Capítulo 116
Olhares de desagrado e provocação se chocam no ar, criando faíscas invisíveis. Tang Zhexue sentiu cheiro de pólvora e viu Lei Zhimin virando a cabeça e mordendo a orelha de Han Zheng, então se levantou e disse a Jiang Bin: “Jiang Zheng, podemos ter uma conversa particular?”
“Desde que esteja relacionado ao caso, todos aqui têm o direito de saber.” Jiang Bin ergueu as sobrancelhas vagarosamente e bateu na mesa com os dedos.
Lei Zhimin baixou o tom: “Há algumas coisas que você realmente quer que eu diga?”
Ao ouvir isso, Jiang Bin imediatamente assumiu uma expressão indiferente. A cadeira giratória fez barulho e ele se levantou, virou-se e saiu. Lei Zhimin seguiu de perto. Lin Dong chutou os sapatos de Tang Zhexue por baixo da mesa, sugerindo que ele o seguisse. Tang Zhexue entendeu a situação e disse: “Vamos esperar até eles voltarem. Vou primeiro ao banheiro.” E saiu da sala.
Ele saiu alguns segundos atrasado e viu as costas de Lei Zhimin desaparecendo na esquina da escada. Ele se virou e correu para a passagem segura, desceu para o próximo andar e silenciosamente alcançou as escadas para escutar. Os dois homens ficaram no meio dos dois andares, conversando no canto da parede. Suas vozes eram muito baixas, mas não conseguiam escapar dos ouvidos de Tang Zhexue.
“Estou salvaguardando os direitos e interesses legítimos do cliente.” Disse Lei Zhimin seriamente: “Jiang Bin, você deve entender que, quando se trata de transplante de órgãos, há algumas coisas que Han Zheng não pode dizer abertamente, e ele tem que proteger a privacidade de seus pacientes.”
Jiang Bin zombou friamente: “Os procedimento e a origem dos órgãos são legais, então o que há para temer?”
“É tudo legal, mas a identidade do destinatário precisa ser mantida em segredo.”
“Sim, se algo der errado enquanto você estiver aqui, como você pode ter coragem de cobrar honorários advocatícios?”
“…Do que você está tentando me acusar?” A voz de Lei Zhimin ficou mais sombria novamente.
“Não seja ridículo. Como posso acusar alguém como você que tem leis correndo nas veias?”
Tang Zhexue podia imaginar Jiang Bin revirando os olhos só de ouvir. Como disse Lei Zhimin, o comércio de transplante de órgãos é muito profundo. Afinal de contas, o dinheiro por si só não compra um coração. Mas, novamente, eles não estão tentando descobrir quem comprou os órgãos de quem, eles estão tentando descobrir quem está operando no meio, para descobrir a organização por trás disso e encontrar Abelha Venenosa. Quanto a continuar a aprofundar e responsabilizar certas pessoas, isso é uma dor de cabeça para os líderes.
Houve um som de ‘ta-da’, como se alguém estivesse batendo no chão com o salto do sapato, e então Tang Zhexue ouviu Lei Zhimin dizer: “Eu faço coisas dentro do escopo da lei, Jiang Bin, eu não sou alguém que apenas fica atrás da mesa do promotor que têm o direito de defender a lei, não é mesmo? Mas por que você tem que ser tão sarcástico quando se trata de mim? Você está realmente feliz fazendo isso?”
O som do calcanhar do sapato parou e Jiang Bin perguntou com desdém: “Não fale como se você se importasse com meus sentimentos, o que lhe importa se estou feliz?”
“Como não me importo?” A voz de Lei Zhimin aumentou ligeiramente: “Não foi só por causa das suas palavras que entrei na promotoria? Não vacilei durante os momentos mais difíceis, continuei dizendo a mim mesmo que poderia superar qualquer coisa se cerrasse os dentes, mas você…”
Ele fez uma pausa e disse a última frase com os dentes cerrados: “Você me afastou, tome suas próprias decisões e não me culpe.”
Depois disso ele foi embora. Tang Zhexue cuidadosamente colocou a cabeça para fora e viu Jiang Bin parado no canto da escada com os braços cruzados e uma expressão incomumente sombria.
Depois de entrar na sala, ele lançou um olhar para Lin Dong que dizia: “Eu conto para você mais tarde”. Tang Zhexue se recostou na cadeira e continuou registrando. A atmosfera na sala estava mais solene do que antes. Jiang Bin abaixou a cabeça e puxou nervosamente o emblema nacional na gola do paletó.
