Capítulo 89
Com o amanhecer, os convidados começaram a chegar à casa da Família Guan. Alguns tinham descido da montanha para vigiar o velório do Velho Mestre.
Um deles era Lao Yuan. Segundo o mordomo, Lao Yuan não era um servo qualquer.
Ele sempre esteve ao lado do Velho Mestre, não apenas como seguidor, mas também como guarda-costas e confidente.
Diz a lenda que o Velho Mestre confiava mais em Lao Yuan do que em seus próprios filhos e nunca o evitava em nenhum assunto.
Mesmo quando chegou a hora de abrir o depósito após sua morte, o Velho Mestre fez Lao Yuan servir de testemunha. Todas as caixas do depósito estavam trancadas, e somente Lao Yuan tinha a chave.
Só então Yue Dingtang percebeu que seus tios aguardavam ansiosamente o retorno de Lao Yuan, não por amor fraternal ou lealdade à promessa do pai, mas pela chave em suas mãos. Além de Lao Yuan, havia vários convidados estrangeiros que nunca tinham sido vistos antes.
Assim que Ivanov entrou pela porta, ele foi recebido com olhares curiosos de toda a Família Guan, grande e pequena.
Embora houvesse estrangeiros na Cidade de Fengtian, a maioria ainda eram asiáticos de cabelos e olhos escuros. Havia também estrangeiros de cabelos loiros e olhos azuis, mas jovens tão bonitos e extraordinários quanto Ivanov nunca tinham sido vistos antes.
Seu cabelo era castanho-dourado, brilhando como ouro à luz do sol. Ele tinha pele clara e olhos azuis-claros. A Família Guan nunca tinha ouvido falar de contos de fadas estrangeiros, nem sabia que Ivanov era feito sob medida para a expressão ‘belo príncipe’. Eles apenas achavam que aquele estrangeiro era diferente dos gordos e alcoólatras que tinham visto antes, e as mulheres da família não conseguiram evitar lançar mais alguns olhares.
Ivanov não só não tinha ares de superioridade, como também era educado, trazendo duas garrafas de vinho de presente.
O respeitável convidado deixou o Quarto Mestre orgulhoso, que apresentou Ivanov como um antigo parceiro de negócios na China, um velho amigo de excelente caráter e origem nobre.
“Quarto Irmão, você viveu em Fengtian a vida toda. O que sabe sobre a nobreza? A Rússia está extinta há muito tempo, assim como a Dinastia Qing. Todos foram executados ou envenenados. Onde estão os nobres? Eles são todos apenas um bando de fugitivos!”
Ao entrar na sala, o Quinto Mestre imediatamente ouviu o Quarto Mestre falar sobre origem nobre e zombou, refutando-o em voz alta.
O Quarto Tio zombou: “Ah, Quinto Irmão, só porque você saiu e tomou alguns goles de tinta estrangeira, você acha que pode cortar laços com a família? Deixe-me dizer que nossa família também é composta por nobres oficiais da Dinastia Qing, com muitos anciãos respeitados e descendentes de grandes figuras. Se você quiser ser um súdito leal nesta nova era, ainda precisará contar com outros para lhe darem essa oportunidade!”
O Quinto Irmão respondeu: “Quarto Irmão, você não precisa se preocupar comigo. Cuide-se bem. Pare de discutir com o seu irmão mais velho o tempo todo. Nosso pai não está mais conosco, mas ele pode descansar em paz sabendo que estamos todos bem.”
O Mestre Guan Da estava ouvindo atentamente o tempo todo e imediatamente pulou de raiva, parecendo um galo enfurecido com as penas eriçadas.
“Quinto irmão, sua criança ingrata! Quando seu pai faleceu, você não voltou para prestar suas homenagens. Assim que ele deu seu último suspiro, você voltou para lutar pela herança. Você estudou por tantos anos, mas parece que tudo foi em vão. Examine sua consciência, ela ainda está quentinha? Dói?”
