222. O Monumento (1)
Tang Yue estava preocupado se Zhang Chun colocaria seu pai em apuros. No entanto, para sua surpresa, dois dias depois, o marquês Yue Yang enviou pessoalmente Zhang Chun para a mansão do príncipe Zhao, feliz.
Sabendo que as coisas haviam progredido, Tang veio às pressas até Zhang Chun para perguntar sobre a situação. Mas quando viu que Zhang Chun foi carregado, ficou muito surpreso. “O que há de errado com ele? Ele foi espancado?” Os olhos de Zhang Chun estavam fundos e com olheiras.
O marquês Yue Yang olhou para Zhang Chun com pena. Ao ver a preocupação de seu pai com Zhang Chun, Tang não conseguiu evitar um arrepio. “Meu pai tomou Zhang Chun como filho?”, disse Tang interiormente.
“Ele estava exausto. Ele passou a maior parte dos últimos dois dias verificando os livros de contas, exceto para ir ao banheiro. Quando ele me deu os resultados, ele estava tão cansado que adormeceu.” Se o médico não tivesse dito que ele estava cansado demais, o marquês teria pensado que ele estava desmaiando.
Tang Yue carregou Zhang Chun para a cama e mandou os cozinheiros prepararem a comida, esperando Zhang Chun acordar.
O marquês Yue Yang ficou satisfeito em ver seu filho fazendo as coisas de forma organizada. Tang Yue agora era uma princesa herdeira de pleno direito.
O marquês deu um suspiro de alívio. Cinco anos se passaram desde que Tang Yue e o príncipe Zhao se casaram, mas eles ainda eram um casal afetuoso.
“Pai, o que você encontrou?” Tang Yue trouxe o marquês distraído de volta à realidade.
Uma sombra de sorriso tocou o rosto do marquês. Ele disse: “O assunto ainda precisa ser verificado… O grão foi cultivado?”
“Não se preocupe. É quase o suficiente. Ainda há muitas pessoas dispostas a doar grãos. Pretendo registrar os nomes daqueles que doaram e entregá-los ao imperador. Espero que ele concorde em erguer um monumento e gravar seus nomes nele. Acredito que mais e mais pessoas serão despertadas para a ação pelo apelo no futuro.”
O marquês acariciou sua barba e assentiu com satisfação. Seu filho não tinha apenas grandes habilidades médicas, mas também grande apelo.
Embora algumas pessoas doassem grãos porque tinham medo do príncipe herdeiro, a maioria foi inspirada por Tang Yue.
Ao longo dos anos, muitas pessoas foram curadas por Tang Yue, incluindo aristocratas, plebeus e escravos. A maioria deles era grata a Tang Yue. Além disso, ele foi bem recebido pelo povo por sua modéstia e gentileza.
No dia seguinte, o imperador soube o que havia acontecido no celeiro. Quase mil libras de grãos eram perdidas a cada ano, e alguns dos grãos eram substituídos por grãos velhos. Os grãos no fundo do celeiro também estavam podres.
O imperador ficou tão bravo que ordenou uma investigação completa sobre o assunto. O oficial júnior Xue lançou um olhar para o marquês Yue Yang. Ele não esperava que, como general, o marquês Yue Yang pudesse ser tão escrupuloso.
Parecia que muitos oficiais seriam implicados.
Aqueles que ousaram desviar grãos foram muito ousados.
Além disso, o duque Heng Guo sugeriu ao imperador que um monumento deveria ser erguido. Fazer isso não apenas deu um exemplo para as pessoas, mas também encorajou mais pessoas a contribuir para o país.
Metade dos cortesãos doou grãos. Quando souberam que seus nomes estariam no monumento, eles se manifestaram em apoio à proposta do duque Heng Guo.
Tang Yue acreditava que monumentos deveriam ser erguidos em cada cidade, para que mais pessoas respondessem ao chamado do país.
Isso não significava que Tang Yue queria fazer trabalho de caridade. Ele estava apenas fazendo isso para aliviar uma necessidade urgente.
Quando ele estava na era moderna, ele viu muitos casos de corrupção em instituições de caridade. Então, sem um sistema de gestão sólido, ele não queria se envolver em filantropia.
O imperador olhou cuidadosamente para a lista entregue a ele pelo duque Heng Guo e assentia de vez em quando. Ele perguntou a um cortesão com um sorriso: “Ma, ouvi dizer que você é frugal e mesquinho. Por que está disposto a doar tantos grãos?”
O cortesão Ma saiu e respondeu: “Majestade, a princesa herdeira está certa – se os lábios se forem, os dentes ficarão frios. Só podemos estar seguros quando nosso país estiver seguro.”
“Sério? A princesa herdeira o convenceu? Não é fácil.” O imperador achou que o que Tang Yue disse era bastante razoável. Mais uma vez, Tang Yue causou uma boa impressão nele. Embora Tang Yue não pudesse ter filhos, ele era um bom genro.
Se ele pudesse ser um oficial, ele faria algo de si mesmo. No entanto, ele recusou os repetidos convites do imperador, o que deixou o imperador muito confuso. O imperador até suspeitou que Tang e o príncipe Zhao o planejaram deliberadamente.
