Capítulo 36
Antes do Ano Novo, todos finalmente puderam partir.
O principal motivo foi que a mãe de Zhou estava relutante em deixar seu estande em Yan, onde ganhava dinheiro diariamente. Depois que quase todos os alunos da Universidade Wutong deixaram a escola, ela começou a vender na antiga área da cidade, onde o faturamento ainda era bastante considerável. À medida que o Ano Novo se aproximava, o mercado de estandes nas proximidades das residências se tornava mais movimentado, com pessoas vendendo as tradicionais iguarias de Yan, cartomantes, estranhas pílulas, fogos de artifício (naquela época, Yan ainda não havia proibido fumo e fogo), além de serviços de cabeleireiro, extração de dentes e pedicure; havia de tudo, e qualquer negócio que surgisse conseguia lucrar. O mercado individual já mostrava sinais de grande prosperidade.
Como ganharam bastante dinheiro, os pais de Zhou estavam especialmente generosos. Pagaram toda a passagem de volta das crianças, comprando ainda as passagens em um vagão com leito. Com esses dois mais velhos e um grupo de amigos ao seu redor, Lin Jingzhe quase não carregou nenhuma bagagem, aproveitando a viagem de volta com total tranquilidade, até o ponto de que não conseguiu comer todos os petiscos que a mãe de Zhou havia levado.
O trem chegou a Qunnan, e ainda precisavam pegar um ônibus para voltar a Liyun. Em uma cidade pequena como Liyun, muitos residentes se conhecem, e o casal Zhou, que estava visivelmente renovado, foi imediatamente reconhecido assim que entrou no ônibus.
A expressão “voltar para casa em grande estilo” não é apenas uma frase vazia. Independentemente da situação real, as pessoas que trabalham fora e voltam para sua cidade natal sempre se esforçam para parecerem um pouco melhores. Agora que a mãe de Zhou tinha dinheiro, o estande em Yan lhe rendia pelo menos três mil yuan por mês. Ela era gentil e dócil, mas estava cheia de orgulho. Antes de voltar, comprou novas roupas para ela e o marido, e Lin Jingzhe a levou para fazer um novo corte de cabelo. O inverno em Qunnan não era tão frio, e ela estava usando um elegante casaco de cashmere com saltos, além de ter feito um cabelo cacheado no estilo que estava na moda em Yan, parecendo completamente diferente da mulher simples que trabalhava na fábrica de garrafas.
Os conhecidos, no início, hesitaram em reconhecê-los, mas, quando se confirmaram, ficaram bastante surpresos. Após algumas conversas, descobriram que o casal tinha ido a Yan para negócios e, pela aparência, claramente haviam ganho bastante.
No ônibus, havia alguns ex-funcionários da fábrica de garrafas que estavam indo para a cidade provincial comprar coisas para o Ano Novo. No começo, eles não se atreviam a falar, mas quando o assunto caiu sobre demissões, perceberam que o casal Zhou já não se importava mais com isso, então se sentiram à vontade para comentar, com um misto de surpresa e admiração.
A conversa estava animada, abordando vários assuntos atuais de Liyun e Qunnan, e Lin Jingzhe aproveitou para cochilar um pouco enquanto ouvia.
A recente operação contra contrabando em Qunnan ainda deixava as pessoas nervosas!
As réplicas do tremor chegaram até Yan, então pode-se imaginar a agitação em Qunnan, onde o epicentro foi. As mudanças na administração e nas políticas eram palpáveis para os moradores da região.
Alguns conterrâneos que trabalhavam em obras em Qunnan expressaram sua frustração: “No próximo ano, planejamos ir juntos para a província vizinha em busca de trabalho; este ano as obras em Qunnan estão muito ruins. Algumas obras simplesmente pararam no meio do caminho. Nós estamos relativamente bem, mas aquele fulano, por exemplo, está trabalhando na construção do apartamento Nanguo da Qi Qing; se não fosse pela pressão do grupo, ele provavelmente não teria recebido nem o salário deste ano.”
Lin Jingzhe, com os olhos fechados, abriu uma fenda e olhou para o grupo.
Mas o assunto rapidamente se desviou para os pais de Zhou. A demissão deles na fábrica de garrafas causou um grande alvoroço, levando a uma onda de apreensão nas fábricas locais, onde todos estavam com medo de perder o emprego.
