Capítulo 90
Se a caixa deixada para Yue Dingtang fosse maior que as dos outros, o Mestre Guan Da teria pulado de raiva. Mas agora, ao ver a pequena caixa, embora se sentisse desconfortável, aceitou-a com relutância.
O rótulo da caixa, conforme descrito por Lao Yuan, era uma placa de metal pregada diretamente no topo.
Era distinguido pelas palavras ‘Qin, Qi, Shu, Hua, Shi, Yue’, na ordem do Mais Velho ao Quinto mestre, e Yue Dingtang.
O Mestre Guan Da e os demais naturalmente reconheceram que era a caligrafia do próprio Velho Mestre, e a possibilidade de falsificação era extremamente baixa.
O Mestre Guan Da reclamar, dizendo algo como que as economias de uma vida inteira do velho não poderiam ser tão poucas e pequenas nas caixas que ele deixou para trás, mas quando ninguém mais disse nada, ele não quis ser o primeiro a falar e silenciosamente engoliu a reclamação.
O Quarto Mestre permaneceu em silêncio, mas suas ações não foram mais lentas do que as de qualquer outro. Ele rapidamente se aproximou e pegou sua própria caixa nos braços.
“Por que está tão leve?” Ele olhou para Lao Yuan com suspeita estampada no rosto.
Lao Yuan não disse uma palavra, mas encontrou a chave da caixa do Quarto Mestre e a abriu.
Foi então que o Quarto Mestre percebeu que a caixa estava cheia de escrituras de terras e notas de prata, sem um único item sólido. Não era de se admirar que fosse tão leve.
“Trinta acres de terra nobre na vila próxima, uma mansão em Fengtian, lojas de rouge e arroz…” O Quarto Mestre pegou cada documento e leu um por um antes de olhar para cima.
“É só isso?” Ele perguntou.
Lao Yuan não respondeu, mas disse: “O Velho Mestre deixou uma carta para cada um de vocês, escrita à mão por ele. O conteúdo das cartas é o mesmo. Os senhores podem as abrir e ler.” Enquanto ele falava, os outros começaram a abrir suas próprias caixas, uma a uma.
Yue Dingtang foi o último a ir buscar sua caixa.
Assim que a pegou, achou que era um pouco pesada, diferente do que os outros haviam descrito como leve.
Ele não demonstrou nenhum sinal de luta, mas em vez disso, juntou um pouco de força e carregou a caixa nos braços enquanto saía do armazém.
O conteúdo das caixas pertencentes ao chefe e aos irmãos segundo, terceiro e quinto era semelhante ao do Quarto Mestre Guan, consistindo em escrituras de terras e notas de prata.
Esses itens, grandes e pequenos, somavam uma quantia considerável.
Na verdade, para Ling Shu, a riqueza de uma família média de um pequeno proprietário provavelmente equivaleria apenas ao que um dos irmãos Guan havia recebido.
Estava claro que Yue Dingtang não havia mentido para ele antes: a Família Guan ainda era incrivelmente rica, apesar de os irmãos se aproveitarem dela. Se vivessem frugalmente, ainda teriam o potencial de expandir ainda mais o negócio da família.
Mas pelas expressões de vários velhos mestres, ficou claro que eles não estavam satisfeitos.
Até o Mestre Guan Da encarou Lao Yuan e perguntou rispidamente: “Por que o Velho Mestre nos deixou com tão pouco? Diga-nos honestamente, você furtivamente pegou suas antiguidades e pinturas para as vender?”
Lao Yuan permaneceu calmo e disse: “Durante meus muitos anos na Família Guan, meu caráter era bem conhecido pelo Velho Mestre e por todos vocês. Tudo isso foi organizado pelo próprio Velho Mestre, e eu nunca interferi. Quanto às antiguidades e caligrafias, o Velho Mestre de fato colecionava muitas, mas algumas eram genuínas e outras, falsas. Um dia, quando estava se sentindo bem, ele me chamou e pediu que eu levasse todas as falsificações para a periferia para as queimar. Vocês todos me viram as levando para o carro naquele dia, e o Segundo Mestre nem acreditou e me seguiu para ver as falsificações sendo destruídas e queimadas.”
