110. Por favor, não me engane
- Home
- All Mangas
- Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
- 110. Por favor, não me engane
Tang Yue ficou na casa do doutor Wu por três dias, durante os quais o doutor Wu foi convocado duas vezes pelo príncipe Zhao. Na superfície, o príncipe Zhao pediu ao doutor Wu para fazer um exame físico, mas na verdade ele perguntou ao doutor Wu sobre Tang Yue.
E o mais lamentável é que o doutor Wu estava envolvido no relacionamento entre dois jovens em uma idade tão avançada. Daí em diante, toda vez que ele via Tang Yue, ele dava a Tang Yue um olhar estranho.
Ele pensou, Tang Yue teve muita sorte de se casar com o príncipe herdeiro.
Três dias depois, o primeiro lote de ervas chegou. Tang Yue levou sua nova equipe e velho amigo doutor Wu para a farmácia.
A placa coberta com seda vermelha havia sido pendurada acima do portão. Tang Yue planejou segurar uma pequena abertura e cortar um pedaço de fita em estilo moderno, e fornecer assistência médica gratuita por três dias.
As ervas estavam empilhadas no quintal, então Tang Yue e os outros caminharam em direção ao quintal. O aroma de ervas enchendo o quintal trouxe sorrisos a todos os presentes.
“Jovem Tang, temo que você seja o maior comerciante de ervas em Nanjin.” Chen coçou a barba.
Os negócios não estavam prosperando nessa época. A maioria dos empresários era administrada com pouco dinheiro. Apenas alguns comerciantes dependiam da nobreza para comercializar mercadorias do norte e do sul.
As ervas não eram amplamente cultivadas, então o suprimento de ervas era instável. Muitas farmácias só podiam tratar doenças simples com ervas comuns.
Nesse momento, Ke chegou carregando uma caixa de madeira alegremente. “Jovem mestre, correspondi às suas expectativas — coletei centenas de ervas para você dessa vez. Esta é uma listagem.”
“Você acertou as contas?”
“Sim. Quase gastei todo o ouro que você me deu.” Que disse sem jeito: “Encontrei uma colina coberta de datura e pensei que você disse que era uma erva valiosa. Então, comprei a terra com trinta moedas de ouro.”
Tang Yue deu um tapinha no ombro de Que e fez um sinal de positivo. “Ótimo! Você não me decepcionou. Você realmente fez a coisa certa!”
Não era difícil para os nobres comprarem terras. Mas aos olhos das pessoas comuns, trinta moedas de ouro eram astronômicas.
“Datura?” O Doutor Wu nunca tinha ouvido falar dessa erva, então ele estava curioso. “O que ela faz?”
Tang Yue disse brevemente ao Doutor Wu que a datura poderia ter um efeito anestésico.
Surpresa novamente registrada no rosto de Tang Yue. “Eu sei. É tóxico.”
Tang Yue sabia que a datura pertence à família das solanáceas.
“A datura é venenosa, mas suas folhas, flores e sementes podem ser usadas como ervas. É picante e suave, e pode ser usada para aliviar dores, tosse e asma. Sua principal eficácia é o tratamento de feridas faciais, prolapso anal, reumatismo e lesões traumáticas. Claro, eu quero usá-la como anestésico.”
“Anestésico?” O Doutor Wu pegou uma folha de datura e colocou na boca. Com certeza, não demorou muito para que ele sentisse um formigamento na língua. Ele pensou que realmente poderia ser usado como anestésico se a dosagem fosse bem controlada.
Mas ele ainda acreditava que a acupuntura era a forma mais segura de anestesia. Afinal, a datura era tóxica.
O uso de ervas chinesas era uma questão de ciência. Estava escrito no clássico de ervas de Shen Nong que ervas diferentes eram secas de forma diferente e colhidas em momentos diferentes, e plantas venenosas também podiam ser usadas para tratar doenças quando usadas corretamente.
Algumas plantas mostraram efeitos diferentes apenas quando foram processadas de maneiras diferentes.
Por exemplo, gengibre e gengibre seco ao sol, gengibre descascado e gengibre com casca não tiveram a mesma eficácia.
Eles levaram meio mês para separar as ervas.
Algumas das ervas precisavam ser processadas posteriormente, e algumas delas que ficaram molhadas precisavam ser secas novamente.
Tang Yue tinha ervas comumente usadas colocadas em armários acessíveis, e outras em armários na parte superior e inferior. Ele até mantinha as ervas tóxicas em uma sala separada. O uso dessas ervas deve ser aprovado por três médicos.
No início de dezembro, o tempo esfriou. Todas as manhãs, o telhado e a grama ficavam cobertos de geada. Antigamente, os invernos podiam ser os mais difíceis sem aquecimento.
Era uma cerimônia de abertura, e Tang Yue usava um xale grosso de lã para levar a carruagem de casa até a farmácia. O príncipe Zhao disse que, de acordo com o almanaque, 7 da manhã era um horário propício para começar um novo negócio.