“Na verdade, não aconteceu nada de mais! A família do Wang Zhan também estava especulando na bolsa, e aquele Liu do nosso setor, todo mundo sabe, além de você, quem mais foi demitido?” disse um ex-funcionário da fábrica de garrafas, com desdém. “O gerente apenas estava se metendo onde não devia, todo mundo sabe quem ele é! E aquele Fen Yuanlang, ele realmente perdeu a razão por causa de um apartamento; ele costumava ser tão próximo de você, jogando xadrez e comendo de graça, mas agora virou as costas e não reconhece mais ninguém.”
Fen Yuanlang era o colega que havia denunciado o pai de Zhou por especulação na bolsa durante uma viagem a Shen. Ao mencionar isso, o pai de Zhou não pôde evitar uma expressão de tristeza.
“Mas foi bom assim; o gerente sempre teve uma aversão a vocês. Continuar lá não teria sentido. Agora que vocês estão em Yan, como estão se saindo? Olha, esses sapatos são lindos! Aposto que custaram uma fortuna!” Uma mulher de meia-idade, usando um par de sapatos de pano vermelho, olhou com inveja para os saltos de cetim que a mãe de Zhou usava. “A família do Fen Yuanlang achou que estava se dando bem; adivinha como o gerente o tratou?”
Com os olhares curiosos de todos, a mulher não conseguiu conter o riso: “O gerente deu a ele um quarto lá no lado oeste do prédio, sem luz e perto do corredor, só cinquenta metros quadrados; ninguém queria aquele lugar. Ele acabou ficando com isso! E eles são um casal de trabalhadores, e no fim das contas, não conseguiram nem respirar!”
Todos riram e lamentaram ao mesmo tempo, mas falar mal dos outros é algo que vicia. A conversa fluiu facilmente até que, ao se despedirem, ainda estavam com vontade de mais.
Os casais Hu Yu e Deng Mai já estavam esperando na estação. Finalmente, quando eles chegaram, todos correram para ajudar com as malas. Deng Fengshou dirigia o grande caminhão da empresa para ajudar a transportar as coisas. Para ser justo, isso era um uso pessoal do caminhão, mas, naquela época, ninguém se importava com isso. Depois de algumas trocas de cumprimentos, quando subiram no veículo, Hu Yu segurou a mão magra de Lin Jingzhe, um pouco preocupada, e perguntou: “Vamos direto para casa?”
Lin Jingzhe sabia que ela estava preocupada em relembrar suas tristezas. Na verdade, antes de voltar para Qunnan, Shen Juanqing o havia procurado e o convidou de forma muito séria para passar o Ano Novo junto, mas, pensando bem, Lin Jingzhe decidiu recusar. As experiências da vida passada o tornaram cauteloso; ele temia que sua presença pudesse causar danos a essa família, que atualmente parecia feliz.
Shen Juanqing ficou desapontada e, após voltar, Lin Runsheng também fez uma visita. Embora parecesse sério, seus olhos estavam vermelhos. Depois de descobrir quem ele realmente era, Lin Jingzhe já não temia mais a sua aparência ameaçadora, mas, mesmo assim, levou um bom tempo para encontrar uma forma gentil de recusar, e, ao vê-lo partir, ficou claro que ele estava prestes a chorar.
Pensando em seu pai peculiar, Lin Jingzhe sentiu uma onda de resignação. Ele sorriu para Hu Yu, que também estava cautelosa: “Vou dar uma passada na casa da Rua Huayuan. Faz tempo que não vou lá e, como não tem ninguém, é bom fazer uma limpeza antes do Ano Novo. Depois que eu oferecer as orações ao meu avô, vou para a sua casa, professora Hu.”
“Ah! Ah! Ótimo!” Hu Yu imediatamente se alegrou, enquanto Gao Sheng e seu pai, que estavam na parte de trás do carro, revezavam-se em alisar a garrafa de Maotai que Lin Jingzhe trouxera, quase sorrindo de orelha a orelha: “Venha logo! Eu trouxe muitos fogos de artifício para você e Gao Sheng se divertirem!”
Lin Jingzhe olhou para aquele tio que tecnicamente não via há décadas. Naquela época, o trágico acidente que resultou na morte de um e feriu gravemente outro (o pai de Gao Sheng morreu e o pai de Zhou foi amputado) ainda não tinha ocorrido. Gao Changyuan, pai de Gao Sheng, estava em plena juventude, forte e cheio de vida.
