Capítulo 74
Em uma tarde quente e arejada, com um toque de frio no ar, era o momento perfeito para um cochilo.
Yue Dingtang estava escrevendo um artigo comparando os sistemas jurídicos das dinastias Ming e Qing.
Ele havia reunido todos os materiais necessários e agora só faltava organizar as frases em sua mente e as colocar no papel.
Ele tinha escrito bastante quando pegou sua caixa de cigarros e a encontrou vazia.
Assim que a vontade de fumar surgiu, toda a sua inspiração se despedaçou e Yue Dingtang ficou inquieto, desejando poder imediatamente segurar um cigarro na mão e dar uma tragada.
“Você pode me comprar um maço…” Ele começou a dizer, mas quando olhou para cima, ficou sem palavras.
Ling Shu dormia profundamente, com a cabeça apoiada no braço e a boca ligeiramente aberta, pronto para babar a qualquer momento. Ele nem conseguia dizer com o que estava sonhando. Quando Yue Dingtang olhou, viu um sorriso misterioso no rosto de Ling, como se ele estivesse se afogando em uma pilha de dinheiro e dormindo em cima dela.
Yue Dingtang suspirou e caminhou até ele, batendo na mesa.
Toc toc toc.
Ling Shu não reagiu.
Yue Dingtang estendeu a mão e o empurrou.
Ling Shu soltou um espirro insatisfeito pelo nariz, mudou de posição e continuou roncando.
Yue Dingtang se aproximou do ouvido dele e falou com uma voz magnética e encantadora, quase como se estivesse sussurrando coisas doces:
“Hoje é dia de pagamento.”
“Hã? É!”
Ling Shu levou cerca de três segundos para processar a informação e acordar. De repente, se sentou ereto, com os ombros emitindo um estalo doloroso por estar curvado por tanto tempo.
Ling Shu estremeceu de dor.
“Que pagamento? Ouvi direito?” Ele perguntou.
“Você ouviu direito. Recebi meu salário e bônus este mês.” Respondeu Yue Dingtang.
Ling Shu pareceu confuso. “E o meu?”
Yue Dingtang olhou para ele como se ainda não tivesse acordado. “Você não acabou de receber o seu?”
O cargo oficial de Ling Shu era de Assistente do Consultor na Secretaria Municipal, com um salário mensal fixo. No entanto, Yue Dingtang também ocupava o cargo de professor universitário, o que lhe permitia receber o dobro do salário.
Ignorando a origem familiar de Yue Dingtang, seus dois empregos combinados lhe proporcionaram uma vida confortável em Xangai.
Em comparação, Ling Shu tinha que viver com um orçamento mais apertado.
Quando He You’an deixou o dinheiro para eles, Yue Dingtang pensou que Ling Shu dividiria com ele.
Mas, para sua surpresa, Ling Shu não tocou em um único centavo e o deixou no cofre número 7708. Ele disse que esperaria até que He Lixin crescesse antes de o dar a ele.
Ling Shu continuou sendo mesquinho e pechinchando com o chefe, mesmo na hora do café da manhã, tentando conseguir mais pudim de tofu pelo mesmo preço.
“Meu salário chegou em casa ontem, mas foi farejado pelo cachorro da minha irmã e confiscado.” Disse Ling Shu, espreguiçando-se e bocejando pesadamente, sentindo-se sonolento e prestes a desabar na mesa novamente.
Yue Dingtang agarrou rapidamente o colarinho. “Vá me comprar um maço de cigarros, Hademen.” Ele tirou uma nota grande. “Você pode ficar com o troco.”
O escritório ficou em silêncio mais uma vez.
Enquanto pensava nos cigarros que chegariam em breve, Yue Dingtang relutantemente suprimiu seu vício e tentou se concentrar no rascunho inicial de seu artigo.
No entanto, ele continuou escrevendo e parando, e antes que percebesse, meia hora já havia se passado. Ele sabia que Ling Shu, com suas pernas longas, conseguiria facilmente voltar da tabacaria do outro lado da rua da Secretaria Municipal em poucos instantes.
