Capítulo 86
O som borbulhante da carne de burro na panela enchia o ar, e o aroma perfumado do molho podia ser sentido a cinco ou seis quilômetros de distância.
Ling Shu pegou uma colherada de carne macia de burro e corajosamente a colocou na boca, apesar do calor escaldante. Respirou fundo e fez um sinal de positivo para o Segundo Mestre.
“Este sim é um verdadeiro banquete de boas-vindas, Segundo Mestre, você tem ótimo gosto!”
“Contanto que você esteja gostando, é isso que importa. Se precisar de mais, é só me avisar.” Disse o Segundo Mestre com um sorriso forçado.
No momento seguinte –
Ling Shu levantou a mão e disse: “Ei, traga-nos mais um quilo de carne de burro coberta com molho e uma porção grande de pak choi!”
Os cantos da boca do Segundo Mestre se contraíram. Ele jamais imaginou que Ling Shu levaria suas palavras a sério.
Ele decidiu que dali em diante nunca mais usaria linguagem educada.
“Xiao Ling, como você é um bom amigo de Dingtang, não vou tratar você como um estranho. Deixe-me chamar você de meu sobrinho. Diga-me, como Zhang Chaofeng morreu? E como a escritura esculpida em marfim foi parar em suas mãos?”
Ling Shu respondeu: “Tio, por favor, não fique ansioso. Antes de falarmos sobre isso, você poderia nos contar como conheceu Zhang Chaofeng e de onde vieram essas coisas? Vamos ser honestos um com o outro, só assim poderemos ter uma conversa franca.”
Ele deu uma mordida na carne de burro com grande satisfação, mas falou sem rodeios.
Os dentes do Segundo Mestre Guan coçaram enquanto ele observava a expressão de Ling Shu, assim como a expressão de Ling Shu quando ele olhou para a panela de carne de burro.
“Você pode me devolver a escritura esculpida em marfim primeiro?”
Ling Shu perguntou: “Você não disse que não era sua?”
O Velho Mestre Guan riu: “Só quero dar uma olhada, e se for?”
Com uma atitude calma, apesar do coração acelerado, o velho finalmente recebeu a escritura esculpida em marfim de Ling Shu.
O marfim era do tamanho de uma palma, com um leve tom amarelado e um brilho intenso. Era tão fino quanto asas de cigarra ou até mais fino que papel de arroz.
No entanto, estava coberto de inúmeros caracteres minúsculos, menores que formigas. Ling Shu e Yue Dingtang pegaram uma lupa emprestada na estrada para a estudar cuidadosamente.
Sob a lente, cada caractere era claro e as esculturas eram todas de escrituras budistas, incluindo o Sutra do Coração, o Sutra do Diamante e outras em diferentes idiomas, como chinês, tibetano, manchu e mongol.
O marfim e a folha de ouro estavam incompletos, mas se todas as peças estivessem conectadas, certamente se tornaria um tesouro completo.
“Meu avô adorava colecionar antiguidades quando criança, e fui influenciado por ele desde a infância. Eu também tenho esse hobby.” Explicou o Segundo Mestre.
Ling Shu se recusou a falar, e nem mesmo o Segundo Mestre conseguiu o forçar agarrando seu pescoço, já que ele não era seu sobrinho verdadeiro.
Voltando-se para Yue Dingtang, não ficou claro se ele era naturalmente reservado ou simplesmente indiferente em relação ao seu parente distante, já que ele não disse uma única palavra.
O Segundo Mestre não teve escolha a não ser continuar falando.