Lin Jingzhe acenou: “Certo.”
Em comparação com um ano atrás, os carros em Liyun começaram a aumentar, especialmente nas proximidades do rico bairro da Rua Huayuan. Somente a casa antiga permaneceu inalterada, de pé como sempre. Fazia tempo que não voltava, mas o pátio não parecia desordenado. O gramado e o paisagismo estavam bem cuidados, claramente alguém vinha periodicamente cuidar. Isso não era algo que Du Kang ordenara, era provavelmente o pai de Deng Mai que estava ajudando. Ao abrir a porta, Lin Jingzhe sentiu um leve cheiro de mofo devido à falta de ventilação, e seu coração, que havia flutuado, finalmente voltou ao lugar.
Nos últimos seis meses, ele sentiu que não estava vivendo de forma real. Às vezes, tinha a impressão de que tudo o que estava vivenciando era um grande sonho. Talvez um dia, ao acordar, ele abriria os olhos e se daria conta de que ainda era aquele perdedor que estava deitado em um apartamento de luxo em Yan, passando os dias sem emoção, a não ser com reuniões e viagens a trabalho.
Ele arregaçou as mangas e pacientemente começou a limpar a casa. Depois, pegou o altar de seu avô para acender incenso e fazer suas preces.
Ele sabia que seu avô cometeu muitos erros durante a vida, mas não queria pensar mais sobre isso. Essa era a família que deixou a marca mais profunda em seu caminho de vida, que, de qualquer forma, sempre o alimentou e lhe deu um lar acolhedor. As memórias de carinho e proteção que tinha não eram falsas; apenas poderia-se dizer que a vida sempre traz consigo uma série de resignações.
Na casa de Gao Sheng, um grupo de amigos estava reunido. O Maotai que Lin Jingzhe trouxe foi conseguido com Fang Wenhao; ele não era fã de bebidas, então acabou agradando os pais dos amigos que apreciavam um drink. O sabor intenso e doce do Maotai era irresistível para os apreciadores, e, ao serem servidos com o prato de orelha de porco ao molho frio preparado pela mãe de Zhou, acabaram se empolgando e beberam mais do que deveriam, acabando por desabafar sobre suas dificuldades de vida.
Quando Lin Jingzhe chegou, o pai de Gao quase estava chorando. Claramente, os dias difíceis trabalhando em obras, ganhando apenas algumas dezenas de yuan por dia, não eram fáceis; ele se levantava cedo e ainda tinha que ficar separado da esposa. Ele estava realmente sofrendo.
Lin Jingzhe ouviu isso por um tempo, até que Zhou Mãe o afastou, colocando uma bandeja de orelhas de porco em suas mãos e o mandando para dentro. As crianças estavam lá, e não queria que aquele grupo de homens embriagados poluísse as jovens flores cheias de vitalidade.
No entanto, a casa de Gao Sheng não tinha um bom isolamento acústico. Encostado à porta, Lin Jingzhe mastigava uma fatia de carne de porco picante com cebolinhas e coentro, ouvindo o que se passava.
O pai de Gao disse: “Ah, este ano as obras em Qunnan não estão boas. Muitos projetos de prédios foram paralisados, e os meus colegas de trabalho já estão pensando em ir para outras cidades; provavelmente terão que ir ainda mais longe.”
“Isso é preocupante!” O pai de Zhou respondeu. “Você está sempre correndo de obra em obra. É cansativo e, mais importante, instável. Eu e Dingxiang (mãe de Zhou) já discutimos sobre você. Agora estamos vendendo comida em Yan, e está indo muito bem, com lucro. Estamos pensando em expandir e abrir uma loja, contratar algumas pessoas para formalizar o negócio.”
A voz soou um pouco embriagada, e o pai de Zhou continuou cautelosamente: “Fazer negócios realmente pode ser lucrativo, mas é cansativo, e às vezes é difícil dar conta com muitos clientes. Não confiamos em contratar estranhos. Dingxiang pediu que eu perguntasse a você se você tem interesse em se juntar a nós.”
“Isso!” O pai de Gao ficou surpreso. “Como eu faria isso? Nunca fiz negócios antes, nem experiência em restaurantes!”