Ling Shu estava ausente há quase uma hora, o que já era um milagre, a menos que ele tivesse encontrado algum evento inesperado no caminho.
Yue Dingtang já tinha visto Ling Shu sendo abordado por alunas antes. Era uma época em que até mesmo os alunos ousavam perseguir seus professores por amor.
Com o charme de Ling Shu, ele era como um pessegueiro que conseguia atrair mulheres apaixonadas e carentes por onde passasse. Se encontrasse alguém como He You’an, tudo bem, mas se encontrasse alguém como a Srta. Zhen, da Família Zhen, seria um desastre.
Embora não fosse uma escola, as alunas deveriam estar na aula naquele horário.
Yue Dingtang se levantou, com medo de que se não saísse e encontrasse a pessoa, não conseguiria fumar hoje.
Ling Shu estava conversando com um vendedor de cigarros.
Os nordestinos chamam isso de ‘conversa sobre as montanhas’, enquanto as pessoas em Sichuan chamam de ‘montar uma formação de portão de dragão para conversar’.
Mas Yue Dingtang nunca tinha visto alguém conversando por meia hora enquanto comprava um maço de cigarros. Ao se aproximar, percebeu que Ling Shu estava barganhando com o vendedor.
Uma caixa de cigarros Hademen custava algumas moedas de cobre, e o vendedor não tinha troco suficiente.
Ling Shu insistiu em comprar dez caixas e exigiu que o vendedor lhe desse uma de graça. O vendedor concordou em dar apenas metade da caixa de graça, e os dois conversaram sem parar.
O vendedor conheceu alguém eloquente e conhecedor, e ele falou sobre a origem do nome ‘Hademen’ e se a empresa de tabaco aumentaria os preços em breve.
No final, eles concordaram com o preço de meia caixa de cigarros mais dois cigarros extras.
Yue Dingtang ficou surpreso.
Ling Shu comprou dez maços de cigarros de uma vez, mesmo não conseguindo fumar todos.
Toda vez que Ling Shu era enviado para comprar cigarros, ele recebia um valor alto e, depois de fazer isso dez vezes, ele ganhava muito dinheiro extra sem precisar sair todas as vezes.
Era uma estratégia que economizava tempo, esforço e dinheiro.
Mas também foi um pouco embaraçoso.
Como professor universitário e consultor da Secretaria Municipal, com uma secretária e um assistente, que se rebaixava ao ponto de pechinchar na rua.
Yue Dingtang não suportou assistir e estendeu a mão para dar um tapinha no ombro de Ling Shu.
Este último contava alegremente seus cigarros.
“Ei, não me puxe, espere um minuto! Quem é?” Ling Shu virou a cabeça e baixou a voz.
“Você fez uma boa pescaria hoje!” Yue Dingtang sorriu.
“Nada mal, nada mal!” Ling Shu riu e o puxou para longe. “Tivemos um pequeno lucro hoje. Vou pagar um almoço para você e podemos dar uma volta!”
Yue Dingtang respondeu: “Com apenas um dólar de prata, o que podemos comer?”
Ling Shu disse: “Bastante! Você é um Jovem Mestre rico que nunca come comida barata. Além dos restaurantes famosos, também há vendedores ambulantes e padarias onde você pode comer à vontade por apenas alguns centavos. Mas preciso ter cuidado com meus gastos. Como você sabe, meu salário acabou de ser cortado e confiscado pela minha irmã. Preciso ser econômico com o que sobra.”
Yue Dingtang achava que ser diligente e frugal não era algo ruim.
A situação financeira atual da Família Ling era realmente diferente de antes, e fazia sentido para Ling Yao confiscar o dinheiro de Ling Shu para o impedir de gastar de forma imprudente.
Embora Yue Dingtang não acreditasse que Ling Shu honestamente entregaria cada centavo sem ficar com algum para si, ele não o criticou quando ouviu a tristeza em seu tom.