O Segundo Mestre assentiu, demonstrando uma expressão de dor. “Eu também vi, mas por que o Velho Mestre preferiu destruir e queimar os itens em vez de nos deixar alguns? Mesmo que fossem falsos, ainda poderiam valer alguma coisa…”
Lao Yuan o interrompeu severamente: “O Velho Mestre disse que esses produtos falsificados só prejudicarão os outros. Embora a Família Guan não seja uma família de virtudes acumuladas, não somos uma família de mentiras e danos às gerações futuras. Pense bem: se você vender esses produtos falsificados para alguém poderoso e influente, no final, isso não trará um desastre para a Família Guan?!”
O Quinto Mestre Guan ficou um pouco incrédulo: “Como você sabe que é uma falsificação? Eu nem vi. Talvez o Velho Mestre tenha confundido pérolas com olhos de peixe!”
Lao Yuan disse: “A identificação desses produtos falsificados foi feita pelo próprio Velho Mestre, que os selecionou e convidou a respeitável casa de penhores em Fengtian para os autenticar. Os itens genuínos que eles identificaram foram imediatamente leiloados pelo Velho Mestre e trocados por dólares de prata, que foram então guardados no banco ou usados para comprar propriedades. Eles estão agora em seus cofres, senhores. Os senhores estavam no exterior na ocasião, então, naturalmente, não estavam presentes, mas o Mestre Guan Da e o Segundo Mestre estavam lá.”
O Segundo Mestre murmurou: “Achei que meu pai guardaria alguns, mas não esperava que ele vendesse todos…”
Entre os membros da Família Guan, apenas o Terceiro Mestre tinha uma expressão vazia.
Ele não abriu a caixa e apenas colocou a mão sobre ela, fechando os olhos como se esperasse que Lao Yuan anunciasse o fim da reunião para que ele pudesse sair imediatamente, sem demora.
O olhar de Yue Dingtang caiu sobre a caixa à sua frente.
Sua intuição lhe disse que o conteúdo dentro da caixa definitivamente não eram notas de prata ou escrituras.
Yue Dingtang não se considerava uma pessoa hesitante, mas agora achou que seria melhor pegar a caixa de volta e a abrir depois.
“Mestre Yue.”
De repente, a voz de Lao Yuan soou.
“Você ainda não abriu a caixa.”
Instantaneamente, todos olharam para Yue Dingtang.
“Como o testamento do Velho Mestre não especificava quem deveria abrir a caixa, ela não precisa ser aberta em público, certo?” Disse Yue Dingtang.
Lao Yuan respondeu: “Segundo Mestre, por que você não lê a carta em sua própria caixa?”
Após um momento de contemplação, o Segundo Mestre abriu a carta e a leu em voz alta.
Como o Velho Mestre deixou a mesma carta para todos, não havia necessidade de ser cauteloso.
O conteúdo não era extenso, e o Velho Mestre não expressou nenhum grande sentimento.
Ele simplesmente declarou os fatos.
A questão principal é que a Família Guan teve que se mudar para Fengtian por necessidade devido aos tempos turbulentos. Para resolver os negócios da família, eles gastaram muito dinheiro em conexões sociais ao longo dos anos. A fortuna da família já foi abundante, mas agora ela foi quase toda gasta. O Velho Mestre sabia que seu tempo era limitado, então ele estava separando seus pertences e descobriu que a maioria do que poderia deixar para seus descendentes eram objetos antigos que eram mais ornamentais do que práticos e difíceis de precificar. Portanto, para evitar qualquer disputa entre seus filhos e netos após sua morte, ele decidiu agir enquanto ainda podia. Ele rapidamente vendeu ou destruiu esses objetos e distribuiu o dinheiro igualmente entre seus filhos.
Além das caixas individuais, há uma para despesas públicas. Se os filhos não dividirem a família, as despesas serão retiradas desta caixa. Se quiserem dividir a família, o conteúdo da caixa será distribuído igualmente.
