Capítulo 85
Quando o relógio de bolso de Yue Dingtang bateu 18h00, o Mordomo He chegou na hora certa para os convidar para jantar.
Ling Shu, que passara a maior parte do dia com fome, pensou que finalmente poderia fazer uma boa refeição. Mesmo que a acomodação não fosse ideal, a Família Guan não maltrataria seus convidados. Mesmo que não tivessem um banquete completo, deveriam ter pelo menos oito pratos e uma sopa.
A menção anterior de Yue Dingtang de uma pequena cozinha em cada cômodo se tornou a esperança e o sonho de Ling Shu ao longo da jornada. Apesar de ver a insegurança da Família Guan, Ling Shu ainda se apegava ao seu último resquício de persistência e sonho.
Mas esse sonho foi rapidamente destruído.
Um prato de bolinhos de massa, uma tigela de ensopado de porco e repolho com macarrão e um Segundo Mestre Guan sorrindo educadamente.
Esta era a supostamente rica e próspera Família Guan?
Ling Shu começou a duvidar dos próprios olhos. Ele não só duvidava da própria visão, como também suspeitava que a Família Guan tivesse um problema cerebral.
Aqueles que não sabiam pensavam que Yue Dingtang era algum parente pobre que tinha vindo de algum lugar, e a Família Guan mal podia esperar para se livrar dele, daí a sutil dica para ir embora.
“Você está aqui, venha, sente-se!”
O Segundo Mestre se levantou e gesticulou com a mão, demonstrando cortesia.
Mas Yue Dingtang não se sentou.
“Segundo Tio, não sou um parente pobre que vem pedir comida. Estou aqui para prestar minhas homenagens aos nossos ancestrais e satisfazer o arrependimento da minha mãe por não poder ver sua família antes de falecer. Se minha mãe ainda estivesse viva, jamais imaginaria que a Família Guan chegaria a tal ponto. Ling Shu é meu amigo, e eu posso suportar esse tratamento, mas não posso deixar meu amigo sofrer comigo. Hoje à noite, vou o levar para jantar e amanhã subiremos a montanha para prestar nossas homenagens aos nossos ancestrais. Partiremos para Xangai imediatamente e não o incomodaremos mais.”
O Segundo Tio ficou sem palavras até ver Yue Dingtang se virando para sair, então ele entrou em pânico e rapidamente se levantou para o deter.
“Dingtang, o que você está fazendo? Finalmente tivemos a chance de nos ver e agora você quer ir embora tão cedo? Não tenha tanta pressa, ouça seu tio e me deixe explicar. É uma longa história, então não se apresse. Sr. Ling, pode me ajudar a convencê-lo?”
Ling sorriu e disse: “Sr. Guan, sou apenas um estranho e não é apropriado que eu interfira nos assuntos da sua família. Além disso, o senhor está enganado. Lao Yue disse que sou amigo dele, mas isso é apenas por lealdade a um antigo colega de classe. Na verdade, sou seu secretário e assistente, o que significa que sou seu subordinado. Como eu poderia ousar aconselhar meu superior? Receio que o senhor tenha escolhido a pessoa errada.”
O Segundo Mestre estava indefeso e segurava firmemente o braço de Yue Dingtang, com medo de que ele fugisse se o soltasse.
“Dingtang, para ser sincero, você viu a situação na Família Guan. Dage não age como um líder responsável, sempre se envolvendo com o Quarto Irmão. O Terceiro Irmão não se importa com nada, e o Quinto Irmão acabou de voltar, é jovem e impulsivo. O jantar desta noite deveria ter sido uma grande recepção para você, mas os outros se recusaram a vir. Seu Segundo Tio está fazendo o melhor que pode com o que tem, mas, por favor, não se ofenda. Quando nosso pai abrir o armazém e eu tiver mais dinheiro, vou levar você ao melhor restaurante da cidade para uma refeição de verdade. O que você acha?”
Yue Dingtang respondeu calmamente: “O quarto de hóspedes em que estamos hospedados não tem nem cadeiras, muito menos decoração. É assim que a Família Guan trata seus hóspedes?”
O velho suspirou: “É tudo por causa de Dage. Ele afirma que, como o mais velho, a maioria dos pertences da Família Guan deveria pertencer a ele. Assim que ele começou, o Quarto Irmão seguiu o exemplo, e o caos se instalou. Tentei os impedir, mas sem sucesso. Hoje mesmo, eles causaram um escândalo e se recusaram a comparecer ao seu banquete de boas-vindas. Desde a morte do Velho Mestre, Dage tem pressionado para dividir a riqueza da família. Embora não tenhamos nos separado oficialmente, cada família está cuidando de seus próprios assuntos, e ninguém quer abrir mão de um único centavo!”
Enquanto os dois velhos conversavam, os olhos de Ling Shu estavam fixos nos bolinhos no prato.