Lei Zhimin empurrou o papel que deixou Han Zheng inquieto de volta para Lin Dong e disse um pouco impaciente: “Oficial Lin, se você tiver alguma dúvida, pergunte o mais rápido possível, o Reitor Han ainda tem uma operação à tarde e precisa voltar cedo para se preparar. “
Lin Dong guardou a cópia com calma. Ele não esperava que Han Zheng admitisse isso na hora, ele só queria ver a reação da outra parte. A julgar pela maneira como Han Zheng mudava constantemente de posição sentada e não sabia onde colocar as mãos, ele tinha certeza de que a outra parte estava nervosa agora.
Ele tirou outras duas cópias e as entregou a Han Zheng: “De acordo com a investigação da época, foi confirmado que houve um problema com a origem dos órgãos utilizados nas duas operações de transplante realizadas por Qi Junxiang. Reitor Han, este é o relatório da operação, e você tem sua assinatura nele, preciso que você explique por que órgãos de origem desconhecida podem ser usados na mesa de operação.”
Vendo Lei Zhimin acenando com a cabeça para ele, Han Zheng ponderou por um momento e disse: “Naquela época, o gerenciamento não era perfeito e a comunicação não era bem desenvolvida. Alguns pacientes que tiveram morte cerebral devido a acidentes, seus parentes não puderam ser contatados em um curto período de tempo… Mas os órgãos estão falhando a cada segundo, e não podemos nos dar ao luxo de esperar pela autorização de um doador, portanto, quando isso acontece, o Diretor Qi geralmente opta por salvar outra vida.”
“Você quer dizer que essas decisões foram todas dirigidas por Qi Junxiang?”
“En, ele disse que se houver um problema, ele cuidará disso.”
Antes que Lin Dong pudesse continuar fazendo perguntas, Lei Zhimin o interrompeu e disse: “Oficial Lin, o plano cirúrgico foi decidido por Qi Junxiang e o Reitor Han era seu assistente, agindo sob ordens e cumprindo seus deveres como médico; mesmo que essas duas cirurgias sejam suspeitas de violar a lei, você não pode o acusar de co-conspirador por causa disso.”
Lin Dong abaixou a cabeça e sorriu, abriu o arquivo, copiou a transcrição da família do doador e mostrou: “Mas, depois que o órgão foi removido, o senhor não explicou à família, isso não é uma violação da ética profissional dos médicos?”
Depois de dar uma olhada na transcrição, Lei Zhimin permaneceu impassível: “A ética profissional de um médico é salvar vidas e curar os feridos. Além disso, o motivo pelo qual você convidou meu cliente aqui hoje provavelmente não é para discutir questões de ética médica, então, por favor, não o sequestre moralmente.”
“A lei é o parâmetro mais claro para medir a moralidade.” Jiang Bin ergueu os olhos, a névoa em seu rosto se dissipou e seu tom de voz ficou firme: “Advogado Lei, já que seu cliente conseguiu operar em desacordo com as regras há mais de 20 anos, como o senhor pode nos convencer de que ele não o fez desde então? Eu chamei para você aqui hoje para cooperar com a investigação policial, ainda posso buscar sua responsabilidade legal. Já que você é um conhecido advogado de defesa criminal, esse raciocínio simples não precisa que eu o ensine.”
“A lei trata do uso de evidências para falar. Se houver alguma evidência que possa refutar o depoimento do meu cliente, por favor, apresente-as.” Lei Zhimin abriu as palmas das mãos para cima e fechou a boca: “Mas você não… Meu cliente honrou o pedido do Oficial Lin para que ele viesse à Secretaria Municipal para ser interrogado e, se o senhor não tiver mais perguntas a fazer, acho que é hora de o levar embora.”
Jiang Bin olhou fixamente: “Quem disse que as perguntas acabaram? Lao Lin, continue.”
‘Lao Lin’ é o apelido de Jiang Bin para Lin Dong, assim como Lin Dong o chama de ‘Lao Jiang’. Tang Zhexue não sabia que o relacionamento deles era tão bom a ponto de poderem zombar um do outro. Ao ouvir Jiang Bin chamar Lin Dong dessa forma, sua expressão ficou um pouco surpresa.
