Capítulo 132
A mudança na expressão da empregada não passou despercebida por Ling Shu, mas ele preferiu ignorar.
Lu Zude assentiu e fez beicinho: “O médico disse que minha mãe vai dormir um pouco e acordar à noite. Tio Ling, estou muito preocupado com minha mãe.”
Ling Shu o consolou: “Ouça o médico e deixe sua mãe tomar os remédios com cuidado. Ela vai ficar boa logo. Posso ir ver sua mãe?”
A empregada pareceu hesitante.
Mas Lu Zude tomou a iniciativa: “Vou levar vocês lá.”
Como homem, Ling Shu não poderia perturbar a Sra. Sun. Ele apenas ficou parado na porta com Yue Dingtang, observando-a por um tempo.
A Sra. Sun dormia sob as cobertas. À primeira vista, não parecia haver nada de anormal, mas pela frequência dos seus movimentos, ela definitivamente não era um cadáver.
Lu Zude puxou a manga de Ling Shu e sussurrou: “Tio, não vamos perturbar o sono da mamãe.”
Ling Shu e os outros retornaram para a sala de estar e se sentaram novamente.
“Song Jie, por favor, sirva duas xícaras de chá para o Tio Ling e o Tio Yue.” Disse Lu Zude, que foi muito educado e até tomou a iniciativa de pedir à empregada que servisse o chá.
No entanto, a empregada não se moveu. Ela olhou para os dois homens e depois para Lu Zude, hesitante.
Ling Shu falou em tom sarcástico: “Ontem ajudamos você a encontrar alguém e causamos uma grande comoção. Agora que chegamos à sua casa, não podemos tomar uma xícara de chá? Zude, sua empregada obedece às ordens do patrão ou não? Se não, pedirei a Lao Yue que encontre outra para você e dispense esta.”
Yue Dingtang sabia que Ling Shu estava deliberadamente tentando afastar a empregada para poder falar com Lu Zude a sós, então ele não o impediu de ser sarcástico.
É preciso dizer que quando Ling Shu queria intimidar alguém, ele realmente conseguia fazer a pessoa ficar com o rosto verde.
A empregada finalmente se recompôs e rapidamente se desculpou com um sorriso: “Senhores, vou preparar um refresco para vocês. Ontem, a Madame comprou alguns doces ocidentais, incluindo bolo Napoleão e bolo de creme. O que vocês gostariam?”
“Vamos comer um pouco de tudo. E já que estamos aqui, você poderia comprar algumas coisas na rua? Almoçaremos aqui com o Sr. Lu e veremos como a Sra. Sun está.” Ling Shu perguntou deliberadamente a Lu Zude: “Você nos dá as boas-vindas?”
Lu Zude ficou muito feliz: “Claro!”
A empregada não ousou expressar seu aborrecimento.
Ling Shu e seus companheiros tinham o poder e as conexões necessárias para chamar a delegacia de polícia em busca de pessoas. A menos que fosse tola, ela não ousaria os ofender.
Ela forçou um sorriso e perguntou a Lu Zude: “O que o jovem mestre gostaria de comer?”
Lu Zude pensou por um momento: “Minha mãe gosta de peixe, então você poderia comprar um pouco de peixe, Song jie?”
Ling Shu acrescentou: “Eu também gosto de peixe. Vamos comer dois robalos, robalos cozidos no vapor são uma boa opção. Se não tiver, carpa serve. E também um pouco de carne de porco assada e berinjela com alho, deve ser o suficiente.”
O sorriso da empregada se distorceu, e ela não conseguiu resistir.
“Sr. Ling, somos uma família pequena, mal conseguimos nos sustentar. Normalmente, só temos dois pratos por refeição. A senhora me instruiu especificamente a ser econômica!”
“Vocês costumam ter três pessoas, dois pratos costumam ser suficientes. Hoje, somos só mais dois. Além disso, se sua patroa estivesse acordada, ela nos trataria como convidados de honra. Ao tentar economizar dinheiro para ela, você a está ofendendo. Vocês têm o direito de falar aqui? Alguém que não saiba pode pensar que você é o mestre da Família Sun.”