“Dage, não venha me importunar só porque não recebeu nada do Quarto Irmão. Eu ainda estava em um navio naquela época, como podia voltar correndo? Minha alma voava de volta? E você? Você está sempre se envolvendo com essas práticas espirituais, dizendo ser devoto. Quando chega a hora de mostrar seus poderes, você não consegue?”
“Vocês dois, calem a boca!”
O Segundo Mestre gritou, finalmente conseguindo silenciar os dois. “Normalmente é aceitável fazer barulho, mas hoje temos visitas e também é o grande dia da abertura do armazém. Podem ficar todos quietos? Assim que o armazém abrir e tudo estiver distribuído, podem fazer o barulho que quiserem! Onde está Lao Yuan? Ele já chegou?”
O mordomo He se apressou a dar um passo à frente e disse: “Segundo Mestre, Lao Yuan foi convidar o Terceiro Mestre. Com ele lá, o Terceiro Mestre certamente virá!”
O Segundo Mestre bufou: “Se o Terceiro Mestre ousar não vir hoje, eu quebrarei as pernas dele!”
Ele então se virou para Yue Dingtang e disse: “Dingtang, não suba a montanha hoje. Espere até que tudo no armazém esteja distribuído e, antes de sair, vá se prostrar diante do Velho Mestre. É a mesma coisa. Caso contrário, se o armazém não abrir por um dia, os familiares ficarão inquietos. Mesmo que o Velho Mestre esteja na vida após a morte, ele não poderá descansar em paz.”
Yue Dingtang assentiu.
Guan Shizhi disse friamente: “O Segundo Irmão é tão poderoso. É esse o comportamento do chefe da família?”
O Segundo Mestre falou com grande sinceridade: “Quinto Irmão, sei que nenhum de nós está disposto a recuar, inclusive eu. Como o segundo mais velho, não me cabe realmente intervir. Não sou o chefe da família, só quero que todos se sentem e discutam calmamente este assunto. Nosso falecido pai sempre enfatizou a importância do amor fraternal e da união. Ele ainda está zelando por nós lá de cima, e, em nome de duas simples palavras, não podemos todos simplesmente deixar de lado nossos temperamentos e nos concentrar no que é importante?”
Suas palavras eram razoáveis e impecáveis, e finalmente, o Quinto Mestre permaneceu em silêncio.
Enquanto os outros falavam, Yue Dingtang observava de lado, percebendo que os irmãos da Família Guan tinham seus próprios pensamentos e não estavam na mesma página.
Assim que o Segundo Mestre terminou de falar, o Mestre Guan Da imediatamente mostrou uma expressão de insatisfação.
Era como se o Segundo Mestre tivesse roubado suas falas, deixando-o como o patinho feio sem holofotes.
O Quarto Mestre, por outro lado, tinha o rosto cheio de regozijo.
Quanto aos convidados levados pelos outros mestres, o olhar de Yue Dingtang caiu sobre o jovem ao lado do Quinto Mestre Guan Shizi.
Essa pessoa era provavelmente alguns anos mais velha que Guan Shizi, vestia um terno de três peças com luvas brancas e segurava uma bengala civilizada. Tinha um comportamento gentil e educado, com um sorriso nos lábios.
Yue Dingtang não era estranho a esse tipo de vestimenta em Xangai, Pequim ou no exterior, pois havia sido exposto à civilização moderna.
A outra parte percebeu o olhar de Yue Dingtang e deu um passo à frente, estendendo a mão em sua direção.
“Olá, meu sobrenome é Kagesawa, e também sou conhecido como Akikatsu. Sou colega de classe de Shizhi.” Com mandarim fluente, ele era quase indistinguível de um falante nativo de chinês.
Yue Dingtang apertou sua mão e disse: “O Sr. Kagesawa parece um pouco mais velho que meu Quinto Tio e fala chinês muito bem.”