“Não é para você trabalhar; é uma parceria. Juntamos recursos, contratamos funcionários, e no final do ano você recebe uma parte dos lucros,” disse o pai de Zhou. “Se não fosse por necessidade, eu não teria falado com você. Infelizmente, é difícil confiar em outras pessoas…”
Blá, blá, blá, blá, blá…
Lin Jingzhe não queria mais ouvir, retirou a orelha e começou a cantarolar uma melodia, comendo sua carne tranquilamente enquanto se sentava na beirada da cama.
Sentado na beirada da cama, Deng Mai estava lendo um livro; era um dos livros didáticos de Lin Jingzhe do primeiro ano. Ele parecia achar interessante, e, ao perceber que Lin Jingzhe se aproximava, ainda focado, não levantou a cabeça, apenas se moveu para o lado, abrindo espaço para Lin Jingzhe sentar confortavelmente.
No sul, não havia aquecimento, e o ambiente estava mais frio do que lá fora. Os três amigos estavam vestindo casacos iguais, todos comprados por Lin Jingzhe.
A jaqueta de couro, que Xiao Chi havia levado de forma tão assertiva, deixou Lin Jingzhe sem opções, então ele teve que escolher três peças de tamanhos que havia provado para Xiao Chi, uma para cada um dos amigos. Mas Xiao Chi parecia ser um pouco mais alto que os três, e a jaqueta que o deixou tão elegante em seus ombros parecia um pouco grande em Deng Mai, que era o mais baixo, fazendo-a parecer menos atraente.
Lin Jingzhe observou os três por um tempo e, após refletir, chegou à conclusão de que a diferença estava em seus rostos.
Embora Deng Mai e os outros fossem bonitos, seus traços não eram tão bem definidos e tridimensionais como os de Xiao Chi, e seus penteados não eram tão estilosos.
Embora Xiao Chi fosse uma pessoa estranha, era impossível não reconhecer as vantagens de sua aparência, especialmente aquele cabelo cacheado. Lin Jingzhe inicialmente pensou que era um penteado, mas depois descobriu que eram cachos naturais. Ele já tinha visto muitos cabelos cacheados, mas raramente como os de Xiao Chi, que não eram aqueles cachos pequenos e finos, mas sim volumosos, suaves, com ondas que começavam só nas pontas, parecendo com o estilo que muitos empregados do departamento de relações públicas das empresas atuais procuram. Para conseguir um cabelo assim, essas pessoas se levantariam às cinco da manhã para lavar os cabelos.
Ah, que pessoa boa, mas por que tem que ser um idiota?
Lin Jingzhe estava particularmente curioso sobre o respeito que Fang Wenhao demonstrava por Xiao Chi, que era tão evidente em sua voz. Ouvi dizer que Xiao Chi tinha um certo prestígio entre o grupo deles; que habilidades ele possuía?
Seria jogar aro?
Deng Mai já havia se formado em um curso preparatório recente e estava organizando suas anotações para digerir os conhecimentos adquiridos. Não sabia de onde vinha o novo hábito, mas agora ele usava um par de óculos com armação leve, e o jeito como isso escondia seu estilo desleixado o tornava mais suave e não tão intimidante como antes.
Lin Jingzhe havia comido metade da bandeja de orelhas de porco e explicou cinco perguntas a Deng Mai, esperando há muito tempo, até que Gao Yuan, que parecia estar preocupado durante toda a viagem de volta a Liyun, finalmente teve coragem de se aproximar.
Ele puxou um banquinho e se sentou em frente a Lin Jingzhe, contando que estava participando de um grupo de interesse na escola, onde ele e os membros do grupo já estavam pesquisando um software por um bom tempo.
Ele estava bastante nervoso. Ao perceber que Lin Jingzhe o escutava atentamente, parecia temer que ele realmente ficasse convencido, então começou a listar os problemas do projeto, como era difícil desenvolvê-lo e lucrar.
De fato, a internet, atualmente na China, era algo que começava a ser mencionado, mas sem um conceito claro. Nas grandes cidades como Yan e Shen, tudo bem, mas em Liyun, muitas pessoas nunca ouviram falar de computadores. A melhor escola de Liyun, a escola secundária, nem sequer possuía aquelas máquinas lendárias, que eram extremamente raras. A pequena clientela significava que o caminho para essa indústria seria incrivelmente difícil.