O imperador voltou sua mente para o presente e disse: “Concordo em erguer os monumentos e quero que todo o país saiba o que isso significa e que cada homem tem uma parcela de responsabilidade pelo destino de seu país.
Tang Yue não esperava que uma de suas sugestões fosse levada tão a sério pelo imperador.
Mais tarde, foi dito que esses monumentos foram construídos mais altos por imperadores posteriores e inscritos com os nomes de pessoas que fizeram grandes coisas pelo país.
Mil anos depois, esses monumentos se tornaram um assunto favorito para os arqueólogos estudarem. Embora os nomes nos monumentos estivessem borrados, ainda havia o nome de uma pessoa (Tang Yue) que chamou a atenção de arqueólogos e historiadores. Após a investigação, eles descobriram que Tang Yue era a única princesa herdeira do sexo masculino na história. Além disso, eles descobriram que durante a dinastia de Tang Yue, a ciência e a tecnologia fizeram grandes progressos, e somente após a morte de Tang é que elas retrocederam. Eles estavam curiosos sobre as origens de Tang, mas a conclusão a que chegaram não era consistente com os fatos. Eles nunca pensaram que Tang era um homem moderno e ele espalhou o que havia aprendido nos tempos modernos para os tempos antigos.
Tang Yue também não tinha ideia de que seria estudado pela posteridade. Quando soube que o imperador concordou em construir o monumento, ele parou de plantar grãos. Mas as doações ainda estavam chegando em grandes quantidades.
“Meu mestre disse que já plantamos grãos suficientes. Mas não desanime. Os grãos serão necessários na frente até que a guerra acabe. Esperamos que você seja generoso quando nos reunirmos novamente.”
Algumas dessas pessoas queriam melhorar sua reputação e algumas queriam contribuir para o país. Mas quaisquer que fossem suas razões, Tang Yue não se importava. Tudo o que importava era se conseguiria coletar os grãos a tempo.
Nos tempos modernos, celebridades ou pessoas ricas que faziam caridade para ganhar boa fama eram frequentemente criticadas pelo público. Tang Yue não achava necessário. Contanto que o dinheiro ajudasse mais pessoas, não importava qual era o propósito do doador.
“Trouxemos os grãos aqui. Não seria razoável trazê-los de volta. Por que você não pede ao seu mestre para guardar os grãos para quando ele precisar?” gritou um homem nobre.
“Sim. Será vergonhoso para nós tomá-lo de volta.”
O mordomo sorriu sem jeito e disse interiormente: “As exigências deles são ofensivas. Nem mesmo nosso príncipe herdeiro pode fazer o que quiser com esse grão.”
E ele se lembrou de que a princesa herdeira havia dado a eles um aviso de que ninguém poderia usar o grão à vontade. As quantidades foram registradas e tornadas públicas para inspeção pública.
Muitas pessoas achavam que seria apenas dourar o lírio. Afinal, o príncipe herdeiro era o futuro mestre do país e ele poderia usar o que quisesse, incluindo esse grão.
Mas eles não ousaram ir contra a vontade do príncipe herdeiro.
“O que esse departamento de supervisão das massas faz?”, perguntou o príncipe Zhao. Tang Yue aproveitou a oportunidade para lhe dizer qual era o sistema de supervisão na sociedade moderna.
“Funcionários corruptos existem em todas as dinastias. E a inação do imperador também permite que a corrupção floresça. Contar com as massas para supervisionar os funcionários era a maneira mais eficaz de prevenir a corrupção.”
“Não é fácil. Se eles querem denunciar funcionários, eles devem sofrer a surra primeiro.” O príncipe Zhao queria lembrar Tang Yue que, nesta era, civis e funcionários não eram iguais, e havia uma intransponível entre eles.
Tang Yue sabia disso. Mas ele queria reduzir a corrupção o máximo possível.
Quanto mais poderosos os funcionários eram, mais eles precisavam ser monitorados.
“Quero dizer, podemos criar caixas de denúncia anônimas em todas as cidades. Assim, as pessoas podem denunciar funcionários corruptos sem serem espancadas. Claro, o tribunal precisa criar um departamento independente para lidar com essas reclamações. Os funcionários deste departamento devem ousar revelar casos de corrupção. Caso contrário, este departamento existirá apenas no nome.”
O príncipe Zhao não concordou com a sugestão de Tang Yue imediatamente, porque sabia que seria difícil de implementar.
Mas quando ele assumiu o trono alguns anos depois, ele colocou as ideias de Tang Yue em prática passo a passo.
Ele estabeleceu a primeira inspetoria da história. Depois, muitos funcionários corruptos foram executados. A inspeção foi por muito tempo considerada uma pedra no sapato desses funcionários.
222. O Monumento (1)
Fonts
Text size
Background
Seja uma esposa virtuosa! Tão resistente!
Como cirurgião experiente, Tang Yue é elegante o suficiente para mostrar o local aos convidados e diligente o suficiente para preparar pratos deliciosos. Quanto mais ele...