Lin Dong olhou para Jiang Bin e perguntou a Han Zheng: “Já que você achava que não havia problema com isso, por que contou a verdade ao Oficial Chen após o acidente de Qi Junxiang? Você queria dar a entender à polícia que a morte de Qi Junxiang estava relacionada a essas duas cirurgias?”
Vendo Lei Zhimin prestes a abrir a boca novamente, Jiang Bin ergueu a mão e apontou na frente de seus olhos: “A resposta do seu cliente naquele momento orientou os rumos da investigação policial, por isso deve ser explicada com clareza agora! “
Tang Zhexue ouviu isso e olhou para a reação de Lei Zhimin, apenas para ver que a outra parte tinha um olhar estoico no rosto. Então ele olhou para Han Zheng, cuja expressão estava ainda mais tensa. Para ser honesto, ele queria persuadir Han Zheng a mudar de advogado, caso contrário ele ficaria preso entre Jiang e Lei e Lin Dong, juntamente com a pressão passo a passo de Lin Dong, não saia desta sala com um ataque cardíaco.
Após um momento de silêncio, Han Zheng suspirou: “Não insinuei nada, estava apenas supondo, porque as pessoas com quem o Diretor Qi estava em contato naquela época tinham origens maiores… Se ele não podia se dar ao luxo de os ofender, eu como vice podia ainda menos… Os pacientes que foram submetidos a essas duas cirurgias foram transferidos de helicóptero, desceram do avião e entraram na sala de cirurgia, e os nomes nos prontuários eram falsos.”
“Eu sei disso,” Lin Dong fez uma pausa: “mas o que não sei é por que você suspeita que a morte dele esteja relacionada a essas duas cirurgias, e o que mais você sabe sobre essas duas cirurgias?”
“…Eu realmente não quero falar mal dos mortos…” As sobrancelhas de Han Zheng franziram: “Na verdade… O Diretor Qi arrecadou dinheiro para ambas as cirurgias… Um homem foi ao seu consultório após uma cirurgia, entrou com uma bolsa de arquivo grossa e saiu com a mão vazia.”
Lin Dong tirou uma foto antiga do arquivo e mostrou para a outra parte: “É uma sacola de arquivo como esta, certo?”
Depois de semicerrar os olhos, Han Zheng acenou com a cabeça: “Sim, porque era branco em vez de um saco kraft comum, eu me lembro bem.”
Lin Dong perguntou novamente: “Você é o único que sabe disso?”
Han Zheng confirmou: “Eu só contei ao Oficial Chen e os outros.”
Ao ouvir isso, Lin Dong se inclinou para frente e disse suavemente: “Naquela época, a polícia encontrou uma sacola de arquivos no cofre da casa de Qi Junxiang. O dinheiro total nela era de 300.000 yuans e, considerando o nível salarial do Diretor Qi, foi por isso que o repórter o considerou um traficante de órgãos… Mas Reitor Han, a polícia não divulgará os detalhes desse tipo de caso aos repórteres, então de quem você acha que o repórter obteve as informações?”
Lei Zhimin franziu a testa e perguntou: “Oficial Lin, você não quer acusar meu cliente de insultar a honra do falecido, não é?”
“O prazo de prescrição já expirou, não há mal algum em admitir.” Jiang Bin respondeu calmamente: “Ele mesmo disse, só ele sabia. Advogado Lei, você simplesmente não ouviu?”
A testa de Lei Zhimin estava cheia de veias e seus olhos, quando ele olhou para Jiang Bin, eram afiados como uma faca. Han Zheng franziu os lábios com força e depois de um longo tempo disse: “Eu não quis dizer isso… O caso do Diretor Qi foi tão acalorado que os repórteres vinham ao hospital todos os dias para cobrir a história, e eu estava tão sobrecarregado que eles não saíam de casa até que eu lhes desse algo para falar.”
Lin Dong olhou para ele por um momento e de repente perguntou: “Reitor Han, na verdade você sempre teve ciúmes de Qi Junxiang, certo?”
“Oficial Lin! Cuidado com suas palavras!” Lei Zhimin parecia prestes a bater a mesa.
No entanto, Lin Dong não o ouviu e disse rapidamente: “Ele se casou com sua namorada, pegou dinheiro que não deveria e ainda gozava de grande reputação no setor. Mais importante ainda, Pang Jing morreu por causa dele. Então, mesmo que ele esteja morto, você ainda quer usar os repórteres para desabafar sua raiva.”