Gao Sheng achava que as previsões de Wu Wangfei para o futuro eram bastante plausíveis, mas ele não tinha confiança em seus próprios julgamentos e não queria levar Lin Jingzhe a se envolver em algo nebuloso.
Lin Jingzhe ouvia tudo sem demonstrar emoção, mas ficou surpreso ao descobrir que Gao Sheng estava segurando esse tipo de preocupação por tanto tempo.
Ele sabia que o curso de computação da Universidade Wutong teria um lugar importante na indústria da computação no futuro. Quando a era da internet finalmente chegasse, ele frequentemente participava de conferências econômicas e teve a sorte de conhecer algumas pessoas influentes do setor, incluindo um ex-aluno da Universidade Wutong, que, em uma mesa de bar, brincou, dizendo que a universidade era “o solo que cultiva os novos empreendedores da internet contemporânea”.
Era evidente quantos empreendedores de internet saíram dali.
No entanto, ele não esperava que esse fenômeno surgisse tão cedo. Aqueles jovens, aparentemente comuns, tinham tais ambições?
Para ser sincero, Lin Jingzhe os admirava. Ele, em sua idade, definitivamente não tinha um objetivo tão claro, nem a audácia necessária para lutar por ele.
Mas ele não estava pronto para dar uma resposta imediata, mesmo que o projeto fosse apresentado por um amigo de infância. O setor de internet, embora estivesse em expansão no futuro, era um campo extremamente lucrativo, mas também carregava riscos. Lin Jingzhe poderia ser um pioneiro, mas não era um santo, e não queria se sacrificar em vão.
“Certo, a ideia de vocês é boa, e estou interessado. O líder do seu grupo de interesse é aquele chamado Wu Wangfei, não é?” Depois de obter a confirmação de Gao Sheng, ele assentiu. “Tudo bem, quando as aulas voltarem em Yan, peça a ele para trazer o plano detalhado para eu discutir pessoalmente com ele.”
Quando Gao Sheng falou sobre o projeto, a atenção de Deng Mai já havia se desviado do livro. Assim que Gao Sheng saiu preocupado, ele se aproximou de Lin Jingzhe.
Agora, Deng Mai já tinha uma noção básica sobre vários conhecimentos financeiros. As ações que antes Lin Jingzhe fazia e que ele não entendia agora eram claras para ele. Ele também compreendia o que Gao Sheng queria dizer ao mencionar o projeto do grupo de interesse na Universidade Wutong. Ele já havia perguntado a Lin Jingzhe sobre ações em Shen, mas Lin Jingzhe o avisou para não mencionar isso a Gao Sheng, então Deng Mai era bastante cauteloso. Considerando que havia um Zhou Haitang dormindo na sala, ele falou baixo: “Irmão Lin, você vai investir em internet? Não era do setor imobiliário? Aquele dinheiro que ganhou na bolsa de Shen era tanto assim?”
“Não era tanto assim, e ainda não decidi.” Ele sabia que, em empresas um pouco maiores no futuro, quase nenhuma estaria especializada em apenas um setor; o provérbio sobre não colocar todos os ovos em uma única cesta é algo que Lin Jingzhe já entendia bem. A internet é uma indústria com grande potencial, e seria muito mais fácil ocupar um lugar nela antes que ela atingisse seu auge, mas todas essas ideias ainda estavam apenas no estágio teórico. Deng Mai era inteligente, e Lin Jingzhe não o enganou: “Estou um pouco interessado, mas se vou investir ou não, ainda depende se o projeto do Gao Sheng é viável.”
“Isso é o que você deveria fazer!” Uma vez que Deng Mai estava aliviado de suas preocupações, ele se sentiu um pouco envergonhado, mas ainda assim, com um sorriso nervoso, disse: “Embora isso não soe muito bem, entre irmãos, devemos ser transparentes. Eu acho que, independentemente de quem seja, mesmo que sejam meus pais, podemos emprestar, mas quando se trata de uma parceria, devemos ser cautelosos.”
Depois de dizer isso, ele se calou, parecendo um pouco preocupado que Lin Jingzhe o achasse insensível.
Lin Jingzhe, no entanto, acariciou a cabeça dele gentilmente, com um tom encorajador: “Você está certo.”