Ele mal sabia que Ling Shu passaria pelas ruas movimentadas, passando por muitas tigelas fumegantes de macarrão com sopa de cordeiro e arroz com carne de porco cozida, e finalmente chegando a uma pequena loja em um canto do beco.
A loja estava escura como breu e cheia de moscas, deixando Yue Dingtang com uma péssima primeira impressão.
Foi também a única impressão que ele teve.
“Não julgue este lugar pelo ambiente ruim, o sabor é realmente bom. Da última vez, trouxe o vizinho do primo do sobrinho do Chefe Huang aqui, e ele estava com a mesma expressão de desgosto que você. Mas depois que ele provou a comida, me pediu para o trazer aqui de novo e até disse que queria apresentar a toda a família…”
Yue Dingtang não aguentou mais e interrompeu sua conversa interminável.
“Almoçaremos no De Xing Guan, por minha conta.”
Ling Shu se silenciou decisivamente e fez um sinal de positivo para Yue Dingtang.
“Yue Dingtang, você é um homem de verdade, tão direto!”
Yue Dingtang achava que Ling Shu nunca havia comido ali, mas não queria se aprofundar na verdade. Só queria deixar aquele lugar desconfortável o mais rápido possível.
Uma mosca verde e rechonchuda passou voando pelo nariz de Yue Dingtang, emitindo um zumbido ensurdecedor que fez seu rosto ficar ainda mais pálido.
Ele puxou o pulso de Ling Shu com força, sem olhar para trás, e saiu correndo rapidamente.
Os lábios de Ling Shu se curvaram levemente, e ele imediatamente limpou a curva incontrolável, mantendo sua expressão inocente e inexplicável.
Agora ele podia aproveitar uma grande refeição.
Almoçar no De Xing Guan era naturalmente um banquete.
Todos na antiga Xangai sabiam que este era um restaurante que poderia acomodar pessoas de todas as classes sociais.
Mesmo pessoas comuns não tinham condições de comer aqui, mas, fosse o líder da Gangue Verde ou os oficiais de alto escalão, todos podiam encontrar seus próprios pratos ousados e picantes ou elegantes e estáveis aqui.
O prato mais popular na época eram os bolinhos recheados com bolsa-de-pastor e brotos de bambu. Adicione uma porção de pés de porco assados e bolinhos de rabanete crocantes e você terá uma refeição farta.
Claro, você pode colocar mais algumas tigelas de sopa para a tornar mais extravagante, mas a diferença entre tomar um pouco menos de sopa é insignificante.
No entanto, Ling Shu sentiu que a sopa feita pelos chefs da Família Yue era tão boa quanto a dos grandes chefs do De Xing Guan.
Depois de terminar sua refeição, Ling Shu não se esqueceu de perguntar sobre o filho de seu velho amigo.
“Como Lixin tem passado ultimamente?” Ele perguntou.
Yue Dingtang respondeu: “O Professor Li e sua esposa têm cuidado muito bem dele. Eles até o levam quando saem para explorar a arquitetura e a natureza. Talvez por ter visto mais do mundo, a criança tenha se tornado mais extrovertida e disposta a conversar sobre coisas simples.”
Apenas dois dias depois de Ling Shu ter levado Lixin de volta para sua casa para ficar temporariamente, Yue Dingtang já havia contatado o Professor Li.
O casal Li havia perdido sua amada filha e estava há muitos anos procurando um filho para adotar.
No entanto, a adoção é uma questão de destino e, às vezes, até mesmo uma pequena diferença nas primeiras impressões pode fazer toda a diferença.
Yue Dingtang e Ling Shu achavam que He Lixin era muito quieto e tímido, e que o casal Li poderia não ficar satisfeito com ele.
Mas, para sua surpresa, o Professor Li e sua esposa imediatamente se apaixonaram por He Lixin e até prometeram o deixar decidir se mudaria seu sobrenome de volta para He ou não depois que ele completasse dezesseis anos.