A outra caixa é para a mãe de Yue Dingtang, a Senhora Guan. O Velho Mestre disse que a Senhora Guan foi embora com raiva e que a Família Guan não lhe deu um dote. Ele se sentia culpado, mesmo sem nunca ter dito isso ao pai da Senhora Guan. Portanto, os pertences deixados para a Senhora Guan são considerados uma compensação pelo dote perdido. Ninguém, exceto a Senhora Guan e seus descendentes, tem permissão para tocar nisso.
Após sua morte, as chaves dessas caixas ficaram com Lao Yuan. A chave do depósito seria distribuída entre os cinco irmãos da Família Guan. O depósito só poderia ser aberto na presença de pessoas da Família Yue e de todos os membros da Família Guan. Cada caixa deve ser aberta na frente de todos para confirmar que tudo está correto antes que eles possam ir embora, para evitar futuras disputas.
Quanto à antiga mansão da Família Guan, mesmo que os membros da família insistam em a dividir, ela não pode ser vendida. Isso ocorre porque as tábuas dos ancestrais da Família Guan estão guardadas ali. Se for vendida, equivale a jogar fora os ancestrais. As gerações futuras não podem cometer um ato tão desleal.
Depois que o Segundo Mestre terminou de falar, todos digeriram suas palavras à sua maneira, com várias emoções que não podem ser descritas para pessoas de fora.
Lao Yuan disse a Yue Dingtang: “Jovem Mestre Yue, agora você pode abrir conforme os desejos do falecido mestre.”
Antes que Yue Dingtang pudesse fazer qualquer movimento, o Terceiro Mestre, Guan Shuzhi, abriu sua própria caixa primeiro.
Como esperado, continha escrituras de terras, prata e outros itens.
O rosto de Guan Shuzhi não demonstrava nenhuma emoção, nem alegria nem raiva. Era como se a caixa em sua mão não tivesse nada a ver com ele. Ele até tirou uma lima e um pedaço de madeira do bolso e começou a esculpir, completamente imerso em seu próprio mundo.
Não é à toa que todos dizem que o Terceiro Mestre da Família Guan é uma pessoa estranha e reclusa. Com seu comportamento e ações, não apenas os servos da Família Guan, mas nem mesmo seus próprios irmãos estão dispostos a se aproximar dele.
Anteriormente, Ling Shu havia perguntado por curiosidade. Dizia-se que o irmão mais velho e o segundo irmão da Família Guan eram filhos da esposa original do Velho Mestre, enquanto o terceiro irmão era filho de sua concubina.
Essa concubina tinha uma personalidade semelhante à do Terceiro Mestre: era introvertida e incapaz de falar. O Velho Mestre não gostava dela, e ela estava sempre deprimida, o que acabou a levando à morte.
O quarto e o quinto irmãos nasceram das outras duas concubinas do Velho Mestre.
Agora, todos os membros idosos da Família Guan, incluindo essas mulheres, faleceram. Apenas o Velho Mestre viveu mais, e os descendentes da Família Guan prosperam sob sua liderança. Independentemente das circunstâncias, pelo menos os cinco irmãos cresceram e são animados e cheios de energia.
Lao Yuan entregou a última chave em sua mão para Yue Dingtang.
Quando Yue Dingtang inseriu a chave na fechadura, ele de repente sentiu uma sensação estranha.
Ele teve uma premonição de que o conteúdo da caixa não era apenas diferente do de todos os outros, mas também algo inesperado.
A tampa da caixa foi levantada, e um raio de luz dourada brilhou de dentro.
Yue Dingtang a queria fechar novamente, mas era tarde demais porque todos tinham visto a luz dourada.
O Mestre Guan Da exclamou: “O que tem dentro?”
Quando a caixa foi totalmente aberta, todos ficaram atordoados.
Sob a luz do sol, uma luz dourada ofuscava seus olhos.
O Segundo Mestre não pôde deixar de dar um passo à frente, evitando a luz direta, e finalmente viu a verdadeira face do objeto.
Era um pagode.
Um pagode colorido de ouro puro.
A razão para sua aparência colorida era a incrustação de diversas pedras preciosas, como safiras, rubis e águas-marinhas. O pagode tinha sete camadas, cada uma com no máximo 60 centímetros de altura.
À primeira vista, parecia ter sido criado usando técnicas como filigrama, corte de arame e microescultura.
Em cada camada da parede, havia várias histórias budistas retratadas em relevo.