Os olhos de Deng Mai brilharam de admiração por trás das lentes da armação dos óculos—
Esse é realmente meu irmão Lin!
Do lado de fora, os fogos de artifício não paravam. As pessoas da vizinhança viviam por ali, normalmente em paz e tranquilidade, mas, ao chegar o Ano Novo, uma infinidade de parentes distantes e ex-subordinados aparecia, misturando-se com desconhecidos que se juntavam à festa. Essas pessoas traziam consigo um monte de crianças pequenas, que se espalhavam como espécies invasoras, rapidamente tomando conta do lugar.
Somente a família Xiao era sua arqui-inimiga.
Não se sabe ao certo quando começou essa tradição no bairro: as crianças que cresceram ou brincaram ali, mesmo as mais travessas que costumavam atirar fogos de artifício pela janela, ao passar pela casa dos Xiao, desaceleravam, movendo-se devagar e cuidadosamente.
Na verdade, era uma família bastante comum. A casa e o jardim não eram diferentes de outras, compartilhavam as mesmas refeições, decoravam a casa para o Ano Novo com dizeres e colas, viviam três gerações sob o mesmo teto, e a avó sempre sorridente estava lá, junto com pai, mãe, filhos e filhas.
Mas essa família comum era, ao mesmo tempo, assustadora—
A avó sorridente, embora parecesse gentil, questionava as crianças incansavelmente sobre os estudos; os pais, que ocupavam altos cargos, eram sérios e taciturnos, e um simples tosse poderia fazer uma criança, que estava estudando poesia clássica com a avó, pular de susto. Os filhos mais novos, um casal, pareciam tão calmos e bem comportados, que mesmo quando faziam algo errado, não criticavam, apenas olhavam com olhares enigmáticos e enigmáticos; a menina mais nova, comportada e estudiosa, temia que ninguém soubesse que ela também falava idiomas estrangeiros, e passava o tempo livre lendo livros em versões originais. Com um modelo tão elevado, todos os visitantes da casa eram olhados com desapontamento pelos pais.
As crianças travessas, antes tão barulhentas, saíam da casa dos Xiao como se tivessem escapado de um perigo, e como poderiam se atrever a provocá-los?
Com a China se esforçando para se internacionalizar, os pais de Xiao, que passavam muito tempo viajando para outros países, finalmente puderam voltar para casa. Eles estavam realmente cansados, e, assim que fecharam a porta, começaram a repreender a filha, que estava jogada no sofá, com os pés na mesa: “Olhe para você! Que tipo de comportamento é esse! As palavras da Sra. XX foram completamente em vão!”
“Ah, Miao Miao é tão comportada normalmente, o que tem de errado em relaxar um pouco?” A avó sorriu, defendendo a neta e, em seguida, virou-se para a nora: “Mês passado, vocês foram à Bélgica, certo? Por que não trouxeram nada de volta?”
Ao ouvir essa pergunta calorosa, a mãe de Xiao imediatamente ficou nervosa. A mulher que sempre se mostrava esperta e capaz fora da casa lançou um olhar impotente para o marido e rapidamente se retirou, dizendo: “Shen Xing está guardando, eu não sei!”
A avó olhou com um sorriso para o filho.
A pressão nas costas de Xiao Shenxing estava quase a ponto de ser percebida; ele disse sem opção: “Mãe, o médico não disse que os ingredientes do chocolate não são bons para a saúde? Você deveria comer menos.”
A avó sorriu: “Ontem, eu pedi uma previsão ao Buda, e ele disse que está tudo bem; você pode comer um pouco.”
Que conversa é essa! Xiao Shenxing estava frustrado, e, enquanto subia as escadas, ouviu os chamados da avó em busca de chocolate, mas não conseguiu parar.
Depois de ser repreendido, Xiao Chi não parecia se importar muito com a discussão passageira. Assim que se certificou de que sua roupa não estava danificada, ele ajeitou as contas que segurava na mão e se virou para a avó e a irmã: “Vou sair um pouco.”
“Para onde você vai!” A avó de Xiao estava preocupada com o neto. “Lá fora está a vinte graus abaixo de zero; vista-se bem e volte logo para o jantar!”
Xiao Chi respondeu: “Eu sei.” E, em seguida, caminhou em direção à porta.