“Sim, quando eu era jovem, eu era brincalhão e me recusava a ir à faculdade. Só na adolescência é que percebi a importância do trabalho duro. Meu pai contratou um professor de inglês para mim e, depois de estudar por alguns anos, fui para a Inglaterra estudar e conheci Shizhi. Desta vez, voltei para a China com ele porque soube que seu pai estava gravemente doente. Acompanhei-o de volta para ver se havia algo que eu pudesse fazer para ajudar. Eu não esperava…” Kagesawa suspirou, expressando claramente sua tristeza.
“Eu não esperava que o pai dele falecesse, e Shizhi não o pudesse pela última vez. Ele tem estado muito chateado nos últimos dias, e eu só posso o acompanhar e oferecer algum conforto.” Continuou Kagesawa.
Yue Dingtang disse: “Você é muito atencioso.”
Com um leve sorriso, Kagesawa não parecia estar se esforçando muito. Sua expressão era cheia de compaixão em vez de tristeza, fazendo as pessoas sentirem uma pontada no coração e uma sensação de proximidade, como se pudessem confiar nele.
Com essas pessoas por perto, a presença de Ling Shu não parecia fora de lugar.
“O Terceiro Mestre chegou!”
Alguém exclamou, e os servos da Família Guan que estavam reunidos na porta rapidamente abriram caminho para ele.
Os dois homens entraram no pátio, um na frente e outro atrás.
Um deles tinha cabelos brancos e o rosto cheio de rugas, o que o fazia parecer alguém com sessenta ou setenta anos.
O outro tinha um rosto que parecia ter sido cortado com um machado, com longos pés de galinha saindo dos cantos dos olhos, como se estivessem prestes a atingir suas têmporas.
No entanto, havia uma grande cicatriz de queimadura no canto direito da boca que havia destruído todo o seu rosto.
Além disso, seus olhos estavam cheios de uma luz intensa e, onde quer que seu olhar caísse, as pessoas o evitavam e ninguém ousava o olhar nos olhos.
Mas isso só se aplicava ao pessoal da Família Guan. Pelo menos os convidados levados pelo Segundo e Quarto Mestres, assim como Yue Dingtang e Ling Shu, não só não se sentiram incomodados, como também o examinaram atentamente.
Enquanto o observavam, ele também examinava os forasteiros no pátio.
Yue Dingtang percebeu que o olhar do homem permaneceu em Ling Shu por um ou dois segundos a mais do que nos outros.
E Ling Shu…
Ling Shu pareceu ficar surpreso por um momento, depois assentiu e sorriu para o homem.
O rosto inexpressivo do homem desviou o olhar, como se ele nunca tivesse encontrado Ling Shu antes.
“Este é o Terceiro Mestre Guan da nossa Família Guan, e este é Lao Yuan, o assistente do falecido Mestre.” Apresentou o Mordomo He.
O Terceiro Mestre realmente parecia mais velho que o Mestre Guan Da e o Segundo Mestre, e com sua aparência, era provável que algumas pessoas acreditassem que ele era, na verdade, o Velho Mestre.
O Segundo Mestre pareceu notar a surpresa da multidão, então acrescentou mais algumas palavras. “O Terceiro Irmão não está bem de saúde e não gosta de tomar sol. Ele passa a maior parte do tempo no pátio, praticando seus hobbies, e raramente recebe visitas. Terceiro Irmão, deixe-me lhe apresentar Dingtang…”
Mas antes que ele pudesse terminar, o Terceiro Mestre acenou com a mão e o interrompeu com uma voz rouca.
“Não precisa, vamos cuidar primeiro do negócio que o Velho Mestre nos confiou. Ainda tenho alguns trabalhos de carpintaria para terminar.”
O Terceiro Mestre não cumprimentou ninguém e chegou com uma atitude desinteressada em todos.
O Segundo Mestre se sentiu envergonhado e não havia ninguém lá para o ajudar a salvar a situação, então ele teve que fazer isso sozinho.