Assim que Tang Yue saiu, ele viu a carruagem do príncipe Zhao. A carruagem do príncipe Zhao parecia normal, mas Tang Yue ainda reconheceu o carreteiro e os guarda-costas do príncipe Zhao.
“Jovem Tang, parabéns!” Hu Jinpeng deu a Tang Yue um par de enfeites Kylin dourados.
“Já que você dirige uma farmácia, então não lhe desejo uma fortuna. Caso contrário, o povo da Cidade Ye sofrerá.”
“Obrigado, obrigado!” Tang Yue entrou na carruagem do príncipe Zhao. Assim que abriu a porta, ele foi aquecido pelo calor de dentro.
“Está muito quente na sua carruagem.” Enquanto Tang Yue esfregava as mãos, o príncipe Zhao colocou um chapéu peludo na cabeça.
“Fique aquecido e não pegue um resfriado.” O príncipe Zhao queria segurar Tang Yue nos braços, mas quando viu o quanto Tang Yue se vestia, desistiu.
Ele segurou a mão de Tang Yue e perguntou: “Por que você mandou aqueles cozinheiros de volta?”
“Eu aconselho você a não dar seus cozinheiros para os outros levianamente. E se todos pedirem um cozinheiro?”
Naquela época, havia poucos restaurantes grandes, então Tang Yue planejou fornecer aos convidados um bufê de carne assada, vários pratos, frutas e bebidas no pátio.
Tang Yue não tocou na bebida que o imperador lhe dera da última vez. Hoje, ele queria entreter seus convidados com ela.
Quando chegou à farmácia, descobriu que muitos convidados já haviam chegado e suas carruagens estavam estacionadas lado a lado do lado de fora da farmácia.
A farmácia estava cercada por uma multidão de curiosos. Eles curvaram os ombros e seus rostos estavam azuis de frio.
Tang Yue caminhou até eles e disse: “Olá a todos. Hoje é o dia da inauguração da minha farmácia, e estou oferecendo a vocês três dias de assistência médica gratuita. Além disso, estamos dando alguns cremes para frieiras de graça, mas são limitados. Você também pode pedir uma xícara de licor em nosso pátio.”
Era bem sabido que Tang Yue estava planejando a inauguração da farmácia há muito tempo. Depois de ouvir que Tang Yue era um médico altamente qualificado, muitas pessoas estavam ansiosas por esse dia.
Ouvindo as palavras de Tang Yue, as pessoas estavam sorrindo de orelha a orelha. Elas estavam tão felizes que se esqueceram completamente do frio do inverno.
Neste momento, um velho segurando uma criança correu, ajoelhando-se na frente de Tang Yue. “Doutor, você pode ajudar meu neto?” Ele gastou todo o seu dinheiro para curar a doença do neto. Eles vieram procurar Tang Yue depois de ouvir sua história.
Zhao Sanlang estava majestosamente em frente a Tang Yue. “Ei, velho, a farmácia ainda não abriu. Vá embora!”
“Jovem, eu posso esperar por você, mas meu pobre neto não pode. Ele…”
Tang Yue empurrou Zhao Sanlang para longe e se abaixou para sentir o pulso do garoto. A mão do garoto estava fria como gelo. Embora o velho enrolasse todas as suas roupas ao redor do garoto, o garoto ainda estava com frio.
Tang Yue notou que seus pés estavam descalços e sua pele estava rachada. Ele suspirou, “Leve-o para o quarto. Está muito frio lá fora.”
Ele se levantou e levou o velho para a farmácia. Então ele foi até o príncipe Zhao. “Sua alteza, você pode me fazer um favor?”
O príncipe Zhao usava um manto vermelho acolchoado de algodão e uma capa de pele de raposa branca. Seu rosto solene se tornou ainda mais adorável por causa de Tang Yue.
Tang Yue sorriu e apontou para a placa coberta com seda vermelha. “Por favor, revele a placa para mim, e será uma honra!”
O príncipe Zhao pegou a mão de Tang Yue e prometeu. “Pedi para Ke trazer alguém para ajudá-lo. Não me recuse, ok?”
Tang Yue assentiu. O príncipe Zhao estava com medo de que Tang Yue estivesse muito ocupado, então ele trouxe seus guarda-costas aqui para ajudar Tang Yue. Mesmo que eles não conhecessem habilidades médicas, eles poderiam fazer alguns outros trabalhos simples.
Tang Yue brincou, “Lembre-se de não ir para a enfermaria. Não tenho tempo para você se desmaiar de novo ao ver sangue.”
O rosto de Ke ficou vermelho de vergonha. Ele abaixou a cabeça e sussurrou, “Eu não vou lhe dar nenhum problema.”
Tang Yue se virou e entrou na clínica com o doutor Wu e outros médicos. Parecia que a agitação e a correria lá fora não tinham nada a ver com eles.
Tang Yue trocou de roupa para seu vestido branco e pediu para alguém trazer dois potes de carvão.
A turbulência emocional do velho o havia esgotado. Ele estava pálido e magro. Só quando viu Tang Yue ele se animou.