Xiao Miao observava o irmão, enquanto olhava para a jaqueta de couro que ele usava. Hoje, lá fora estava a menos vinte e dois graus, e havia nevado recentemente, o frio cortante era intenso. Ela queria ver se ele realmente sairia com a jaqueta de couro.
Xiao Chi chegou à entrada, trocou de botas, pegou a chave, colocou um cachecol e luvas, então estendeu a mão para pegar o grosso casaco de penas pendurado no cabideiro da entrada e o colocou—
Colocou-o sobre os ombros.
Xiao Miao: “wtf??”
Xiao Chi, sem hesitar, envolveu-se na jaqueta de penas, cobrindo a jaqueta de couro que não oferecia proteção contra o frio, e saiu pela porta.
A avó de Xiao olhou para a neta: “Miao Miao, o que há de errado?”
Xiao Miao, com um olhar afiado: “Meu irmão não está certo!”
“Que? O que há de errado?” A avó perguntou por um longo tempo, mas Xiao Miao não conseguia explicar, apenas sentia uma atmosfera estranha no ar. As duas mulheres, uma mais velha e outra mais jovem, se encararam em silêncio, até que a avó Xiao se levantou de repente, mas não foi em direção à porta pela qual Xiao Chi havia saído. Em vez disso, ela se virou e foi em direção ao altar budista: “Espere um momento, vou consultar o Buda.”
Depois de se ajoelhar no almofadado por meia hora e recitar duas seções de sutras, a sorte do Buda foi revelada, e a avó Xiao começou a interpretar os sinais.
Ela coçou a cabeça confusa e disse: “A sorte nos negócios está muito boa, mas na vida… a energia yang está muito forte? Longe do sol, perto da sombra?”
Ela olhou para a neta: “O que isso significa?”
Xiao Miao também não sabia, e quando Xiao Chi voltou para casa à noite, as duas mulheres simplesmente levaram a interpretação para perguntar a ele.
Xiao Chi nunca tratava com descaso as questões relacionadas ao Buda e começou a interpretar pacientemente.
“A energia yang está muito forte? Longe do sol, perto da sombra?” Esse texto era bem claro, mas também profundo. O conceito de yin e yang podia se aplicar a muitas coisas, como a relação entre homens e mulheres, em que os homens representavam o yang e as mulheres o yin.
Ele pensou por um momento e juntou as palmas das mãos: “Entendi!”
“Longe do sol, perto da sombra” significava que ele deveria se afastar da energia yang e se aproximar da energia yin, ou seja, longe dos homens!
Quanto à energia yin, existe uma ideia de que a terra tem yin e yang. Atualmente, a terra da Xincheng Realty não tinha uma grande quantidade de energia yang, então será que precisariam comprar terrenos com mais energia yin?!
Xiao Chi decidiu que iria visitar a cidade de Yan durante o Festival da Primavera!
Com a questão da energia yin resolvida, só restava a energia yang. Ele se dirigiu, sério e determinado, à avó e à irmã: “Recentemente, quero me afastar de Hu Shaofeng!”
Xiao Chi não trocou uma palavra com Hu Shaofeng durante todo o Festival da Primavera! Até mesmo as ligações de Ano Novo foram atendidas por Xiao Miao!
Hu Shaofeng se sentia muito injustiçado. O que ele havia feito de errado? Ele se esforçou para lembrar e parecia que antes do Ano Novo, Xiao Chi estava se comportando normalmente; embora normalmente tivesse suas desavenças, ele nunca tinha demonstrado tamanha frieza.
Mas o que Xiao Chi fazia sempre tinha sua lógica! Hu Shaofeng sabia que tinha feito algo errado! Ele passou o Festival da Primavera se questionando até o dia 15, quando essa intensa autocrítica foi substituída pela agitação gerada por uma nova política anunciada em Yan após o feriado.
A província de Changqing foi aprovada para a construção de uma rodovia! Direto para Yan! Após a conclusão, a viagem de carro de Changqing, a capital da província, até Yan levaria apenas duas horas.
Assim que a notícia foi divulgada, as províncias e cidades vizinhas ficaram chocadas. Embora houvesse rumores sobre a construção da rodovia, não havia novidades após isso. Nas previsões de Hu Shaofeng e de muitos outros empresários imobiliários de Yan, era evidente que a rodovia seria construída em algum momento, mas ninguém esperava que a aprovação viesse tão cedo.
