145. Quem é você?
“É inesperado que o doutor Wu tenha tal dom de palavra. Ele fez muito bem em ganhar a confiança de sua majestade.” Zhao Sanlang conversou com Tang Yue sobre o que tinha visto e ouvido.
Tang Yue segurou a mão de Zhao Sanlang e perguntou: “Você quer dizer que sua majestade acreditou em sua alteza em vez daquelas fofocas?”
“…” Zhao Sanlang disse com um suspiro: “Eu não sei. Sua majestade não disse especificamente em quem ele acreditava.”
O príncipe Zhao ainda não havia retornado, o que deixou Tang Yue preocupado. Embora Tang Yue tivesse grande fé na capacidade do príncipe Zhao de lidar com uma crise, o imperador era totalmente imprevisível e ninguém sabia o que o imperador faria a seguir.
Desde os tempos antigos, as pessoas no poder tinham mentes desconfiadas, e Tang Yue não queria que o príncipe Zhao se tornasse uma pessoa assim.
Pensando nisso, Tang Yue decidiu preparar um tônico calmante para o príncipe Zhao, para que ele não sofresse um colapso nervoso.
“Doutor Wu, a artemisinina é realmente tão mágica? De onde veio?”
“Vossa majestade, você nunca imaginaria que ela é extraída da artemísia annua. O extrato é obtido espremendo artemísia annua embebida em salmoura.”
“É tão simples assim?”
O doutor Wu tirou cuidadosamente uma garrafa de porcelana do bolso e deu ao imperador. “Vossa majestade, olhe, isso é artemisinina. É minha lembrança para comemorar o sucesso da luta contra a malária. Mas a princesa herdeira me disse que tinha prazo de validade. Receio que o líquido na garrafa tenha expirado.
O imperador cheirou curiosamente e achou que cheirava mal. Era difícil para ele imaginar que esse líquido fedorento pudesse curar a malária.
“Posso dar uma olhada nos moradores curados da vila de Huanghua? Estou curioso.”
Os ministros logo se animaram. Seus olhos se concentraram no Príncipe Zhao, querendo ver o que ele faria.
O Doutor Wu era um homem descomplicado. Ele concordou, “Vossa Majestade, você pode chamar alguns pacientes que estavam em estado crítico antes. Eu mantive um registro diário de suas condições. Acho que será útil para mim tratar esta doença no futuro.”
“Muito bem! Certifique-se de anotar o método para extrair artemisinina.”
“Já está escrito. A princesa herdeira disse que a artemísia annua deve ser plantada em larga escala, caso acabe.”
“Doutor Wu, o fardo de cultivar alimentos é tão pesado que não acho que eles tenham tempo para cultivar ervas.” Lorde Zhan questionava o doutor Wu sempre que a oportunidade se apresentava.
Outro ministro disse, “Eu acho que sim. Anos de guerra na fronteira consumiram uma grande quantidade de alimentos. A tributação pesa muito sobre as pessoas. Receio que eles possam reclamar se lhes pedirem para cultivar ervas.”
“Você não acha que está sendo melodramático? Artemisia annua não é difícil de cultivar. Algumas plantas por família são suficientes. Se as pessoas souberem a função da artemisia annua, estarão dispostas a plantá-la.”
O imperador assentiu, “Vamos fazer do seu jeito. Publique um aviso para informar as pessoas sobre os benefícios do cultivo de artemisia annua.
Enquanto o decreto fosse emitido, as pessoas o obedeceriam.
“Vossa majestade, é muito cedo para emitir o decreto. Você não testou o remédio para ver se funciona”, disse o senhor Zhan cuidadosamente.
Ele trabalhou muito e queria derrubar o príncipe herdeiro.
“Sim. Vá buscar alguns dos aldeões recuperados. Quero vê-los.”
Enquanto isso, o príncipe Zhao visitou a imperatriz e almoçou com ela. Ele ouviu muitos rumores sobre ele.
Dois guardas imperiais se ajoelharam no salão com as cabeças abaixadas. “Vossa majestade, a Vila Huanghua… não existe mais.”
“O quê? Por quê? Eles…” Todos os olhos caíram sobre o Príncipe Zhao. Até o duque de Heng Guo ficou surpreso demais para dizer uma palavra.
Todos esses rumores eram verdadeiros?
No entanto, a maioria das pessoas ainda acreditava no Príncipe Zhao. Afinal, era fácil para um príncipe matar alguém.
“Onde eles estão? As casas deles também desapareceram? O príncipe herdeiro acabou de voltar da área do desastre ontem. Eles desapareceram de repente hoje?” questionou o imperador.