“No ano passado, quando ele estava gravemente doente, eu o atendia com frequência. Sempre que estava de bom humor, oferecia-se para me recompensar com alguma coisa. Certa vez, ele trouxe uma caixa do seu escritório e me deu metade dos sutras folheados a ouro e esculpidos em marfim que estavam dentro. É vergonhoso que, naquela época, os irmãos em cada sala não estivessem unidos. Dage e Quarto Irmão competiam ferozmente. O Velho Mestre estava gravemente doente e gastava dinheiro como água. Qualquer coisa como ginseng, chifre de veado e lingzhi era trazida para casa como se fosse de graça. A família não tinha mais dinheiro, e eu também estava com pouco dinheiro. Não tive escolha a não ser levar a escritura esculpida à casa de penhores, pensando que a poderia trocar por dinheiro para remédios para o Velho Mestre. Foi aí que conheci Zhang Chaofeng.”
“Ouvi de outras pessoas que a escritura esculpida era provavelmente um tesouro guardado no antigo palácio imperial em Shenyang antes de nossos ancestrais entrarem na passagem. Mais tarde, durante os tempos turbulentos, foi roubada por aquelas criadas e eunucos do palácio e vendida. Mas Zhang Chaofeng me disse que eram todas falsificações. Embora o ouro e o marfim fossem autênticos, foram intencionalmente feitos para parecerem antigos por pessoas da época e vendidos como antiguidades. O Velho Mestre acreditava que elas eram reais e as guardou.”
“Isso não parece certo, não é?” Enquanto o velho falava, foi interrompido por Ling Shu.
“Se estivéssemos falando de porcelana azul e branca falsa ou de pinturas famosas, seria uma coisa.” Disse Ling Shu. “Mas essas escrituras esculpidas são tão intrincadas quanto grãos de milho. Não podem ser facilmente falsificadas por qualquer um. Não vale a pena o esforço. Como podem ser falsas?”
O velho corou.
“Eu pensei a mesma coisa.” Disse ele. “Mas conheço Zhang Chaofeng há anos. Você sabe como são as antiguidades. Ao longo dos tempos, desde os Três Imperadores e os Cinco Soberanos até os dias atuais, embora já tenham se passado milhares de anos, definitivamente existem mais falsificações do que verdadeiras. Até mesmo um colecionador como eu pode cometer erros às vezes. Ele me convenceu a deixar as escrituras esculpidas com ele, prometendo encontrar um bom comprador. Mas quem diria que as coisas dariam errado assim que eu as deixasse com ele?”
“Depois de alguns dias, lembrei-me do assunto e enviei alguém para perguntar sobre o andamento do caso com Zhang Chaofeng. A pessoa que retornou disse que Zhang Chaofeng havia desaparecido há alguns dias e não havia retornado à casa de penhores. Foi então que percebi que tinha sido completamente enganado! Pensei que aquelas coisas tivessem sido levadas por aquele bastardo, mas nunca imaginei que seriam recuperadas. Muito obrigado, meu querido sobrinho Xiao Ling! Que tal isso? Você me devolve os itens e, quando meu primo os vender por um bom preço, eu lhe pagarei uma bela refeição?”
“Meu caro Tio, se esses tesouros são realmente valiosos, para não mencionar inestimáveis, eles certamente não podem ser compensados com apenas uma refeição. Além disso, Zhang Chaofeng se colocou em perigo por isso, e nós também corremos riscos. Mesmo que seja apenas uma refeição, não é o suficiente para compensar.”
Com um sorriso no rosto, Ling Shu disse coisas que seu sobrinho Yue Dingtang não conseguia dizer. Ling Shu não tinha reservas e falava livremente.
O Segundo Mestre xingou baixinho o pirralho, mas ainda assim teve que sorrir e dizer: “Sei que a refeição deve ter sido escassa para você. É porque seu Segundo Tio não tem dinheiro agora. Mas quando tiver, antes de você partir, ele certamente lhe dará uma grande quantia para a sua viagem. E veja, o Velho Mestre disse especificamente que queria deixar algo para sua mãe. Como ela faleceu, pertence a Yue Dingtang. Sabendo do amor do Velho Mestre por colecionar antiguidades, quem sabe que tesouros ele poderia ter deixado para você?”
Depois que Ling Shu comeu e bebeu até ficar satisfeito, ele finalmente largou os hashis e falou calmamente, sem nenhum sinal de raiva.