Sem piedade, Ling Shu empalideceu e então se virou para Lu Zude.
“Onde você encontrou uma empregada tão teimosa? Ela não trataria você e sua mãe assim com tanta frequência, não é? Senão, deixe-a vir comigo à delegacia e investigar seus crimes do passado. Ela vai se comportar depois de alguns dias na prisão.”
A empregada finalmente percebeu a gravidade da situação e caiu de joelhos, implorando por perdão e admitindo seu erro. Ela alegou ter sido leal à Família Sun por muito tempo, mas estava simplesmente acostumada a ser econômica e nunca teve a intenção de causar problemas aos hóspedes.
Ling Shu tirou algum dinheiro e lhe disse para ir comprar mantimentos e cozinhar, depois a acompanhou impacientemente para fora. A empregada gaguejou por um tempo, mas vendo que não tinham intenção de levar o assunto adiante, pegou rapidamente o dinheiro e saiu.
Quando o som da porta fechando ecoou, a empregada saiu.
“Há quanto tempo ela trabalha para você?” Perguntou Ling Shu a Lu Zude.
Sentando-se ereto, como se fosse um aluno respondendo a uma pergunta, Lu Zude começou a falar.
“Depois que nos mudamos para cá, Tia Song veio. Minha mãe disse que ela é parente distante da minha avó e que cozinha muito bem e ajuda nas tarefas domésticas. Minha mãe às vezes não se sente bem, então ela não consegue fazer todo o trabalho doméstico.”
Yue Dingtang interrompeu: “Você me disse ontem que a Sra. Sun não é sua mãe biológica?”
Lu Zude assentiu: “Minha mãe biológica faleceu devido a uma doença. Esta nova mãe é aquela com quem meu pai se casou mais tarde.”
Então ela é madrasta dele.
Yue Dingtang perguntou: “Seus avós ainda estão vivos?”
Lu Zude respondeu: “Sim, eles ainda estão no campo.”
Yue Dingtang questionou: “Se eles ainda estão lá, como sua mãe tirou você do campo? Seu avô não se opôs?”
Lu Zude fez beicinho: “Mamãe disse que as escolas em Xangai são boas e que eu deveria vir estudar aqui. Ela disse que é melhor do que ir para uma escola particular e que meu pai estudou em uma escola religiosa na cidade. Mas depois que cheguei aqui, minha mãe não me deixou ir à escola!”
Ao ouvir isso, não apenas Ling Shu, mas também Yue Dingtang ficaram surpresos.
Eles tiveram que confirmar com a criança novamente: “Você não foi à escola? Então por que a Sra. Sun disse ontem que você desapareceu depois da aula?”
“Minha mãe disse que a escola não me aceitaria e que eu teria que esperar até o próximo semestre. Mas ela me disse para não contar a ninguém que não tenho livros para ler, senão as pessoas vão me menosprezar.”
Lu Zude se sentiu um pouco culpado ao falar: “Ontem, eu estava muito brincalhão e me perdi no caminho de volta. Andei por um lugar desconhecido e um pastor me acolheu. Ele me deu doces e, no final, foi a Song Jie quem me encontrou.”
Yue Dingtang perguntou: “Vejo que a Sra. Sun estava muito preocupada com o seu desaparecimento e até veio até nós em busca de ajuda. Mas você disse que ela queria lhe fazer mal. Como ela pôde lhe fazer mal?”
Lu Zude abaixou a cabeça e torceu os dedos por um momento antes de sussurrar: “Minha avó disse que madrastas não são boas, e ela me disse para ter cuidado. Ontem de manhã, eu queria comer ovos de pato salgados, mas minha mãe não deixou. Eu estava infeliz…”
Ling Shu achou aquilo engraçado e ridículo ao mesmo tempo. Afinal, essa era a razão de tudo.