Olhando mais de perto, Ling Shu conseguiu distinguir vagamente as histórias de Maudgalyayana salvando sua mãe e dando sua carne para uma águia. Se tivesse uma lupa, provavelmente conseguiria identificar ainda mais.
Sinos dourados pendiam dos beirais, balançando suavemente ao vento e emitindo um leve tilintar. Era evidente que o pagode havia sido meticulosamente construído com perfeição.
Embora o ouro fosse certamente valioso, um pagode de ouro puro com um acabamento tão primoroso não poderia ser medido apenas pelo seu valor material.
Se tivesse sido colocado em uma época com um imperador, poderia ter sido oferecido como tributo e conquistado o favor do imperador, talvez até mesmo rendendo ao destinatário uma posição oficial de alto escalão.
No entanto, o velho havia deixado um tesouro para alguém de fora da família. Era até mesmo uma pessoa de fora que havia abandonado a família e cortado laços com ela ainda jovem.
Olhando dentro da caixa, abaixo do pagode budista, havia vários outros itens.
Havia flores de lótus de ouro puro, vasos de tesouro, rodas de dharma, conchas, um guarda-chuva de prata pura incrustado com pedras preciosas, um pingente de jade com padrões auspiciosos de lótus de peixes gêmeos e pedras preciosas vermelhas, amarelas, azuis e verdes espalhadas que não poderiam ser totalmente agarradas nem mesmo com as duas mãos.
Era uma exibição deslumbrante de ouro e jade.
Embora não fosse tão grande em comparação ao pagode budista, ainda era impressionante.
Se o pagode budista era uma obra-prima do artesanato humano, então os outros itens eram, na melhor das hipóteses, tesouros requintados.
Mas mesmo assim, foi o suficiente para deixar as pessoas com inveja.
Olhando para o Mestre Guan Da, seus olhos estavam prestes a saltar das órbitas, e embora os outros não estivessem tão exagerados, eles ainda estavam bastante surpresos.
“O que está acontecendo aqui? Como é que ele tem todas essas coisas e nós só temos escrituras e prata?!”
O Quarto Mestre se virou abruptamente e questionou Lao Yuan.
lao Yuan respondeu calmamente: “A carta do Velho Mestre não dizia que a jovem da Família Guan era a mais amada pelos anciãos durante sua vida? Embora ela tenha partido com raiva e ignorância, os anciãos se sentiram culpados por metade de suas vidas. Essas coisas são o dote da jovem. Se você não concorda, pode questionar o Velho Mestre. Estou apenas cumprindo ordens.”
O Mestre Guan Da objetou: “Discordo! Não sabíamos que o Velho Mestre havia escondido essas coisas. Se soubéssemos, não as teríamos pedido como seus filhos? Tenho dívidas a pagar lá fora, mas o Velho Mestre deu coisas valiosas a forasteiros. Não, eu discordo!”
A tensão aumentou no pátio e um confronto parecia iminente.
O Mestre Guan Da parecia um galo de briga, com os calcanhares fora do chão e pronto para abrir as asas e atacar a caixa do tesouro na frente de Yue Dingtang, engolindo todos os tesouros de dentro de uma só vez.
O Segundo Mestre não disse uma palavra, mas sua expressão era tão ruim, sombria e mal-humorada, como a de uma mulher menstruada.
O Quarto Mestre permaneceu inexpressivo, contendo sua raiva.
O Quinto Mestre não disse nada, mas de alguma forma ele já estava posicionado mais próximo da porta, segurando sua própria caixa em seus braços. Ling Shu imaginou que ele provavelmente estava com medo de que Yue Dingtang fugisse de repente.
O Terceiro Mestre ainda estava completamente concentrado em esculpir sua pequena tábua de madeira, o único entre a Família Guan que não tinha sua atenção no pagode.
Quanto a Ivanov e Kagesawa, eles não demonstravam nenhuma ganância. Eram como pessoas comuns que haviam encontrado um tesouro raro.
Kagesawa chegou a perguntar a Yue Dingtang se ele poderia se aproximar para admirar o pagode. Após obter seu consentimento, ele se posicionou a uma distância respeitosa de três passos e pegou uma lupa para o examinar de perto, exclamando de admiração.