“Venham, vamos entrar e conversar.”
O quarto interno era o lugar onde Ling Shu e seus companheiros passaram a noite.
As poltronas e roupas de cama foram retiradas, e algumas mesas e cadeiras foram colocadas lá dentro para os convidados se sentarem.
O Segundo Mestre assumiu o assento de honra sem hesitar, e o Mestre Guan Da ergueu as sobrancelhas, pronto para causar problemas.
Mas o Segundo Mestre falou primeiro na frente de todos.
“Lao Yuan, venha aqui e se sente à minha direita. Hoje precisamos agir rápido. Dage perdeu a chave e agora não temos chaves suficientes para abrir o armazém. Depois de conversarmos sobre isso ontem à noite, decidimos usar um machado para o arrombar. O que você acha, Lao Yuan?”
Lao Yuan olhou para o Mestre Guan Da e perguntou: “Como a chave pôde ser perdida?”
O Mestre Guan Da não estava nada feliz. “Fui empurrado pelo Quarto Irmão durante o dia e, à noite, descobri que a chave havia sumido. Eu sempre carregava aquela chave comigo. Como a pude perder? Você deveria perguntar ao meu Quarto Irmão!”
O Quarto Mestre se levantou de repente!
Lao Yuan levantou a mão e disse: “Quarto Mestre, por favor, acalme-se. Não vamos investigar por enquanto. Já que a chave está perdida, como o Segundo Mestre sugeriu, vamos usar um machado para arrombar o armazém!”
O Segundo Mestre deu um tapa na coxa e exclamou: “Exatamente! Era isso que estávamos esperando. Tragam os machados!”
Dois servos fortes rapidamente trouxeram dois machados e começaram a golpear a porta do armazém com toda a força. No entanto, a porta de madeira era muito resistente e, depois de muito tempo cortando, eles só conseguiram abrir uma rachadura de três dedos de largura.
Os dois homens já estavam ofegantes de exaustão.
Depois de beber três bules de chá e ir ao banheiro, Kagesawa não pôde deixar de sugerir: “Por que não usamos explosivos para explodir?”
“De jeito nenhum!” Respondeu o Segundo Mestre. “Temos medo de danificar os itens valiosos dentro do depósito.”
Se fossem porcelanas ou pinturas preciosas, o poder dos explosivos não poderia ser controlado, e tudo seria destruído.
Kagesawa pensou sobre isso e decidiu permanecer em silêncio.
A manhã passou rapidamente enquanto os servos da Família Guan se revezavam vendendo com todas as suas forças.
Para os motivar, o Segundo Mestre Guan até tirou uma grana do próprio bolso para os recompensar.
Ele sabia que, se pedisse dinheiro aos irmãos, provavelmente isso levaria a brigas intermináveis. Ele também pensou nas coisas boas que o Velho Mestre poderia ter deixado para todos, então cerrou os dentes e considerou aquilo um sacrifício necessário.
Ling Shu observou o rosto do Segundo Mestre, que estava cheio de excitação, e achou isso engraçado.
Ele não conseguia tirar os olhos dele.
Yue Dingtang não conseguiu evitar cutucar a cintura de Ling Shu, tentando ser sutil.
Ling Shu virou a cabeça.
Yue Dingtang baixou a voz e disse: “Tire essa cara de diversão do rosto.”
Ling Shu também baixou a voz e respondeu: “Se eu não estou assistindo ao show, então o que eu vou assistir?”
Yue Dingtang ficou sem palavras por um momento, então tirou do bolso um saco de feijão verde com sabor de alho e entregou a ele.
“Coma seu feijão de cabeça baixa.”
Ling Shu riu: “Lao Yue, você é muito bom em entender as pessoas. Tudo bem, não vou olhar para o Segundo Mestre, vou olhar para o Ivanov. Ele é muito bonito, nada parecido com os ocidentais que eu conheço. A pele dele é branca como porcelana. Você acha que um ocidental acreditaria no ritual de possessão do Quarto Mestre? E ele é um cliente regular, talvez já saiba tudo sobre a Família Guan e tenha se aproximado do Quarto Mestre de propósito?”
