Capítulo 88
Ling Shu estava dormindo profundamente quando, de repente, um grito agudo o acordou, fazendo-o se debater na cama.
“Onde está o fantasma? Que fantasma? Onde ele está?” Murmurou ele, ainda não totalmente acordado.
Yue Dingtang já havia se vestido.
“Vou dar uma olhada. Volte a dormir.” Disse ele.
Ling Shu protestou: “Não me deixe sozinho! Já estou com medo o suficiente. E se o fantasma vir que sou jovem e bonito e decidir vir atrás de mim?”
Yue Dingtang respondeu: “Não acho que um preguiçoso e imprestável como você seria o tipo de um fantasma.”
Ling Shu esfregou os olhos e se levantou para vestir suas roupas e sapatos.
“Eu disse, esta velha mansão é propensa a fantasmas, mas, pensando bem, o Quarto Mestre não é um protetor da família? Que fantasma ousaria causar problemas? Talvez estejam só entediados. Vamos logo para lá. Se chegarmos cedo, podemos até presenciar uma batalha feroz entre fantasmas e protetores!”
Yue Dingtang permaneceu em silêncio.
A propriedade da Família Guan era grande e labiríntica.
Sem mencionar Ling Shu, na verdade, Yue Dingtang não conseguia reconhecer o caminho muito bem. Depois que os dois saíram, não viram nenhum criado, então só puderam seguir o barulho e seguir em frente.
Entre eles estavam mulheres da Família Guan e a geração mais jovem, que eles não tinham visto muito antes.
Um leve cheiro de comida queimada pairava no ar, mas não havia fumaça à vista, indicando que o fogo não era tão grave e tinha sido apagado rapidamente.
Mas o som do choro era incessante.
Alguns soluçavam baixinho, enquanto outros xingavam e choravam ao mesmo tempo.
Ling Shu não conseguiu entender o que estava sendo dito e não conseguiu evitar prosseguir.
O servo da Família Guan que observava a confusão ao lado dele virou a cabeça, olhou para ele e sussurrou: “Não empurre!”
Ling Shu aproveitou a oportunidade para perguntar: “O que está acontecendo? Por que eles estão discutindo?”
Na escuridão da noite, o servo não o reconheceu como um hóspede da Família Guan e sibilou: “O armazém foi incendiado, mas felizmente foi descoberto a tempo e nada dentro foi queimado. Mas o Mestre Guan Da disse que sua chave sumiu.”
“Chave?” Perguntou Ling Shu.
“A chave do armazém!” Respondeu o servo.
Ling Shu entendeu. Era a chave que o Velho Mestre havia confiado aos seus cinco filhos para abrir o armazém.
“Já chega!”
De repente, o Segundo Mestre gritou, silenciando todo o choro e comoção.
“No meio da noite, fazendo tanta comoção, você não tem medo de ser ridicularizado? Todos que devem ir embora, mulheres e crianças, todos devem voltar, ninguém pode ficar. Mordomo He, vá arrumar o quarto ao lado, tire algumas cadeiras e traga chá quente e salgadinhos. Dage, Quarto Irmão, Quinto Irmão, fiquem. Nós, irmãos, teremos uma conversa franca e franca. Ah, e Lao Li, vá chamar o Terceiro Irmão. Se ele se recusar a vir, mesmo que você tenha que o amarrar, traga-o para mim”!
Lao Li e o Mordomo He concordaram e seguiram caminhos separados.
As mulheres e crianças se entreolharam e, vendo que os outros anciãos não haviam falado, não tiveram escolha a não ser ir embora também.
À medida que as pessoas se dispersavam gradualmente, o Segundo Mestre viu que ainda havia duas pessoas ali.
A princípio, ele pensou que fossem servos fofoqueiros e estava prestes a repreendê-los, mas após uma inspeção mais detalhada, percebeu que eram Ling Shu e Yue Dingtang.
Depois de mostrar uma disputa familiar a um sobrinho que não via há anos, ele se sentiu um pouco estranho e não conseguiu lhe dar ordens.
“Dingtang, preciso discutir uma coisa com seus tios, por que você não…”
“Espere!” De repente, o Quarto Mestre falou.
“Dingtang, não vá embora ainda. Embora seu sobrenome não seja Guan, você ainda faz parte da família. Você pode nos ouvir e nos ajudar a resolver as coisas, para que seu tio mais velho não acuse ninguém de tomar partido.”
O Mestre Guan Da respondeu com raiva: “O que você quer dizer com ‘estou acusando’?” Quando foi que eu acusei alguém? Devolva a minha chave antes de dizer qualquer coisa!”
O Quarto Mestre respondeu irritado: “Não é problema meu se você perdeu a chave. Não fique me culpando por tudo!”
O Mestre Guan Da exclamou: “Você ainda nega! Durante o dia, ninguém estava perto de mim, exceto você, quando discutíamos. Diga-me, você quer monopolizar as coisas do armazém?”
O Quarto Mestre riu com raiva: “Eu quero monopolizar? Como eu poderia? Diga você! O Segundo, o Terceiro e o Quinto irmãos também têm chaves. Você acha que eu conseguiria roubar todas? Abriremos o depósito amanhã. Por que você está com tanta pressa?”