“Vossa alteza, a Vila Huanghua foi incendiada. Encontrei alguns corpos lá, mas…”
“Mas o quê?”
“Mas os corpos foram decapitados, e não consegui identificá-los.”
“Os corpos sem cabeça? Por quê?” o imperador ficou perplexo.
Lorde Zhan saiu. “Vossa alteza, não é difícil adivinhar. O assassino não queria que as vítimas fossem identificadas, então ele cortou suas cabeças.”
“Lorde Zhan, seu palpite não se sustenta. Eles encontraram apenas uma dúzia de corpos, mas a Vila Huanghua tem uma população de várias centenas. Se eles foram mortos, onde estão seus corpos?” perguntou o duque de Heng Guo.
“Você deveria perguntar a sua alteza. Talvez ele tenha movido os corpos em lotes. Receio que ele não nos deixará encontrar esses corpos.”
“Lorde Zhan, por que você sempre coloca a culpa no príncipe herdeiro por tudo que dá errado?”
“Caro duque, por que você sempre defende o príncipe herdeiro? Você acha que ele é privilegiado?”
Crack! O imperador bateu a mão na mesa. “Cale a boca! Por que vocês estão sempre brigando como cães e gatos?”
“Por favor, nos perdoe, majestade.” Os ministros se ajoelharam no chão imediatamente, mas o príncipe Zhao ainda estava de pé calmamente.
“Zhao’er, me diga. Para onde foram os aldeões?” o imperador questionou o príncipe Zhao com uma voz fria e inquisitiva.
Ele não acreditou nos rumores, especialmente depois de ouvir a história do doutor Wu. Mas a situação abalou sua fé no príncipe Zhao.
Ele via o duque de Heng Guo com suspeita. Ele sentia que a confiança do duque no príncipe Zhao era muito incondicional e cega.
O príncipe Zhao se levantou e fez uma reverência ao imperador. “Pai, os aldeões estavam sãos e salvos quando eu parti ontem. Quem os matou?”
“Sim, sua alteza, por favor, diga-nos quem os matou”, disse o senhor Zhan.
“Pai, me dê um tempo e deixe-me descobrir a verdade.”
“A verdade já não está clara? Vossa alteza, não adianta tentar passar a responsabilidade.” A boca de Lorde Zhan se torceu em um sorriso de desprezo. “Não é grande coisa. A peste tem sido tratada de forma cruel desde os tempos antigos. Sei que você está fazendo isso para impedir que a peste chegue à cidade. Acho que você está fazendo a coisa certa.”
O príncipe Zhao lançou um olhar para Lorde Zhan e bufou de desgosto. “Lorde Zhan, você é tão bom em distorcer a verdade. Devo admitir que não sou páreo para você em sofismas, mas…”
Os ministros ouviram atentamente. “Mas me lembrei de que movi os aldeões para um lugar seguro para que não fossem mortos por minha causa.”
“Vossa alteza, você…” Lorde Zhan não acreditou nem um pouco.
“Você tem alguma prova?” perguntou o imperador.
“Claro, você pode chamar o chefe da aldeia.”
“Sua majestade nunca conheceu os aldeões. E se ele for enganado?”
O príncipe Zhao sorriu com suprema confiança. “Pai, você saberá quando o vir.”
Confuso como estava, o imperador assentiu. “Bem, traga o homem até mim.”
Pouco tempo depois, um velho vestido de saco veio tremendo, apoiado em uma vara.
Ele olhou de soslaio para o imperador sentado na cadeira do dragão e se ajoelhou. “Sua majestade, você ainda se lembra de mim?”
Todos os presentes estavam curiosos sobre a identidade do velho. Um ministro pensou interiormente, “O velho é muito ousado. Ele ousou questionar sua majestade!” Outro ministro disse interiormente, “Se sua alteza matou os aldeões, devo ficar do lado dele e defendê-lo?”
No entanto, o príncipe Zhao exalava um ar de calma relaxada. “Pai, ele é o chefe da aldeia. Ele se recuperou da malária. Talvez você possa ouvir a história dele primeiro.”
O imperador olhou para o velho por um longo tempo, mas ele ainda não conseguia se lembrar de quem era o velho. Ele disse, “Quem é você?”
145. Quem é você?
Fonts
Text size
Background
Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
Como cirurgião experiente, Tang Yue é elegante o suficiente para mostrar o local aos convidados e diligente o suficiente para preparar pratos deliciosos. Quanto mais ele...