Yue Dingtang não comentou as palavras do velho, mas, em vez disso, lembrou-o: “Segundo Tio, estamos com um pouco de fome. Por que não terminamos de comer primeiro?”
O Segundo Mestre disse apressadamente: “Sim, sim, vamos comer primeiro. Vamos, usem seus hashis!”
Os bolinhos, de acordo com o Segundo Mestre, eram recheados com vegetais e carne de porco.
Ling Shu mastigou por um longo tempo e descobriu que sua boca estava cheia de vegetais. A carne de porco parecia ter desaparecido no vasto recheio e não foi encontrada em lugar nenhum.
Então, olhando para o macarrão cozido com repolho e carne de porco, com um movimento dos hashis, Ling Shu viu alguns pedaços de gordura espalhados no mar de repolho e macarrão. Ainda era melhor do que as fofocas de algumas mulheres intrometidas.
“Segundo Mestre, acabamos de ouvir uma conversa fiada de um servo da Família Guan.” Disse Ling Shu enquanto mastigava o macarrão, incapaz de sentir o gosto da carne de porco.
“Qual servo tagarela lhe contou bobagens?” O Segundo Mestre ergueu as sobrancelhas e seu tom se tornou mais enérgico, mas, infelizmente, não teve efeito intimidador.
Ling Shu disse: “Dizem que entre as pessoas que mudaram as coisas da Família Guan para sua residência particular, além do Mestre Guan Da e do Quarto Mestre, havia também você, o Segundo Mestre.”
O rosto do Segundo Mestre ficou vermelho e ele exclamou: “Bobagem!”
Ling Shu riu baixinho e respondeu: “Concordo, é tudo bobagem. De qualquer forma, Lao Yue e eu partiremos em alguns dias, então cabe a você disciplinar esses servos e suas línguas soltas. Como forasteiros, não temos o direito de interferir. Entretanto, na viagem de trem até aqui, testemunhamos um incidente estranho que pensei que você poderia achar interessante, Segundo Mestre.”
Com isso, Ling Shu parou de falar e se concentrou em separar a carne do macarrão cozido.
O Segundo Mestre ficou descontente.
Ele não tinha grande consideração por Ling Shu.
A princípio, ele pensou que o outro fosse amigo de Yue Dingtang, também de boa família, então lhe deu alguma honra. Mas depois descobriu que esse sujeito chamado Ling era apenas um antigo colega de classe de Yue Dingtang, que dependia dele para sobreviver. Era evidente que sua origem familiar era limitada. O chamado assistente de secretária nada mais era do que um seguidor, apenas uma mudança de terminologia com a evolução dos tempos.
Mas então Ling Shu tirou do bolso uma pequena placa de marfim branco. Era a escritura esculpida em folha de ouro e marfim que haviam confiscado de Dong Li no trem.
O rosto do Segundo Mestre mudou.
“Onde você conseguiu essa coisa?” Perguntou o Segundo Mestre.
Ling Shu suspirou e evitou a pergunta.
“Lao Yue, acho que você está numa situação realmente difícil.” Disse ele.
Yue Dingtang perguntou: “O que você quer dizer com isso?”
Ling Shu disse: “Assim que recebeu a carta da Família Guan, você imediatamente fez as malas e viajou dia e noite sem parar, suportando exaustão e sofrimento, só para chegar aqui. E o que aconteceu? Com exceção do Segundo Mestre, ninguém lhe agradeceu sinceramente, e ninguém entendeu que você não pôde sequer fazer uma refeição decente no caminho. Ou estavam ocupados discutindo ou nem apareceram. Sinto muito por você!”
Yue Dingtang pensou consigo mesmo que, embora tivessem que voltar várias vezes no caminho, todos estavam viajando em compartimentos de primeira classe, com bife e vinho tinto, além de bolinhos de massa e arroz frito.
Como eles não tinham o suficiente para comer?
Mas ele já estava há muito tempo indignado com a maneira como a Família Guan se comportava, então ele simplesmente aceitou sem dizer uma palavra.
“Bem, não há nada que possamos fazer. Eles são parentes.” Ele respondeu.
Ling Shu disse: “Pensei que faríamos uma boa refeição na casa da Família Guan, mas esses bolinhos estão mal aquecidos e é difícil até encontrar algum recheio de carne.”
Yue Dingtang disse: “A Família Guan está numa situação tão complicada que eles nem têm dinheiro.”
Ling Shu respondeu: “Sério? Eu vi o Segundo Mestre usando aquele conjunto de utensílios de chá. Vale pelo menos algumas dezenas de dólares de prata nos antiquários de Xangai. Será que é falso?”
Yue Dingtang disse: “A Família Guan é uma família distinta. Seus ancestrais eram pessoas importantes. O Segundo Mestre também é uma pessoa digna. É improvável que eles usem falsificações.”
O Segundo Mestre permaneceu em silêncio.