O que representava uma rodovia que atravessaria metade da província e chegaria diretamente a Yan?
Representava transporte fácil, políticas que estavam ligadas a Yan, e um desenvolvimento econômico que se tornaria visível em toda a província!
De repente, muitos empresários especuladores voltaram seus olhos para a província de Changqing, que parecia um lugar promissor, esperando conseguir uma fatia do desenvolvimento.
Entretanto, Yan não estava disposta a deixar muitos aproveitadores desfrutarem deste Ano Novo. Dois dias após a divulgação da construção da rodovia, outro anúncio ainda mais surpreendente veio à tona—
Após inúmeras verificações dos resultados de pesquisa e várias reuniões, Yan decidiu que a entrada da rodovia na cidade seria localizada na base da pequena montanha Huangshan, ao norte da cidade.
Ao norte da cidade!
Ao norte da cidade!
Hu Shaofeng confirmou três vezes antes de se permitir acreditar que aquelas palavras realmente significavam o que ele pensava.
Embora Huangshan fosse chamada de montanha, na verdade, era apenas uma colina suave e quase desconhecida, já que sua localização estava bem na extremidade da área urbana ao norte da cidade. Os empresários imobiliários, que precisavam conhecer cada pedaço da cidade devido ao trabalho, sabiam que muitos dos antigos moradores de Yan nunca tinham ouvido falar daquele lugar.
Mas a localização de Huangshan não era o foco; o que importava era a sua posição!
No círculo dos empresários imobiliários, a atmosfera descontraída e relaxante que existia antes do anúncio desapareceu instantaneamente.
Aquele era o norte da cidade, um lugar com vastas áreas de terra disponível para desenvolvimento, mas com poucos residentes, o que significava uma grande oportunidade e potencial para exploração!
Aquela terra que antes não atraía ninguém se tornou, da noite para o dia, um prato cobiçado, e todos os terrenos da área, que estavam em um leilão próximo, foram imediatamente reavaliados, desafiando as conclusões anteriores do mercado. Os prazos para construção de edifícios precisariam de tempo, mas a conclusão da entrada da rodovia certamente direcionaria todos os benefícios para essa região durante o processo de construção. O que a mudança de políticas poderia impulsionar na velocidade do desenvolvimento comercial podia ser medido pelos preços das terras no norte da cidade, que já estavam disparando. Uma vez que a rodovia estivesse em funcionamento, aquela área se tornaria um ponto de passagem necessário para quem viesse de fora da província; quem teria receio de que não haveria oportunidades de desenvolvimento?!
Hu Shaofeng assistiu, atônito, enquanto os terrenos que seu irmão Xiao Chi havia adquirido no norte da cidade aumentavam de preço a cada dia, e devido à boa localização, já começavam a surgir rumores de outras empresas perguntando se havia intenção de venda.
Depois de um aumento de quase um terço, ele começou a calcular o lucro que a empresa conseguiria ao vender aqueles terrenos, e seu coração estava em chamas de excitação.
Mas o Xiao Chi, que de repente começou a ignorá-lo, não se importou com os questionamentos.
Hu Shaofeng sentiu que Xiao Chi parecia estar esperando por algo, mas também achou que estava pensando demais. Em uma cena tão frenética como aquela, o que mais poderia causar uma onda maior?
A realidade provou que ele era realmente muito jovem.
Logo após o último grande plano que chocou o setor imobiliário, uma nova política que prometia incendiar a região do norte da cidade estava prestes a ser anunciada como um torpedo que explodiria nas águas profundas.
Com um número crescente de imigrantes e empresas, e uma economia em franca expansão, Yan decidiu implementar um ajuste mais formal para essa situação.
Assim, a área ao norte da Segunda Estrada da Cidade se desenvolveria como um distrito comercial concentrado, e todas as empresas que operassem ali desfrutariam de benefícios especiais.
Assim que o documento foi divulgado, houve uma onda de entusiasmo em todo o país.
Comentários no capítulo "Capítulo 36"
COMENTÁRIOS
Capítulo 36
Fonts
Text size
Background
RENASCIMENTO DA ILUMINAÇÃO
Neste mundo, sempre existem aquelas pessoas que começam com boas cartas nas mãos, mas que acabam por fracassar completamente.
Lin Jingzhe, após perder muito, retornou aos seus dezoito...