Depois de passar alguns dias juntos, Yue Dingtang e Ling Shu viram que He Lixin não demonstrou nenhuma resistência óbvia.
Com seu consentimento, eles entregaram oficialmente a adoção ao casal Li.
A partir de então, He Lixin se tornou Li Lixin e se tornou oficialmente um membro da Família Li.
“Embora He You’an e Narita Gong tenham encontrado o fim, o caso dela deve chegar a um fim. No entanto, é difícil dizer se alguém vai investigar mais a fundo e descobrir essa criança, especialmente porque ela se parece com He You’an. É por isso que concordei em mudar seu sobrenome.” Disse Yue Dingtang.
“Entendo. Se alguém perguntar, diga que ele é meu filho ilegítimo. Com a minha aparência excepcional, ninguém duvidará.” Respondeu Ling Shu.
Yue Dingtang sorriu, querendo dizer algo para diminuir a arrogância de Ling Shu, mas decidiu não o fazer. Ele não via necessidade de discutir com aquele sujeito grosseiro.
Depois de comer, Yue Dingtang pediu ao motorista que os levasse até a faculdade.
Ling Shu não tinha mais nada para fazer, então foi junto. Um preguiçoso como ele preferiria passar uma tarde na faculdade com Yue Dingtang e pegar uma carona para casa do que voltar a pé.
No entanto, assim que chegaram à faculdade, Yue Dingtang recebeu uma carta do carteiro. Era do nordeste da China e endereçada a Guan Shi, em Fengtian.
Ling Shu apenas deu uma olhada rápida nas poucas palavras no envelope antes de dar uma desculpa para dar uma volta. Encontrou algumas belas alunas e conversou com elas por um tempo, chegando a assistir a algumas aulas, até quase escurecer antes de retornar.
A secretaria da faculdade era um espaço aberto compartilhado por vários professores do departamento, diferente da Secretaria Municipal de polícia, onde Ling Shu tinha sua própria mesa.
Com sua língua afiada, Ling Shu poderia facilmente se dar bem com qualquer pessoa se quisesse.
No entanto, ele não gostava de ouvir aqueles professores que haviam retornado de seus estudos na Europa e na América, defendendo constantemente o estabelecimento de um sistema constitucional no estilo ocidental e rejeitando completamente todos os produtos locais.
Por isso, ele não tinha vontade de participar da diversão no escritório de Yue Dingtang.
Essas pessoas eram educadas com Yue Dingtang, mas não o tinham necessariamente em alta conta.
Yue Dingtang estava quase terminando seu trabalho e não tinha intenção de fazer hora extra. Quando viu Ling Shu retornar, arrumou seus papéis e os guardou na gaveta.
“Vamos, venha jantar na minha casa hoje à noite.”
Ele raramente tomava a iniciativa de convidar Ling Shu para uma refeição em sua casa, o que deixou Ling Shu um pouco surpreso.
“Você não vai escrever por mais um tempo?”
Yue Dingtang respondeu: “Não, vamos voltar primeiro.”
Ling Shu teve a sensação de que o comportamento de Yue Dingtang estava relacionado à carta que ele havia recebido antes, mas Yue Dingtang não disse nada e ele não perguntou.
Embora curioso, ele nunca saiu em busca de problemas sem motivo.
De fato, quando Ling Shu retornou à Mansão Yue, viu Yue Dingtang ocupado no andar de cima, fazendo vários telefonemas seguidos. Ele nem sequer desceu para jantar, e o velho mordomo teve que insistir várias vezes antes que a comida lhe fosse servida.
Foi somente quando Ling Shu terminou sua refeição e estava pronto para que o motorista o levasse de volta que Yue Dingtang desceu do andar de cima.
“Não vá embora ainda.” Disse Yue Dingtang. “Estou planejando ir para o nordeste. Partirei amanhã.”
“O que aconteceu?” Ling Shu perguntou.
“Meu tio faleceu.” Respondeu Yue Dingtang.
“Tio Guan?”
Yue Dingtang assentiu.
