136. Estou apenas fazendo o bem em nome de outra pessoa
- Home
- All Mangas
- Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
- 136. Estou apenas fazendo o bem em nome de outra pessoa
A atmosfera festiva do casamento do príncipe Zhao durou meio mês antes de acabar. Fazia muito tempo que um evento tão movimentado não acontecia na cidade de Ye. Nem mesmo o tempo frio e a neve pesada resistiram ao entusiasmo das pessoas.
Mas, à medida que o entusiasmo diminuía, questões sérias surgiram.
Tang Yue ficou na janela e levantou a cortina de algodão pesada, descobrindo que a neve não mostrava sinais de derretimento.
Os velhos na mansão disseram que a neve pesada era extremamente rara. Eles disseram que era a primeira vez que viam tanta neve, e isso os deixava nervosos.
Batendo na porta, o mordomo viu Tang Yue parado na janela com suas roupas finas. Ele rapidamente largou o que estava segurando e fechou a cortina. “Jovem mestre, cuidado para não pegar um resfriado.”
Então ele deu uma capa a Tang Yue. Tang Yue esfregou as mãos frias e perguntou: “quando sua alteza saiu? O desastre é sério?”
Após dias de neve pesada, muitas casas dos moradores desabaram. Muitas pessoas morreram congeladas. À medida que o número de mortos aumentava, a atmosfera festiva do casamento do príncipe Zhao e Tang Yue desapareceu.
Eles estavam ocupados desde que deram presentes um ao outro. Um estava ocupado fazendo papel, o outro estava ocupado centrifugando o soro. Eles só se viam a cada poucos dias.
Como o Ano Novo estava chegando, eles iriam largar tudo e tirar alguns dias de folga.
Tang Yue adormeceu logo depois de chegar em casa do pátio das enfermeiras e não acordou até o meio-dia do dia seguinte.
O príncipe Zhao queria tomar café da manhã com Tang Yue, mas foi convocado ao palácio para discutir o socorro ao desastre com os ministros.
“Sua alteza entrou no palácio ao amanhecer. Acabaram de chegar notícias de que ele almoçará no palácio hoje.”
“Bem. Ponha a mesa para as refeições.” Tang Yue dormiu muito tempo, então ele estava com muita fome.
A comida na mansão do príncipe Zhao estava tão requintada como sempre. A mesa logo estava coberta de iguarias. Tang Yue achou que era pecado desperdiçar boa comida, então disse ao mordomo que só precisava de três pratos e uma sopa quando estava sozinho.
O mordomo recebeu ordens do príncipe Zhao e não ousou tomar decisões sozinho. Tang Yue se sentiu feliz por ter uma refeição tranquila depois de alguns dias de vida agitada.
Depois do almoço, Tang Yue deu uma volta no quintal. O caminho no quintal havia sido limpo e a grama ainda estava coberta de neve.
“A propósito, onde estão as pessoas que trouxe comigo? O que elas estão fazendo ultimamente?” Tang Yue quase se esqueceu das 100 pessoas que trouxe aqui.
“Eles estão no quintal dos crisântemos. Sua alteza me disse para ser gentil com eles. Quem você quer convocar?” O mordomo esperou Tang Yue com uma abordagem cautelosa.
Ele sabia o quanto o príncipe Zhao amava Tang Yue. Ele esperava que o príncipe Zhao e Tang Yue pudessem viver felizes juntos.
“Não. Leve-me lá.” Tang Yue procurou em sua mente a localização do jardim de crisântemos e descobriu que não era longe dele.
No caminho, Tang Yue se perguntou se deveria se virar e ir embora se visse o mestre Xuanjing, que sempre mantinha uma cara de pôquer. Mas quando viu o jovem que estava ouvindo a música e fazendo chá, ele mudou de ideia de repente.
“Senhor Xuanjing, que vida tranquila você tem!” Tang Yue sentou-se em frente a Xuanjing e gesticulou para que Xuanjing lhe desse uma xícara de chá.
Tang Yue secretamente deu algumas olhadas para os jovens que estavam tocando guqin. Ele teve a sensação de que os tinha visto em seu casamento.
Não havia mulheres na mansão do príncipe Zhao, e até mesmo os músicos que tocavam guqin eram homens. Dizia-se que muitos dignitários tinham enviado ao Príncipe Zhao dançarinas e beldades, mas o Príncipe Zhao enviou todas elas para os soldados na fronteira.
Depois disso, essas pessoas nunca deram nenhuma beldade ao Príncipe Zhao. Caso contrário, seria muito desperdício.
“Eu não sou como você. Você é um homem ocupado.” Xuanjing serviu uma xícara de chá para Tang Yue graciosamente. O ar estava perfumado com o cheiro de chá. Ele disse com um sorriso: “Dizem que você inventou essa maneira de fazer chá. É realmente melhor do que a maneira tradicional.”
Embora Tang Yue não soubesse muito sobre chá, ele sabia que o chá na mansão do Príncipe Zhao não poderia ser ruim. Ele sentiu que era sua perda pagar por um preguiçoso.
“Tenho estado muito ocupado para visitá-lo recentemente. Sei que você é chato. Por que não encontro algo para você fazer?” Uma sombra de sorriso tocou a boca de Tang Yue.