“Por favor, vá e espere lá fora. Avisaremos quando chegarmos a uma conclusão.” Tang Yue disse enquanto colocava suas luvas.
Depois de despir o garoto, Tang Yue verificou se ele tinha algum ferimento. “O paciente tem cerca de 1,5 metro, cerca de 13 anos, do sexo masculino. Ele está roxo por todo o corpo e tem queimaduras de frio óbvias. Ele está desnutrido, parecendo que estava morrendo de fome. Há algumas cicatrizes não curadas de traumatismo contundente em suas costas, peito e coxas.
“O paciente está com febre alta, cerca de 39 graus Celsius, que pode ser causada pelo vento”
Tang Yue escolheu dois assistentes, um dos quais era He da mansão do Marquês Yue Yang, e o outro era um dos aprendizes, Xiang’an, cujo pai era um famoso médico da corte.
“Escreva tudo o que eu disse. Você consegue entender?” Tang Yue disse novamente.
Os dois assistentes assentiram. Eles seguram um pincel para escrever em tiras de bambu. Embora a escrita deles fosse confusa, eles conseguiam acompanhar Tang Yue.
Tang Yue observou as pupilas, nariz, boca, língua, orelhas, mãos e pés do menino.
O Doutor Wu assentiu em reconhecimento aos bons poderes de observação de Tang Yue. Mas ele não sabia como Tang Yue diagnosticaria o menino em seguida.
“Chame o avô dele aqui. Eu gostaria de perguntar uma coisa a ele.”
Assim que o velho entrou na sala, ele se ajoelhou na frente de Tang Yue, pensando que seu neto havia sido curado. No entanto, quando viu a aparência doentia do neto, ele ficou desapontado novamente.
“Doutor, ele…” O velho estava com medo de ter sido enganado.
Tang Yue deu a ele um sorriso tranquilizador. “Não se preocupe. Eu me pergunto se seu neto cresceu com você?”
O velho assentiu. “O pai dele morreu no campo de batalha e a mãe dele se casou novamente depois que ele nasceu. Então, ele está comigo desde que era um bebê.”
“Você costuma bater nele?”
O velho estava alerta. Ele balançou a cabeça. “Não.”
“Velho, não posso tratar seu neto se você não me contar a verdade.” Tang Yue se aproximou do garoto e apontou para as cicatrizes nas costas e pernas do garoto. “Como ele conseguiu essas cicatrizes?”
“Eu… estou muito ocupado para cuidar dele. Talvez ele estivesse sofrendo bullying.”
Tang Yue sabia que o velho não disse a verdade e não bateu no garoto.
“Dê a ele um soro intravenoso e um pouco de água morna. E faça uma tigela de mingau para ele… preciso que alguém o limpe com uma toalha quente.”
Dois homens fortes de meia-idade tiraram um tubo de bambu do armário de remédios e o penduraram de cabeça para baixo na estrutura de ferro ao lado da cama enquanto Tang Yue parava de falar. No fundo da banheira de bambu havia um tubo com uma agulha presa a ele. Então o homem enfiou a agulha nas costas da mão do menino.
O Doutor Wu sentiu uma grande compulsão de perguntar a Tang Yue, mas não o fez.
“Oh, meu Deus! Jovem, venha aqui…” O enfermeiro que havia limpado o corpo do menino soltou um grito de surpresa.
Tang Yue se aproximou, e havia algo indefinível em seus olhos. Ele se esqueceu de examinar o ânus do menino agora. Pelo que ele podia dizer, o menino foi abusado sexualmente.
A julgar pelos hematomas no corpo do menino, ele não foi abusado apenas uma vez.
“Velho, o que é isso? Não esconda de mim.” Tang Yue sentiu que tinha uma raiva reprimida para liberar. A pessoa que machucou o menino era um homem mau, lascivo e sexualmente pervertido!
O velho gritou: “Estou velho demais para criá-lo. Então, eu o enviei para a casa de um homem rico como servo. É a única maneira de ele não morrer de fome.”
“Há algum tempo, um vizinho me disse que viu meu neto sendo carregado para fora da cidade ferido. Quando saí da cidade, vi meu neto deitado em um campo, coberto com esteiras de palha. Ele havia desmaiado de frio.”
“Quando ele acordou, ele me contou o que tinha acontecido com ele. No ano passado, o segundo mestre da família rica disse que gostava do meu neto e queria mantê-lo ao seu lado. Eu pensei que era uma coisa boa, mas não tinha ideia de que aquele homem faria algo assim com meu neto…”
Tang Yue anotou a receita enquanto ouvia. “Mande alguém ferver o remédio. Traga os anti-inflamatórios que preparei. O ferimento dele ficou seriamente inflamado. Felizmente, agora é inverno. Caso contrário, seus ferimentos terão infeccionado.”
Se infeccionassem, seria um desastre.
110. Por favor, não me engane
Fonts
Text size
Background
Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
Como cirurgião experiente, Tang Yue é elegante o suficiente para mostrar o local aos convidados e diligente o suficiente para preparar pratos deliciosos. Quanto mais ele...