“Nunca tive a oportunidade de conhecer o Velho Mestre pessoalmente, mas sinto o amor dele pela minha mãe. No entanto, a Família Yue continua bem. Essas coisas são preciosas demais e não é conveniente para mim as carregar de volta. É melhor as deixar com meus tios. Vou levar algumas joias como lembrança, e pronto.”
Finalmente, Yue Dingtang falou e, surpreendentemente, ele queria desistir completamente dessa riqueza.
O Mestre Guan Da ficou satisfeito, mas antes que pudesse falar, outros dois falaram primeiro.
“Sem chance!”
“Absolutamente não, Yue Dingtang!”
Foram Lao Yuan e o Segundo Mestre que o tentaram deter.
Lao Yuan olhou para o Segundo Mestre antes de se virar novamente para Yue Dingtang.
“Jovem Mestre Yue, é louvável que você não cobice riquezas. No entanto, este é o testamento do Velho Mestre. Ele deve ser obedecido pelos descendentes. Depois que você levar os itens de volta, como você os descartará é problema da sua Família. Mas agora que o Velho Mestre os doou, não há motivo para os recuperar. Por favor, tenha cuidado com suas palavras.”
Yue Dingtang franziu a testa. “Então quer dizer que tenho que pegar esta caixa, queira eu ou não? Homens inocentes carregam o fardo da culpa. Se alguém cobiçar o tesouro e tentar me emboscar, o que devo fazer?”
Lao Yuan disse: “Há muita gente lá fora e não é seguro para seus pertences. Antes de sair de Fengtian, você pode ficar na casa da Família Guan. Enviarei algumas pessoas para proteger você e garantir que tudo esteja seguro. Você estará são e salvo.”
O Segundo Mestre também disse: “Sim, Dingtang, já que o papai disse, você o deveria ouvir. As coisas são suas e não vamos mexer nelas. Fique em casa e relaxe. O quarto em que você ficou antes não tinha cama aquecida, mas agora temos dinheiro e mandarei alguém comprar uma para você e mudarei você para um novo quarto com tudo o que você precisa.”
A gentileza e a compreensão do Segundo Mestre destruíram completamente a percepção anterior de Yue Dingtang de que ele era mesquinho.
Mas onde há pessoas razoáveis, também há aquelas cegas pela ganância.
“De jeito nenhum! O dinheiro do fundo público é de todos. Quando foi que eu concordei em o usar para comprar quartos de hóspedes?!”
O Mestre Guan Da gritou primeiro: “Ele já recebeu tanto. Deixe-o descobrir como se estabelecer. A mãe dele não é mais membro da Família Guan, então por que deveríamos usar o dinheiro da família?”
O rosto do Segundo Mestre se obscureceu. “Dage, embora o sobrenome de Dingtang seja Yue, ele ainda é nosso parente de sangue. Se você diz isso, onde fica nosso pai e nossa relação familiar? Ele não é um mendigo que veio à nossa porta. Ele veio lamentar a morte do nosso pai. Você o quer expulsar?!”
O Mestre Guan Da se manteve teimosamente firme. “Eu sou o mais velho. Recebi a mesma quantia que todos vocês. Meu pai nem sequer me deixou a casa ancestral. Eu não disse nada sobre isso. Quanto ao dinheiro no fundo público, sem o meu consentimento, nem um centavo pode ser tocado!”
Yue Dingtang disse calmamente: “Segundo Tio, está tudo bem. Eu mesmo pago. Vou pedir para você me ajudar a comprar. Amanhã, subirei a montanha para me prostrar diante do Velho Mestre e depois irei embora. Não vou incomodar vocês, tios.”
O Segundo Tio gaguejou: “Você, você, ah!”
Ele não conseguia encontrar as palavras certas, então Yue Dingtang olhou para Ling Shu, que entendeu e tirou alguns dólares de prata do bolso, sorrindo enquanto os entregava ao Segundo Tio.
“Segundo Tio, vou incomodar você com isso. Não vou dizer mais nada, mas precisamos de duas colchas primeiro, e a kang (cama de tijolos aquecida) precisa ser iluminada. Quase morremos de frio ontem à noite! Graças ao ensopado de carne de burro que você nos ofereceu, consegui sobreviver à noite!”