“Bem, o que você quer que eu faça?” Xuanjing olhou para Tang Yue calmamente, sem medo de que Tang Yue lhe desse o trabalho pesado.
Tang Yue pediu ao mordomo para trazer sua lista de dotes e a entregou a Xuanjing. “Senhor Xuanjing, você é o homem em quem meu pai confiava, então eu confio em você também. Coloquei o dinheiro, 56 lojas e três minas em suas mãos, e espero que você possa me ajudar a administrá-los.”
Sorrindo, Xuanjing sacudiu a lista com os dedos e a guardou. “Obrigado por acreditar em mim. Não vou decepcioná-lo.”
Tang Yue ficou aliviado ao ver o quão calmo Xuanjing estava. Mas ele não sabia se Xuanjing tinha habilidade para fazer isso bem, e ele até se perguntou se tinha sido precipitado em deixar seu dote nas mãos de Xuanjing. De qualquer forma, ele tinha que tentar.
Ele sabia que seu pai nunca lhe recomendaria um inútil.
“Desculpe incomodá-lo.” Tang Yue curvou-se para Xuanjing. Xuanjing levantou-se rapidamente e curvou-se em troca. “Você não deveria. É um prazer ajudá-lo.”
“Você pode dizer ao mordomo se precisar de ajuda.”
“Entendi.”
Tang Yue tomou um gole de chá e levantou-se para visitar os cem servos. A maioria das pessoas que Tang Yue trouxe aqui eram artesãos. Alguns deles foram enviados para fazer papel pelo Príncipe Zhao, enquanto o resto dos ferreiros ficaram aqui e continuaram a construir ferramentas médicas para Tang Yue.
Tang Yue precisava dos ferreiros para fazer ferramentas para sua equipe de enfermagem. Eles já tinham feito muitos itens para Tang Yue, incluindo utensílios de cozinha, então eles tinham um bom relacionamento com Tang Yue.
Tang Yue andou pela mansão depois que saiu do pátio de crisântemos. O mordomo seguiu Tang Yue e lhe deu um aquecedor de mãos ou uma xícara de chá de vez em quando.
Só depois de suar ele retornou ao escritório que o Príncipe Zhao dividia com ele.
Através da abertura da porta circular, Tang Yue pôde ver uma confusão de estantes de livros e mesas grandes. Ele ouviu que quando não estava em casa, o Príncipe Zhao ficava ali fazendo papel intensamente.
Enquanto Tang Yue lia, o mordomo entrou com uma pilha de livros de contas. “Jovem, este é o detalhamento recente das despesas em nossa mansão. Você deve verificar e assinar.”
Tang Yue olhou para o mordomo consternado. “Quem era o responsável por essas coisas antes? Sua alteza pediu para você deixar isso comigo?”
“O guarda Wang era o responsável por isso, e eu o substituiria quando ele não estivesse por perto. Ele está muito ocupado ultimamente, então sua alteza pede que você cuide disso quando quiser.”
“O guarda Wang Wang é Dingjun?”
“Sim.”:
Tang Yue assentiu e disse interiormente, “Com certeza, ele é mais do que um guarda. O príncipe Zhao o considera muito.”
Isso era compreensível, pensou Tang Yue. Wang Dingjun era filho do mestre de uma cidade. Como ele poderia se contentar em ser um guarda? Ele deve ter outros pontos fortes.
Tang Yue pegou o livro de contas e forçou um sorriso. “Por que não encontrar alguém confiável para cuidar disso?”
Ele não conhecia os príncipes dessa época, então ele apenas folheou os livros. O registro acima era algum registro de compra de produtos de Ano Novo. Ele verificou os preços de vários itens com os quais estava familiarizado e não encontrou nada de errado.
Então ele contou ao mordomo como as empresas modernas fazem compras. O mordomo disse, “você está certo. É uma boa ideia.”
“Quanto à aquisição…” Ele hesitou em fazer perguntas sobre a aquisição. Havia ricas escolhas para ficar encarregado da aquisição.
“Alguns soldados feridos aposentados estão encarregados disso. Vossa alteza sentiu pena deles, então ele os encontrou para trabalhar na mansão.”
Tang Yue ergueu as sobrancelhas e sabia os prós e contras de fazer isso. Mas ele tinha acabado de se casar na mansão do Príncipe Zhao, ele queria saber mais antes de agir.
Ele sugeriu ao mordomo que preparasse mais produtos de Ano Novo como um benefício para a equipe. Ele queria dar aos escravos comida e roupas como recompensa por um ano de trabalho duro.
Esses mecanismos de recompensa não eram comuns nos tempos antigos. Após um momento de hesitação, o mordomo assentiu.
“Jovem, você é tão gentil. Tenho certeza de que eles vão gostar.”
Tang Yue acenou com a mão. “Estou apenas fazendo o bem em nome de outra pessoa.” Se ele fosse um homem pobre, ele não poderia fazer tais boas ações, mesmo que fosse gentil.
Agora ele poderia tornar a vida daqueles servos melhor com um pequeno favor. Matar dois coelhos com uma cajadada só, por assim dizer.
136. Estou apenas fazendo o bem em nome de outra pessoa
Fonts
Text size
Background
Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
Como cirurgião experiente, Tang Yue é elegante o suficiente para mostrar o local aos convidados e diligente o suficiente para preparar pratos deliciosos. Quanto mais ele...