Ling Shu continuou: “Mas algo não bate. Se não for falso, por que o Segundo Mestre o deixaria ali, com o chá pela metade, sem terminar? Parece algo comum para ele, sem valer nem algumas dezenas de dólares. Então, por que ele nos serviria bolinhos de carne de porco sem recheio? Seriam os servos agindo por conta própria ou uma conspiração do Mestre Guan Da ou do Quarto Mestre para nos expulsar antes do tempo?”
Depois de refletir por um momento, Yue Dingtang assentiu solenemente: “É possível.”
Segundo Mestre: …
Ling Shu disse: “Não vamos dificultar as coisas para o Segundo Mestre. Ouvi dizer que o ensopado de carne de burro na esquina em frente à casa da Família Guan é especialmente delicioso. Por que não vamos experimentar hoje à noite?”
Yue Dingtang perguntou: “E o Segundo Mestre?”
Ling Shu respondeu: “O Segundo Mestre provavelmente come isso todos os dias e está cansado. Ele não é como nós, caipiras que acabamos de chegar. Você ainda tem que subir a montanha para prestar homenagens amanhã, então não pode comer nada muito simples. Caso contrário, como você vai conseguir?”
Seja bom ou ruim, você disse tudo. O que mais posso dizer?! O Segundo Mestre rugiu e gritou em seu coração, seu rosto ligeiramente distorcido.
Ling Shu ainda lhe mostrou um sorriso brilhante.
“Tudo bem, Segundo Tio, vá em frente e coma primeiro. Vamos sair e encontrar algo para encher a barriga. Se precisar de alguma coisa, conversaremos sobre isso quando voltarmos. E quando voltarmos, quer que a gente traga algo para você comer também?”
Sem esperar por uma resposta do Segundo Mestre Guan, Ling Shu continuou: “Esqueça, a Família Guan é rica e próspera. Não lhe falta nada. Você está envelhecendo, então é melhor comer mais comida vegetariana. Por que você não fica e come uns bolinhos e macarrão? Lao Yue, vamos embora.”
“Esperem!” O Segundo Mestre Guan se levantou de repente, seu rosto ficando vermelho e sua expressão assustadora enquanto ele olhava para Ling Shu.
Ling Shu pensou que ele ia começar a xingá-los.
Se o Segundo Mestre Guan os amaldiçoasse, eles poderiam deixar a Família Guan de cabeça erguida e não teriam que dormir naquele quarto de hóspedes vazio à noite.
“Lao Li!!!” Depois de prender a respiração por um tempo, o Segundo Mestre Guan gritou para seu assistente ao seu lado. “Vá para a pequena cozinha e prepare um ensopado de carne de burro, rápido, Dingtang e os outros devem estar com fome!”
O criado entrou correndo, parecendo confuso ao ouvir a ordem.
“Mestre, onde podemos conseguir carne de burro agora?”
“Tem um já pronto na esquina! Vá pedir para eles comprarem, não importa quanto dinheiro você gaste. Traga o ensopado de carne de burro e todos os acompanhamentos. Dingtang e seu amigo vieram de longe, eles merecem uma boa refeição!”
As últimas quatro palavras foram ditas pelo Segundo Mestre como se seus dentes estivessem sangrando.
Ele tirou uma bolsa de dinheiro da manga e a entregou, trêmulo, ao servo. O olhar para a bolsa era como o do Imperador Tang Minghuang, que assistia impotente à morte de sua amada consorte. Estava desolado e triste.
Quanto a Ling Shu, ele riu como um ministro traiçoeiro enganando o rei, se aproveitando e agindo de forma engraçada. “Como podemos deixar o Segundo Mestre pagar por isso?”
“Está tudo bem, somos todos uma família. Aproveitem a refeição, e o Segundo Tio ficará feliz.”
O Segundo Mestre forçou um sorriso que era mais feio que um choro.
Os três se sentaram novamente.
O Segundo Mestre ajustou seu humor e tentou não se concentrar na bolsa de dinheiro que seu servo acabara de tirar.
“Xiao Ling, você pode mostrar ao Segundo Mestre a escritura esculpida em marfim que você acabou de tirar?”
“Você quer dizer a escritura esculpida em marfim de Zhang Chaofeng?”
Assim que o nome Zhang Chaofeng foi mencionado, o Segundo Mestre ficou ainda mais convencido de que Ling Shu não estava mentindo para ele.
“O que você quer dizer?”
“Você vendeu essa coisa para ele, certo?”
O Segundo Mestre riu e se recusou a admitir.
“Como pode ser? Eu só achei que era bonito e queria pegar emprestado para me divertir.”
Ling Shu fingiu não notar sua anormalidade e soltou um longo suspiro de alívio.
“Se não tem nada a ver com você, então tudo bem. Não vou esconder de você: Zhang Chaofeng foi assassinado, e a causa da morte foram essas escrituras esculpidas em marfim e folha de ouro.”
O coração do Segundo Mestre Guan tremeu.
Comentários no capítulo "Capítulo 85"
COMENTÁRIOS
Capítulo 85
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...