Assim que ele mencionou o ensopado de carne de burro, o rosto do Segundo Tio ficou pálido.
Independentemente do que o Segundo Mestre e os outros pensavam, Ling Shu fechou a caixa diretamente na frente dos olhos de todos e a pegou.
“Lao Yue, vamos lá!”
Ao se aproximar da porta, Ling Shu tropeçou e caiu para a frente. Estava prestes a cair de cara no chão. Se a caixa em seus braços caísse, certamente se estilhaçaria em pedaços, junto com o precioso pagode dentro.
Todos foram pegos de surpresa e só puderam assistir enquanto a cena se desenrolava.
O coração do Segundo Mestre estava na garganta. Seu amado tesouro estava prestes a ser destruído, e ele não pôde deixar de gritar de alarme.
Mas o desastre esperado não aconteceu.
Ling Shu girou e pousou como um tigre, com a parte inferior do corpo tão firme quanto o Monte Tai.
Ele não parecia nem um pouco em pânico, e a caixa em sua mão apenas tremeu levemente, fazendo o som de joias colidindo lá dentro.
Todos: …
“Quem tentou me fazer tropeçar agora mesmo?” Ling Shu olhou ao redor, mas, naturalmente, ninguém admitiu isso.
Yue Dingtang olhou para Guan Shizhi, que evitou seu olhar e olhou para outro lugar.
Tirando esse pequeno incidente, eles voltaram para o quarto sem problemas e sem mais interrupções.
O mordomo rapidamente enviou uma mensagem informando que o novo quarto de hóspedes estava pronto, com roupa de cama e uma cama kang aquecida. Eles poderiam se mudar, o mais tardar, ao anoitecer. Ele também enviou comida, dizendo que os dois jovens mestres ainda não tinham comido nada e deveriam ter algo para encher a barriga. Eles poderiam comer no refeitório ou pedir que entregassem em seus quartos.
Duas tigelas fumegantes de macarrão azedo, um prato de geleia de pele de porco e um prato de batatas raladas picantes e azedas.
Comparada à hospitalidade da Família Guan nos últimos dias, esta refeição pode ser considerada um banquete decente.
Ele até fez questão de dizer que isso foi um mimo do Segundo Mestre Guan para os dois jovens mestres, não será cobrado à conta pública. Em outras palavras, o Mestre Guan Da não aprovou, então o Segundo Mestre Guan teve que pagar do próprio bolso.
O mordomo saiu apressadamente e logo desapareceu.
Yue Dingtang estava faminto e prestes a pegar seus hashis quando Ling Shu o deteve.
“Cuidado, é venenoso.”
Yue Dingtang: …
Ele observou em silêncio enquanto Ling Shu usava uma agulha de prata para cutucar e cutucar a comida.
“Você desinfetou esta agulha de prata? De onde você tirou isso?” Perguntou Yue Dingtang.
Ling Shu respondeu: “O Segundo Mestre nos ofereceu um ensopado quente ontem à noite. Fui ao banheiro e comprei na volta. Assei cuidadosamente no fogo antes de sair.”
Yue Dingtang disse: “Agulhas de prata só conseguem detectar um número limitado de venenos, como arsênio e mercúrio. Há muitos venenos neste mundo que as agulhas de prata não conseguem detectar, como o cianeto de potássio, que pode matar com apenas uma gota. Você nem saberia como morreu.”
Ling Shu estava realmente assustado. “O que devemos fazer? Existe mesmo esse veneno?”
Yue Dingtang assentiu. “Há mais de duzentos anos, os alemães o descobriram. É incolor e tem gosto de amêndoas amargas, que podem ser facilmente mascaradas por outros sabores.”
Ling Shu perguntou: “Se apenas uma gota pode matar, como você sabe que tem gosto de amêndoas amargas?”
Yue Dingtang permaneceu em silêncio.
Ling Shu disse: “Não se mexa, eu serei o primeiro a comer o caranguejo. Se houver veneno, que ele me mate primeiro.”
Ele então pegou a tigela e deu duas grandes mordidas.