Parecia que, como madrasta, a Sra. Sun não só amava Lu Zude como seu próprio filho, como também não o maltratava nem abusava dele. Caso contrário, Lu Zude não estaria assim agora.
Então, de onde veio o bilhete ‘salve-me’ da Sra. Sun?
Ling Shu de repente teve um lampejo de percepção e pareceu ter encontrado a resposta.
“Você acabou de dizer que Song Jie é uma parente distante da sua avó. Sua avó pediu para ela vir aqui para ajudar?”
Lu Zude balançou a cabeça, confuso. Para uma criança pequena, essa pergunta realmente era um pouco difícil de responder.
Ling Shu: “Song jie trata você bem regularmente?”
“A comida dela é deliciosa, mas ela responde mal à minha mãe e me diz coisas ruins sobre ela.” Respondeu Lu Zude.
“O que ela disse?”
“Ela disse que madrastas são todas más.”
“Mas não choveu ontem à noite, e a Sra. Sun parecia bem. Como ela ficou doente de repente?”
“Ontem dormi até meia-noite, mas ouvi Song jie e minha mãe discutindo.”
“Sobre o que eles estavam discutindo?”
“Não sei.” Disse Lu Zude, parecendo perplexo.
Parecia que o problema estava na empregada. Mas agora que a Sra. Sun estava inconsciente e aquela criança meio crescida não conseguia explicar nada, eles só podiam esperar que ela acordasse e perguntar diretamente.
Dois homens adultos e um garotinho não pareciam ter muito o que conversar.
Sem mais nada para fazer, eles decidiram esperar a Sra. Sun acordar e Ling Shu aproveitou a oportunidade para perguntar sobre os estudos de Lu Zude.
“Que livros você estudou na escola particular?” Perguntou Ling Shu.
Lu Zude respondeu: “O Clássico dos Mil Caracteres, assim como os Quatro Livros e os Cinco Clássicos.”
Ling Shu ficou surpreso e exclamou: “Já estamos nessa época, por que você ainda está estudando os Quatro Livros e os Cinco Clássicos? Ninguém lhe disse que você precisa estudar novos livros didáticos na escola?”
Lu Zude se sentiu envergonhado e respondeu: “Já estudei novos livros didáticos antes, assim como línguas estrangeiras, mas não sou muito bom nisso.”
Ling Shu arregaçou as mangas e disse: “Não tem problema. Vamos, o Tio vai ensinar você. Você tem um livro didático?”
Lu Zude ficou animado e perguntou: “O Tio sabe inglês? Minha mãe disse que quer me matricular em uma escola religiosa no próximo semestre, mas eles exigem uma prova de inglês.”
Ling Shu riu: “Claro que sei, durante meus dias de escola, eu era um aluno excepcional.”
Ao dizer isso, ele notou um sorriso estranho no rosto de Yue Dingtang. O significado era claro: exceto para o inglês.
Ling Shu estava com raiva.
Ele estava menosprezando-o, não estava?
Mesmo que seu inglês fosse mediano e seu francês fosse terrível, ainda dependia de com quem ele estava se comparando.
Ensinar uma criança que ainda não havia começado os estudos não era fácil?
Os lábios de Yue Dingtang se curvaram, com uma sensação de expectativa, como se ele estivesse ansioso para assistir a um show.
Infelizmente, Ling Shu não conseguiu surpreender a criança.
Porque a empregada voltou.
Sua velocidade em comprar mantimentos era inesperadamente rápida, mas Ling Shu viu que sua cesta estava cheia de coisas.
“Song Jie, você comprou a carpa que eu queria comer?” Ling Shu perguntou deliberadamente.
“Comprei, comprei! Duas carpas e duas percas para todos vocês. Fiquei com medo de que vocês dois não tivessem o suficiente para comer, então comprei mais! Também comprei alguns petiscos para vocês, como castanhas açucaradas e pãezinhos fritos. O jovem mestre e vocês dois podem comer alguma coisa primeiro, e assim que eu terminar de cozinhar, podemos comer todos juntos!”