O Mestre Guan Da zombou: “Por que estou com tanta pressa? Alguém sabe o que está acontecendo. Você conspirou com forasteiros para conspirar contra as coisas no armazém. Não pense que eu não sei. Aquele estrangeiro loiro de olhos azuis já entrou e saiu da nossa casa tantas vezes. Toda vez, vocês dois cochicham no quartinho. Que tipo de conspiração vocês estão tramando? Só vocês dois sabem!”
Quarto Mestre: “Guan Qinzhi, se você não tiver nenhuma prova, aconselho-o a pensar bem antes de falar. Não diga bobagens. O Sr. Ivanov é meu cliente regular. Ele confia em minhas habilidades e sempre me procura quando encontra dificuldades. Como todos vocês querem convidar testemunhas para a inauguração do armazém amanhã, já fiz um acordo com ele. Ele será minha testemunha. Vocês podem não acreditar em mim quando falo em chinês, mas deveriam acreditar em estrangeiros, certo?”
Mestre Guan Da: “Que tipo de testemunha? É só conluio.”
Quarto Mestre: “O que você disse?”
O Segundo Mestre estava ficando com dor de cabeça por causa da discussão.
Essas duas pessoas nasceram para serem incompatíveis. Não conseguiam ficar juntas por mais de quinze minutos sem discutir, como dois galos de briga incansáveis.
Era melhor quando o Velho Mestre ainda estava vivo, mas depois que ele faleceu, o filho mais velho não tinha mais ninguém em quem confiar e ficou ainda menos disposto a fazer concessões aos irmãos.
Naturalmente, seu quarto irmão não era uma pessoa fácil de lidar.
Lao Li veio correndo.
“O Segundo Mestre e o Terceiro Mestre disseram que virão amanhã para abrir o armazém. Já é tarde da noite e ele não pode vir agora. Mesmo que viesse, ficaria apenas ouvindo a discussão entre o Mestre Guan Da e o Quarto Mestre. Seria uma viagem perdida.”
O Segundo Mestre Guan ficou um pouco irritado. “O Terceiro Mestre é realmente difícil de agradar. Ele é ainda mais difícil de convidar do que o Velho Mestre!”
O Quinto Mestre, Guan Shizhi, interrompeu: “Isso não pode ser verdade. Você pode tentar convidar o Velho Mestre.”
Ling Shu não conseguiu evitar rir alto.
O Segundo Mestre lançou um olhar feroz ao Quinto Mestre.
Em meio à discussão entre o Mestre Guan Da e o Quarto Mestre, Yue Dingtang e Ling Shu finalmente descobriram o que estava acontecendo naquela noite.
Conta-se que, no meio da noite, a esposa do Mestre Guan Da ouviu um bebê chorando do lado de fora da porta. Ela acordou o marido e insistiu que havia um fantasma lá fora.
O mestre não acreditou, mas ela continuou fazendo barulho, então os dois se levantaram para investigar. Encontraram uma sombra escura no chão lá fora, fugindo rapidamente.
O teimoso Mestre Guan Da insistiu em descobrir o que era e perseguiu a sombra. Sua esposa não teve escolha a não ser o seguir. Eles perseguiram até o pátio do lado de fora do depósito, onde a esposa do mestre viu a sombra correndo em direção ao seu rosto!
Ela não conseguiu ver o que era e caiu no chão, gritando e berrando que era um fantasma.
O mestre correu para o pátio e viu que a porta do depósito estava pegando fogo.
O fogo surgiu de forma estranha e repentina, nem mesmo o culpado pôde ser visto.
Depois, a família correu ao ouvir a notícia.
O Quarto Mestre acusou o Mestre Guan Da de intencionalmente atear fogo ao armazém, mas este último alegou que sua chave estava faltando e devia ter sido roubada pelo Quarto Mestre.
Os dois discutiram ferozmente até que Ling Shu e Yue Dingtang chegaram.
O Quinto Mestre Guan Shizhi bocejou e disse: “Qual o sentido de discutir? Se a chave estiver perdida, basta usar um machado para arrombar a porta na frente de todos, distribuir os bens de acordo com a vontade do Velho Mestre e pronto! Amanhã, levarei um colega que entende de antiguidades para ser testemunha e ajudar a verificar tudo.”
O Segundo Mestre ficou um pouco infeliz e disse: “Você tem medo de que seus irmãos o enganem com produtos falsificados?”
O Quinto Mestre disse impacientemente: “Segundo Irmão, não tem graça nenhuma você continuar me provocando desse jeito! O Quarto Irmão também conseguiu um estrangeiro como testemunha, por que você está falando só de mim e não dele? Que tal, de agora em diante, ninguém dorme. Ficaremos aqui até o meio-dia de amanhã, abriremos o armazém e, com tantos pares de olhos se observando, vocês devem se sentir à vontade!”
Todos tinham pensado nessa ideia, mas estavam envergonhados demais para a dizer. Já que o Quinto Mestre falou, eles não precisavam mais se preocupar.