Yue Dingtang queria pegar outra tigela, mas Ling Shu o impediu. “Não se preocupe, alguns venenos demoram a fazer efeito. Teremos que esperar um pouco. Deixe-me experimentar esta tigela também.”
Ling Shu agarrou a outra tigela e deu algumas mordidas, depois fingiu que estava satisfeito e disse: “Ah, meu Deus, desculpe. As duas tigelas têm minha saliva. Por que você não experimenta outra coisa? O prato de batatas desfiadas apimentadas e azedas parece perfeito para você.”
“Está tudo bem, eu não me importo. Se morrermos, morreremos juntos.”
Yue Dingtang pegou sua tigela de volta, colocou a maior parte da geleia de pele de porco e das batatas raladas picantes e azedas em sua tigela e começou a comer de cabeça baixa.
Quando Ling Shu chegou pela primeira vez à casa de Yue Dingtang para jantar, Yue Dingtang era um jovem nobre que conseguia distinguir entre tigelas de sopa e tigelas de arroz e nunca as misturava, muito menos compartilhava uma tigela com outra pessoa.
“Oh, Lao Yue, você aprendeu maus hábitos!”
Ling Shu balançou a cabeça, fingindo estar sério. “Minha irmã está sempre me dando sermão, dizendo que não sou tão bom quanto você. Ela deveria vir ver como você está agora!”
Yue Dingtang nem levantou a cabeça. “Isso tudo é por causa do que você me ensinou. Mesmo que Ling Yao jie descobrisse, ela com certeza repreenderia você por me ensinar mal.”
Ling Shu o queria provocar um pouco mais, mas então o Segundo Mestre os foi visitar. E ele não estava sozinho, ele levou sua esposa, que também era Segunda Tia de Yue Dingtang.
Esta Segunda Tia era jovem e bonita, com um comportamento gracioso e charmoso. Ela obviamente não era da mesma idade do Segundo Mestre, e diziam que era muito amada por ele.
O Segundo Mestre estendeu as mãos e sorriu gentilmente. “Eu o incomodei enquanto você comia?”
Ling Shu respondeu: “Um pouco.”
Segundo Mestre: …
Ele esqueceu que Ling Shu era alguém que não entendia o conceito de conversa educada, então não havia necessidade de perder tempo. O Segundo Mestre Yue foi direto ao ponto.
“Yue Dingtang, tenho algo que quero discutir com você.”
Yue Dingtang largou a tigela e limpou a boca.
“Por favor, Segundo Mestre.”
O Segundo Mestre Yue permaneceu em silêncio, lançando um olhar significativo para Ling Shu, esperando que ele entendesse.
Ele pensou que tinha deixado claro o suficiente, mas os dois ainda não tinham a mínima ideia.
Um ficou parado no lugar, o outro ficou de boca fechada.
Aquele que estava paralisado no local se aproximou ainda mais, demonstrando preocupação: “Segundo Mestre, seu olho está tremendo? Você deveria se cuidar à medida que envelhece.”
“Você é quem está com o olho trêmulo! Só quero que você se afaste para que eu possa falar com Dingtang sobre alguns assuntos de família. Como você não entende meus sinais?” O Segundo Mestre Yue finalmente não conseguiu se conter e pulou.
Ling Shu riu e disse: “Se você entendeu, então terminamos aqui. Você continua me olhando, mas ninguém consegue entender o que você quer dizer!”
“Estou olhando para você…” O Segundo Mestre respirou fundo. “Tudo bem, pode ir agora. Precisamos conversar sobre uma coisa.”
Mas Yue Dingtang disse: “Segundo Mestre, não há necessidade de ele ir embora. Basta nos dizer o que você precisa.”
Ao ver que Ling Shu não se mexia, o Segundo Mestre pensou consigo mesmo: ‘Quão insensível esse cara pode ser?’
Sua esposa ficava dando cotoveladas nele, dizendo para ele ir direto ao ponto.
Sem outra escolha, o Segundo Mestre foi direto ao ponto.
“A questão é a seguinte. Quero oferecer um preço alto para comprar o pagode budista que você tem em mãos.”
Comentários no capítulo "Capítulo 90"
COMENTÁRIOS
Capítulo 90
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...