“Segundo Tio, não é que nos recusamos a devolver seus pertences. Já que Zhang Chaofeng morreu por causa disso, você pode garantir que não houve cúmplices e que eles não vão nos rastrear? Nós investigamos e soubemos que, após deixar Fengtian, Zhang Chaofeng viajou por meses, passando por Tianjin, Nanquim, Anhui e outros lugares. Não temos ideia de quem ele conheceu, o que encontrou ou quais problemas causou. E se eles seguirem o rastro dele até a Família Guan e você se tornar o verdadeiro alvo deles?”
O Segundo Mestre Guan ficou realmente surpreso. Ele se recompôs e acenou com a mão, dizendo: “Impossível. Não tenho inimigos. Mesmo que tivesse, deve ser por causa do meu Quarto Irmão. Ele está sempre lendo a sorte das pessoas e afirmando ter uma conexão divina. Ele interage com inúmeras pessoas todos os dias, e até mesmo os japoneses vêm pedir seus conselhos. O temperamento dele também é muito fácil de ofender as pessoas, mas não poderia ser eu! Meu bom sobrinho, por favor, devolva-me a escritura esculpida primeiro. Desta vez, vou a guardar em segurança e não deixarei que vaze!”
De repente, Yue Dingtang disse: “Entregue as escrituras esculpidas em marfim ao Segundo Tio Guan.”
Ling Shu sorriu e não se importou. Tirou um embrulho de pano do bolso, colocou-o sobre a mesa e o empurrou para perto.
“Segundo Mestre, seis fatias finas de escrituras esculpidas, três pedaços de folha de ouro e três pedaços de marfim. Finalmente devolvemos tudo intacto.”
O Segundo Mestre Guan desatou o nó do pano e seu rosto se iluminou de alegria.
“Bom sobrinho, você é realmente a estrela da sorte da família do seu Tio. Assim que você chegou, meus pertences perdidos foram encontrados novamente!”
Ling Shu aproveitou a situação: “Segundo Tio, ouvi dizer que há um restaurante chamado Fulailou na cidade de Fengtian. O chef de lá veio da capital, e há pessoas na família dele que costumavam ser chefs imperiais. A comida lá é deliciosa!”
A expressão no rosto do Segundo Mestre se contraiu levemente.
“Bem, você está exagerando. Não é tão delicioso assim…”
Ling Shu sorriu inocentemente.
“Mas nós só queremos tentar e experimentar algo novo. Não podemos vir até a Cidade de Fengtian e não comer nada. Quando voltarmos e nossos amigos e parentes perguntarem, vamos dizer que comíamos bolinhos de repolho todos os dias na casa da Família Guan?”
“Por favor, insisto em o convidar. Precisamos comer lá!”
Essas palavras foram ditas com os dentes cerrados pelo Segundo Mestre Guan. Depois de terminar uma panela de carne de burro, quando chegou a hora de pagar, o coração do Segundo Mestre. Guan já estava partido em vários pedaços, incapazes de ser reconstruídos mesmo com a melhor cola.
“Vocês, jovens, fiquem acordados até tarde, vão se divertir sozinhos. O Segundo Tio não vai mais acompanhar vocês. Embora esteja escuro lá fora, ainda há alguns lugares na cidade que não fecharam, como casas de jogos. Pode dar uma olhada, mas não arrisque muito. Apostar é só diversão. Se perder muito, perderá tudo. O Segundo Tio não tem dinheiro sobrando para ajudar. Ah?”
O Segundo Mestre temeu que Ling Shu e seu amigo lhe pedissem dinheiro, então não quis ficar mais. Pagou a conta imediatamente e saiu às pressas, desaparecendo num piscar de olhos.
Ling Shu bocejou e se espreguiçou preguiçosamente.
“O Segundo Mestre Guan está mentindo.”
Comentários no capítulo "Capítulo 86"
COMENTÁRIOS
Capítulo 86
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...