O Segundo Mestre pigarreou e disse: “Essa ideia não é ruim. Vamos colocar uma pessoa de cada casa para vigiar o armazém aqui durante a noite. Quando Lao Yuan descer da montanha amanhã ao meio-dia, abriremos o armazém. O que vocês acham?”
Todos permaneceram em silêncio, o que significava que todos concordavam. Até mesmo o exigente Mestre Guan Da não conseguia encontrar defeito em nada.
Mesmo que o Segundo Mestre não tenha dito nada, ele ainda não se sentia à vontade para sair e estava disposto a esperar ali pela noite.
“Segundo Mestre, vamos voltar e descansar primeiro. Podemos voltar amanhã.” Yue Dingtang sugeriu.
“Dingtang, não vá embora ainda.” O Segundo Mestre o abraçou e sorriu. “Você viu seus tios virarem motivo de chacota, mas não é um estranho. Amanhã, as coisas que o avô deixou no armazém também terão uma parte para você. Por que não fica e testemunha? Todos os seus tios confiam em você.”
“Não precisa disso, Tio. Com tantos olhos observando, mais uma pessoa não fará diferença.” Recusou Yue Dingtang.
Mas o Segundo Mestre se recusou a deixá-lo ir. “É necessário, é necessário. Escute, vou mandar alguém trazer roupa de cama para você. Descanse um pouco com Ling Shu e, se quiser comer alguma coisa, o Segundo Mestre mandará alguém preparar para você.”
Ling Shu bocejou: “Segundo Tio, tem alguma coisa para comer a esta hora? Não queremos comer bolinhos só com vegetais e sem carne.”
Essa criança travessa, sempre trazendo à tona velhos problemas.
O Segundo Mestre sorriu com os dentes cerrados: “Como posso deixar você comer isso? Tem carne seca e vinho fresquinho na cozinha pequena. Vou pedir para trazerem!”
Ninguém mencionou quem iniciou o incêndio ou quem causou a confusão. Parecia que todos tinham esquecido o caos que acabara de ocorrer.
Na pequena sala, o Segundo e o Quarto Mestre se mantiveram firmes como dois poderes dominantes, sem vontade de dar um passo à frente e com medo de perder seu território se recuassem.
O Segundo Mestre mandou que alguém trouxesse uma cadeira reclinável, junto com um travesseiro e um cobertor grosso de algodão para se cobrirem. Eles balançaram para frente e para trás, fecharam os olhos e descansaram confortavelmente.
Em seguida, o Quinto Mestre mandou que alguém trouxesse uma cadeira reclinável e tirou uma soneca ao lado do Segundo Mestre. Para não cair no sono, ele pediu a um servo de confiança que vigiasse os outros.
Logo, a carne e o vinho quente foram trazidos.
Ling Shu deu um tapinha na barriga e percebeu que ainda não havia digerido completamente a carne de burro de antes. Não podia comer a carne naquele momento, mas ainda podia beber um pouco de vinho.
O vinho era levemente adocicado, com um leve retrogosto, provavelmente devido à baixa tolerância do Segundo Mestre ao álcool. No entanto, era perfeito para Ling Shu, que havia sido acordado à força. Um pouco de vinho era exatamente o que ele precisava para compensar o sono inacabado.
Eles não tinham cadeiras na sala e não conseguiram encontrar nenhuma no momento.
Yue Dingtang pediu que alguém trouxesse todo o conjunto de roupa de cama, com dois cobertores empilhados um sobre o outro para reduzir o frio.
Eles se encostaram em travesseiros e se cobriram com outro cobertor, sentando-se de pernas cruzadas e se mantendo aquecidos.
Com tanta gente na sala, de repente, todos estavam se sentindo um pouco inquietos. Logo, o Quarto e o Quinto Mestres, que não conseguiam dormir, começaram a sussurrar entre si, provavelmente perguntando se as adivinhações do Quarto Mestre eram reais ou falsas.
Vendo que ninguém estava prestando atenção nele, o Mestre Guan Da resmungou e chamou os servos para prepararem comida.
Houve muito barulho e comoção, mas Ling Shu, que estava um pouco bêbado, sem perceber, caiu em um sono profundo.
Foi somente quando o céu ficou levemente claro que ele acordou atordoado, percebendo que estava encostado em um pilar antes de adormecer, mas agora estava deitado na perna de Yue Dingtang, usando sua coxa como travesseiro.
O pobre Yue Dingtang estava desconfortável até mesmo dormindo, com as sobrancelhas franzidas como se estivesse sendo esmagado por oitocentos polvos.
A maioria das pessoas teria se levantado apressadamente ao ver essa cena, mas Ling Shu estava pensando em aproveitar Yue Dingtang para mais alguns momentos de descanso.
Ele se virou com a consciência tranquila e queria tirar uma soneca.
Infelizmente, esse desejo foi interrompido pela chegada do Mordomo He.
“Segundo Mestre, Lao Yuan retornou!”
Comentários no capítulo "Capítulo 88"
COMENTÁRIOS
Capítulo 88
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...