A empregada disse com um sorriso, a testa coberta de suor. Sua atitude era muito mais atenciosa do que antes, mostrando que sua ida a tornara mais consciente de não ofender Ling Shu e seu companheiro.
Ling Shu perguntou: “E a Sra. Sun? Você não preparou nada para ela comer?”
A empregada respondeu apressadamente: “O corpo dela está fraco agora, e o médico a instruiu a tomar apenas mingau. Comprei alguns vegetais e farei uma tigela de mingau de legumes para ela mais tarde. Ah, e também comprei um pouco de costelas. Mais tarde farei costelas agridoces, que o jovem mestre adora comer, e também a carne de porco assada que o Sr. Ling pediu especificamente!”
Lu Zude comemorou: “Eu quero comer costelinha agridoce!”
A empregada trouxe pratos de pães cozidos no vapor e castanhas cobertas de açúcar e depois desapareceu na cozinha para continuar seu trabalho.
Em voz baixa, Ling Shu se virou para Yue Dingtang e disse: “Ela ficou mais inteligente de repente? Será que ela está possuída por um fantasma?”
Yue Dingtang revirou os olhos e respondeu: “Se alguém intimidasse você desse jeito, seu cérebro também trabalharia mais!”
Ling Shu riu baixinho e disse: “Obrigado por pensar tão bem de mim. Meu cérebro já é bem afiado.”
Seu comportamento brincalhão era adorável, e Yue Dingtang não conseguiu resistir e coçou a palma da mão em resposta.
A ação foi extremamente sutil, e Lu Zude, que estava estudando de costas para eles, não percebeu nada.
Ling Shu instintivamente tremeu um pouco e tentou retrair a mão, mas foi segurado pela outra pessoa.
Outro arranhão.
Lu Zude se virou.
Yue Dingtang o soltou rapidamente.
“Tio Ling, como o senhor pronuncia essa palavra?” Perguntou Lu Zude.
Ling Shu não conseguiu se conter e quase acertou Yue Dingtang com o punho.
“Vamos ver, tem dois significados…” Ling Shu ponderou.
Até a hora da refeição, Ling Shu e seus companheiros não conseguiram ver a Sra. Sun acordar.
Depois de comer, eles não podiam continuar a preguiçar na casa de outra pessoa. Ling Shu instruiu Lu Zude em particular para ficar de olho na empregada e não a deixar se aproximar da Sra. Sun.
O mingau de legumes tinha que ser provado pela empregada antes de ser servido à Sra. Sun e Lu Zude concordou.
Ling Shu pensou consigo mesmo: mesmo que os avós de Lu Zude não gostassem dela como madrasta, eles não deveriam ter coragem de envenenar alguém. Ele deu essas instruções por precaução.
Antes de sair, Ling Shu chegou a dizer a Lu Zude, na frente da empregada, que eles viriam o visitar em alguns dias.
Quem sabe se a empregada entendeu o significado oculto, já que sua expressão permaneceu inalterada.
Quando saíram da residência da Sra. Sun, Yue Dingtang parou e olhou para trás.
A pequena casa não tinha nada de especial, assim como as outras casas ao redor. Era feita de tijolos vermelhos, com janelas de vidro, e o exterior era coberto de hera e rosas, criando uma atmosfera pacífica e bela.
Mas havia algo estranho nisso.
Yue Dingtang franziu a testa levemente, incapaz de identificar exatamente o que havia de estranho naquilo.
Comentários no capítulo "Capítulo 132"
COMENTÁRIOS
Capítulo 132
Fonts
Text size
Background
Ursa Maior – The Plough
ESTA É UMA NOVEL HOMOAFETIVA PARA ADULTOS, COM POSSÍVEIS GATILHOS COMO GORE, PERSEGUIÇÃO AFETIVA, MAUS TRATOS INFANTIS (NÃO DESCRITOS). NÃO...