Yue Dingtang disse: “Não sei se ele realmente acredita no ritual do Quarto Mestre, mas sei que ele segue a Igreja Ortodoxa Oriental.”
Ling Shu perguntou: “Como você sabe?”
“Acabei de ver o anel em sua mão. Se não me engano, deve ter o emblema de cinco cores representando a Igreja Ortodoxa Oriental.” Respondeu Yue Dingtang.
Ling Shu disse: “Acreditar na Igreja Ortodoxa Oriental não o impede de querer entender melhor e fazer amizade com o Quarto Mestre depois de ver suas habilidades sobrenaturais.”
Yue Dingtang disse: “Você deve ter notado seu comportamento e atitude.”
Ling Shu respondeu: “Muito arrogante.”
“Mais precisamente, é o senso inato de superioridade que vem com o fato de ser um nobre.” Explicou Yue Dingtang.
“Mas não há mais nobres na Rússia czarista. Mesmo que houvesse, seriam apenas nobres decaídos.” Retrucou Ling Shu.
“Ele está usando roupas e acessórios que provavelmente são mais caros do que todos os meus cinco tios juntos.” Acrescentou Yue Dingtang.
Essa comparação era divertida, e Ling Shu não conseguiu evitar rir e jogar alguns feijões verdes na boca para esconder sua diversão.
“Mas essa pode ser a única coisa que ele tem para exibir. Ouvi dizer que alguns nobres czaristas, mesmo depois de exilados, ainda tentam manter sua antiga extravagância. Mas são forçados a se curvar às circunstâncias cada vez mais terríveis de suas vidas e, eventualmente, vendem tudo, ficando na miséria. É difícil dizer se Ivanov é um deles.”
Yue Dingtang perguntou: “Você sabe quanto custa pedir conselho ao meu Quarto Tio uma vez?”
Ling Shu respondeu: “Ouvi dizer que é algo que o destino decide?”
“Dizem que é o destino, mas quanto mais você dá, mais pode ganhar o favor do Quarto Mestre. Este Sr. Ivanov, segundo os servos da Família Guan, provavelmente gastou várias centenas de taéis pedindo conselhos ao Quarto Mestre.” Explicou Yue Dingtang.
Ling Shu ficou tão surpreso que se esqueceu de mastigar o feijão-verde. “Ele é realmente generoso. A maioria dos aristocratas errantes não tem tanto dinheiro.”
“Abra, abra!” Eles ouviram gritos vindos do armazém.
Ling Shu olhou e viu que quase todos estavam reunidos na porta do armazém.
O sol brilhava lá fora, mas lá dentro, poeira voava e ratos corriam para evitar a luz.
O armazém estava bastante vazio, mas não completamente vazio.
Ainda havia algumas caixas. Eram todas muito pequenas, provavelmente do tamanho do abraço de uma pessoa, o que não era o que todos esperavam.
Muitas pessoas demonstraram decepção evidente em seus rostos.
Como caixas tão pequenas poderiam conter livros, pinturas, porcelanas, antiguidades e tesouros?
Lao Yuan subiu os degraus e encarou a multidão.
“Senhores, há um total de sete caixas aqui, cada uma com um nome e sobrenome. O Velho Mestre ordenou que uma caixa fosse usada para despesas públicas. Se insistirem em dividir a herança, o conteúdo desta caixa pode ser dividido entre vocês.”
“Estas cinco caixas são para os cinco cavalheiros, do mais velho ao quinto, com etiquetas em cada caixa para evitar confusão.” Ele apontou para a caixa menor.
“Esta caixa é para o Jovem Mestre da Família Yue.”
Comentários no capítulo "Capítulo 89"
COMENTÁRIOS
Capítulo 89
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...