. No entanto, seus dedos eram longos e bonitos, e suas unhas eram bem aparadas. Não havia nenhuma indicação de que esta mão estivesse parcialmente incapacitada.
Yue Dingtang ainda se lembrava da primeira vez que viu Ling Shu depois de uma longa separação. Estava na prisão e ele notou Ling Shu escrevendo com a mão esquerda. Na época, ele teve algumas dúvidas, mas nunca imaginou que por trás dessas dúvidas havia um passado tumultuado.
O menino que uma vez teve que enrolar os dedos em um lenço após ser picado por uma flor tinha se transformado em um homem com uma vontade tão forte quanto aço, escondido de sua vista.
Lao Yuan suspirou: “Mas não importa o quão preciso ele seja, sua mão esquerda ainda é sua mão esquerda. Não se compara à sua mão direita original. Sua pontaria naquela época era realmente notável, é uma pena!”
Yue Dingtang perguntou: “Como ele conseguiu tantos ferimentos? O Exército do Nordeste não recuou rapidamente sem revidar?”
Lao Yuan falou calmamente: “Embora tenha sido dito dessa forma, alguns de nós ainda resistimos. Lembro-me daquele ano, quando estávamos estacionados em Changchun. O exército japonês veio de Beidaying, claramente com a intenção de anexar as três províncias do Nordeste. Alguns até tinham a ilusão de que, se dessem alguns benefícios aos japoneses, eles parariam. Outros esperavam que os russos… ajudariam, mas no final, Fengtian, Siping e Yingkou caíram. Quando eles se juntaram a nós em Changchun, nós nos recusamos a nos render e defendemos a cidade a noite toda.”
O tom de Lao Yuan era inexpressivo. Para ele e Ling Shu, tudo isso era passado. O fato de poderem sentar ali em segurança já era uma grande bênção.
Yue Dingtang ficou em silêncio por um momento antes de dizer: “Eu estava no exterior na época e li relatórios relevantes. Todos diziam que o Nordeste não resistiu, então toda a linha se desintegrou rapidamente, mas não mencionaram Changchun.”
Lao Yuan soltou uma risada amarga: “Só resistimos por uma noite. Não é algo para se orgulhar, então não vou mencionar. Não queremos nos envergonhar. Mas naquela noite, realmente arriscamos nossas vidas. O poder de fogo do inimigo era muito forte e não tínhamos reforços. Muitos dos nossos homens perderam a vontade de lutar. Quando soubemos que as cidades próximas estavam recuando sem resistência, soubemos que não poderíamos mais resistir. Um por um, nossos irmãos caíram. Se Ling Shu não tivesse me empurrado, eu não estaria aqui conversando com você agora.”
Yue Dingtang perguntou: “O que aconteceu depois?”
Lao Yuan começou: “Depois disso, o grupo que sobreviveu ficou gravemente ferido e não pôde retornar ao campo de batalha. Mas nos recusamos a aceitar o rótulo de perdedores covardes e decidimos nos separar e lutar em estilo guerrilha no deserto, enfrentando o inimigo. De setembro a dezembro, três meses inteiros, enfrentamos chuva e neve, caçamos para comer e lutamos para sobreviver. Originalmente, éramos mais de trinta, mas no final, restaram apenas sete, incluindo eu e Ling Shu.”
Yue Dingtang respondeu: “Isso parece incrivelmente brutal.”
Lao Yuan disse: “A estratégia de troca de vidas só pode ser usada por homens comuns. Vendo o Nordeste cair, as forças principais recuando para o interior e nossos ferimentos causando dor mesmo na chuva e no vento, com um estilhaço ainda alojado no ombro de Ling Shu, mesmo que voltemos para o campo de batalha, seremos apenas um fardo para nossos irmãos. Após alguns cálculos, decidimos nos retirar completamente. Depois disso, Ling Shu e eu nunca mais nos contatamos.”
Yue Dingtang queria dizer algo, mas achou que não importava o que dissesse, seria uma crítica desnecessária a Lao Yuan e seus companheiros.
“Você se arrepende?” Ele perguntou a Lao Yuan, mas também, por meio dele, perguntava a Ling Shu.
Lao Yuan enxugou o rosto, riu duas vezes e todo o seu desânimo desapareceu.
“Do que eu tenho que me arrepender? De ter matado o inimigo ou de ter resistido? Só me arrependo de não ter tido mais homens na época, de não ter matado mais. Um homem nascido neste mundo, se não puder viver uma vida heroica, qual a diferença entre sua vida e a de um cachorro ou de um gato?”
Yue Dingtang ponderou por um momento e disse: “Se eu soubesse antes…”
Se ele soubesse antes, não teria deixado Ling Shu o seguir para o Nordeste, para reviver o ferro e o sangue do passado.
Mas se ele não tivesse feito essa viagem, como ele saberia de tudo isso?
Agora ele só se arrependia de seu comportamento de longa data de testar os outros.
Esses testes inevitavelmente feriam o coração da outra pessoa.
Principalmente o momento em que ele apontou a arma para a outra pessoa.
Yue Dingtang não sabia o que Ling Shu estava sentindo naquele momento. Até ele próprio ficou confuso e sem palavras. Mas quando ele pensou nisso agora, ele só sentiu arrependimento.
Como uma ferida encharcada em água salgada, seu coração doía e pulsava, incapaz de deixar de sentir a dor e o inchaço. Era tarde demais para desistir.
“Depois que nos encontrarmos, não tivemos tempo para colocar o papo em dia. Ele voltou para Xangai? Ele é mesmo seu subordinado?” Perguntou Lao Yuan.
Yue Dingtang ouviu a pergunta de Lao Yuan.
“Sou consultor de meio período na Secretaria Municipal, e ele é meu secretário assistente. Ele fica no escritório todos os dias, sem participar de missões de campo nem enfrentar tiros. É muito seguro.” Respondeu Yue Dingtang.
Lao Yuan arregalou os olhos. “Mas ele ainda se feriu gravemente desta vez!”
Yue Dingtang se lembrou das vezes anteriores em que Ling Shu se machucou, o que parece ter acontecido enquanto eles investigavam casos juntos.
“Ele não é do tipo preguiçoso. Mesmo que você diga para ele descansar, ele não vai conseguir ficar parado.” Disse Yue Dingtang com um sorriso.
Lao Yuan pensou sobre isso e se sentiu impotente: “A culpa é minha. Eu não deveria o ter arrastado para isso, mas preciso de um ajudante e não há mais ninguém em quem eu possa confiar.”
“Farei o meu melhor para evitar que ele se machuque novamente.”
Quando Yue Dingtang disse isso, sua voz estava tão baixa que só ele conseguiu ouvir.
Enquanto isso, Ling Shu, que estava imerso em um sonho tranquilo, não tinha a mínima noção do que estava acontecendo no mundo exterior.
Comentários no capítulo "Capítulo 106"
COMENTÁRIOS
Capítulo 106
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...