O sobrenome da mãe de Yue Dingtang era Guan, mas ela não era chinesa Han, e sim Manchu. A Família Guan era um dos Oito Grandes Clãs da Dinastia Qing Manchu e produziu muitos pais fundadores, primeiros-ministros e concubinas imperiais.
No entanto, os tempos mudam e até as famílias mais prósperas podem ruir. Após a queda da Dinastia Qing, revolucionários ascenderam ao poder se opondo à dinastia Qing.
Para esconder suas identidades ou facilitar as coisas, muitos idosos e jovens mudaram seus sobrenomes, incluindo a Família Guan.
Com a mudança dos tempos, a Família Guan se mudou de Pequim para Tianjin e depois retornou para sua cidade natal, Fengtian. Eles se estabeleceram lá e a mãe de Yue Dingtang faleceu precocemente.
Ele perdeu contato com sua família logo depois e cartas ocasionais foram trocadas com presentes de produtos locais.
Contudo, mesmo essas comunicações ocasionais acabaram cessando.
Quando a mãe de Yue Dingtang faleceu, ninguém de Fengtian veio prestar suas homenagens.
Em vez disso, enviaram uma mensagem dizendo que o velho mestre da Família Guan também estava em seu leito de morte e fraco demais para comparecer ao funeral. Pediram à Família Yue que cuidasse disso ela mesma.
Agora, a Família Guan enviou uma carta dizendo que o tio materno da mãe de Yue Dingtang faleceu e pedindo à Família Yue que envie alguém para oferecer condolências.
“Então, parece que o relacionamento entre a Família Yue e a Família Guan não é muito bom?” Ling Shu concluiu após ouvir isso.
Yue Dingtang disse: “Nunca foi bom. Originalmente, a Família Guan havia arranjado um casamento para minha falecida mãe com um membro da antiga Família Imperial Qing, mas minha mãe não gostou e rompeu o noivado. Ela então se casou com meu pai, o que causou um rompimento entre as Famílias Yue e Guan por um tempo.”
Ling Shu elogiou: “Sua falecida mãe foi realmente uma heroína entre as mulheres, uma pioneira da libertação feminina!”
Yue Dingtang lhe lançou um olhar de soslaio e continuou: “Depois disso, a relação entre as duas famílias esfriou, o que é compreensível. Desta vez, o tio falecido era o patriarca da Família Guan em Fengtian e também o ancestral da Família Guan. Dizem que foi ele quem decidiu transferir a Família Guan para Fengtian.”
Ling Shu se curvou e disse: “Entendo. Você representará a Família Yue para prestar suas homenagens amanhã. Desejo-lhe uma viagem segura, uma navegação tranquila e sucesso em todos os seus empreendimentos. Que você alcance grandes alturas e tenha uma vida abençoada com seus entes queridos. Está ficando tarde, então não vou mais incomodar você. Adeus!”
Ele disse tudo de uma vez e se levantou para ir embora.
“Venha comigo.” Disse Yue Dingtang atrás dele.
Ling Shu parou e se virou, parecendo angustiado.
“Por favor, não me peça. É uma viagem longa, com vários dias e noites de trem. Além disso, lá ainda é território japonês, e me sinto desconfortável falando e agindo. Além disso, como você pode ver, sou frágil e posso ser levado por uma rajada de vento. Não é adequado para mim viajar longas distâncias.”
Yue Dingtang disse: “A Família Guan é uma grande empresária com muita riqueza. Segundo meu pai, quando recompensam seus servos, não usam moedas de cobre, mas sim folhas de ouro e prata. Cada cômodo tem uma pequena cozinha, com sete ou oito pratos para cada refeição, além de um chef que trabalhava na cozinha imperial…”
Ling Shu sorriu e deu alguns passos à frente.
“Ah, para onde você gostaria de ir? É só dar a ordem e eu seguirei você aonde quer que você vá!”
Comentários no capítulo "Capítulo 74"
COMENTÁRIOS
Capítulo 74
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...