“Não suporto seu comportamento hipócrita!” Han Zheng se levantou de repente, com o rosto vermelho e a voz trêmula de excitação: “Por quê? O que ele tem a ver com isso? Só porque ele foi para o exterior, ele tem tudo! Esse lugar para estudos adicionais deveria ter sido meu!”
Ele fez a expressão de Lei Zhimin mudar repentinamente. Ele agarrou a manga do oponente e pediu: “Reitor Han! Não fique nervoso!”
Libertando-se da mão de Lei Zhimin, Han Zheng gritou com raiva: “Para garantir o número de operações no centro de transplantes, Qi Junxiang empurrou sua esposa na frente dos familiares, agindo como um mendigo! Quantas surras e repreensões Pang Jing recebeu? Pang Jing foi espancada e repreendida! O que ele sabe!? Ele não se importa que nós, que estamos trabalhando por baixo, estejamos sendo desprezados por outros departamentos!? Um único sucesso vale dez mil ossos! Ele foi honrado com fama e fortuna! Mas e quanto a nós?”
“Mas agora você é quem tem honra, fama e fortuna, Reitor Han.” Disse Lin Dong, tirando um pedaço de papel do arquivo: “Olha, é isso que eu acho, Pang Jing guardou a carta de amor que você escreveu para ela, o que significa que ela tem você no coração… então, quando ela sentiu que a família você contou à pessoa que enviou dinheiro para o escritório do diretor sobre isso, porque sabia que tipo de pessoa era e que tipo de ação ela faria, e, ao se livrar de Qi Junxiang Pang Jing, bem como o cargo de diretor do centro de transplante, seriam todos seus. Estou certo?”
Han Zheng ficou atordoado no local, como se tivesse sido atingido por um raio. Lei Zhimin puxou o papel da mão de Lin Dong e o leu rapidamente, com a carranca ligeiramente relaxada. Este é o diário de Pang Jing. As linhas estão cheias de palavras de preocupação, mas nem uma única palavra aponta para Han Zheng.
Ele entregou a cópia a Han Zheng. Olhando para as belas linhas da caligrafia no papel de cópia, os olhos de Han Zheng de repente ficaram vermelhos. Através dessas linhas familiares, a voz e a aparência da mulher que um dia amou reapareceram.
Ao ver isso, Lin Dong imediatamente empurrou a foto do corpo de Pang Jing, destruindo a defesa psicológica de Han Zheng de uma só vez: “Mas você nunca pensou que isso mataria Pang Jing.”
Lei Zhimin imediatamente o interrompeu e disse: “Reitor Han, você não precisa dizer nada, eles não…”
“Advogado Lei, pare de falar…” Han Zheng segurou os ombros de Lei Zhimin, recostou-se na cadeira, fechou os olhos e não olhou para a condição miserável de Pang Jing.
“Oficial Lin, juro pela minha honra como médico que nunca revelei segredos para ninguém… Você está certo, Pang Jing veio me ver. Fiquei com muita raiva na época porque conhecia Qi Junxiang muito bem, e disse que era por uma questão de justiça, mas, em última análise, é apenas por uma questão de seu próprio sucesso… Fui encontrar Qi Junxiang e o convenci a se retirar rapidamente e parar de considerar a vida de sua esposa e filhos como se fosse uma brincadeira de criança, mas ele era uma pessoa muito vaidosa…”
“Tivemos uma briga naquele dia, e justamente quando aquela pessoa foi entregar o dinheiro, eu não sabia o que ele tinha ouvido, mas quando vi que alguém estava chegando, fui embora… Mais tarde, quando eles morreram, percebi o quão assustadoras aquelas pessoas eram… Não posso dizer a verdade. Também tenho familiares e tenho que cuidar de suas vidas. Só posso… Só posso revelar à polícia que o Diretor Qi recolheu o dinheiro, esperando que o Oficial Chen possa seguir essa linha de investigação, mas quem sabe, na verdade, há tantos anos não foi capaz de resolver o caso… sinto muito por Pang Jing… falhei com a confiança dela em mim… é tudo… é tudo culpa minha…”
Enquanto falava, ele enterrou a cabeça nas mãos. O cabelo branco bem penteado tremia e se desfazia enquanto ela chorava.
Capítulo 116
Fonts
Text size
Background
Forensic Hunting 2 – Cold Case Unit
ESTA É UMA NOVEL PARA ADULTOS, COM GATILHOS E SUSPENSE. NÃO INFORMO NO COMEÇO DESSAS PARTES,...